Residência MR6 / UXBAN

Residência MR6 / UXBAN - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: UXBAN; UXBAN
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cassmabelle, Grupo Closet, HSDecor
  • Arquiteto Em Obra: Antonia Salvá
  • Construtor Principal: Construhor2006
  • Arquitetos Autores: Guillermo Vidal, Gonzalo Robles
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Nicolás Pérez de Agustín

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em um edifício dos anos 60 no bairro de Almagro em Madri. Antes da reforma o edifício apresentava uma seqüência estática de cômodos com um longo corredor escuro e uma área de serviço separada com acesso independente. 

© Nicolás Pérez de Agustín

O desafio principal foi transformar a configuração fechada e estática em uma aberta e dinâmica que possa gerar maior entrada de luz natural, mais fluidez espacial e maior interação entre os habitantes.

© Nicolás Pérez de Agustín

Ao abrir a área de serviço e transforma-la em parte da casa, um cômodo maior abre-se a um corredor mais estreito enquanto a cozinha se expande através de uma porta de vidro em uma segunda área de bar, mais lúdica e social. 

© Nicolás Pérez de Agustín

A entrada, depois de passar por uma área protegida e um lavabo, desemboca em um filtro de ripas de madeira que permite entrever a área das salas de jantar e de estar. Completando o conjunto em madeira, o bar proporciona uma aconchegante recepção aos visitantes.

Corte

O volume do bar tem continuidade formal com um elemento singular vertical que aloja uma pequena lareira de um lado e uma biblioteca no outro. Este objeto central cumpre o papel de articulação, criando uma atmosfera confortável e acolhedora, relacionando o espaço da sala de jantar, a sala de estar e o espaço de trabalho.

© Nicolás Pérez de Agustín

Para reforçar essa ideia de interação, a área privada é acessada através de uma porta de correr "escondida", onde começa o corredor que permanecerá, de forma geral, aberta. O piso de madeira internamente dobra e sobe pela parede do fundo e dobra-se outra vez como falsa cobertura intensificando a ideia de continuidade.

© Nicolás Pérez de Agustín
Axonométrica
© Nicolás Pérez de Agustín

Em cada dormitório a dobradura do piso continua na parede por trás das camas até uma altura menor, formando as cabeceiras. Continuando com o mesmo material do interior, a varanda foi construída também em madeira, estendendo-se pelo interior do guarda-corpo. Gestos similares foram gerados com a dobra do bar de madeira e as ripas verticais que criam o filtro na entrada de acesso.

No dormitório principal, o banheiro foi fechado com um vidro coberto com vinil translúcido que também cria a percepção de fluidez.

© Nicolás Pérez de Agustín

A ideia de fazer difusos os limites entre os cômodos, melhora a iluminação natural e promove um espaço mais dinâmico na residência.

© Nicolás Pérez de Agustín

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência MR6 / UXBAN" [Vivienda MR6 / UXBAN] 30 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800445/residencia-mr6-uxban> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.