Museu de Arte Contemporânea & Exposição de Planejamento / Coop Himmelb(l)au

Museu de Arte Contemporânea & Exposição de Planejamento / Coop Himmelb(l)au - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Coop Himmelb(l)au; Coop Himmelb(l)au
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Duccio Malagamba
  • Equipe De Projeto: Jessie Castro, Jessie Chen, Jasmin Dieterle, Luis Ferreira, Peter Grell, Paul Hoszowsky, Dimitar Ivanov, Ivana Jug, Zhu Yuang Kang, Alexander Karaivanov, Nam La-Chi, Rodelle Lee, Feng Lei, Megan Lepp, Samuel Liew, Thomas Margaretha, Jens Mehlan, Ivo de Nooijer, Reinhard Platzl, Vincenzo Possenti, Pete Rose, Ana Santos, Jutta Schädler, Günther Weber, Chen Yue
  • Equipe De Projeto Digital: Angus Schoenberger, Matt Kirkham, Jasmin Dieterle, Jonathan Asher, Jan Brosch
  • Arquiteto Local: HSArchitects
  • Engenharia Estrutural: B+G Ingenieure
  • Engenharia Mecânica: Reinhold Bacher
  • Iluminação: AG Licht
  • Gerenciamento De Custos: Davis Langdon & Seah
  • Arquiteto Responsável: Wolf D. Prix
  • Sócio Responsável: Markus Prossnigg
  • Arquitetos Colaboradores Design: Quirin Krumbholz, Jörg Hugo, Mona Bayr
  • Arquitetos Colaboradores Projeto: Angus Schoenberger, Veronika Janovska, Tyler Bornstein
  • Coordenação De Projeto: Xinyu Wan
Mais informaçõesMenos informações
© Duccio Malagamba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu de Arte Contemporânea e Exposição de Urbanismo (MOCAPE) é parte do master plan para o Distrito Cultural Futian, o novo centro urbano de Shenzhen. O projeto combina duas instituições independentes, mas estruturalmente unificadas: o Museu de Arte Contemporânea (MOCA) e a Exposição de Planejamento (PE) como um ponto de encontro cultural e um local para exposições de arquitetura. O hall de entrada, as salas multifuncionais de exposição, o auditório, as salas de conferência e áreas de serviço serão usados em conjunto.

© Duccio Malagamba

Ambos os museus são projetados como entidades separadas, enfatizando suas exigências funcionais e artísticas individuais, ainda que sejam fundidos em um corpo monolítico cercado por uma fachada multifuncional. Esta fachada transparente e um sofisticado conceito de iluminação interna dão acesso visual à entrada conjunta e às áreas de transição entre os edifícios. Do interior, os visitantes são presenteados com uma vista livre para a cidade, sugerindo que eles estão em algum lugar em uma área ao ar livre suavemente sombreada, uma impressão reforçada por áreas de exposição de 6 a 17 metros de altura, completamente abertas e sem pilares.

© Duccio Malagamba

Atrás da área de entrada entre os museus, os visitantes sobem ao nível principal por rampas e escadas rolantes e entram na "Plaza", que serve como ponto de partida para tours dos museus. A partir da Plaza, podem ser acessadas as salas para eventos culturais, um salão multifuncional, vários auditórios e uma biblioteca.

Croquis

Uma "Nuvem" brilhante, prateada e suavemente deformada serve como uma orientação central e elemento de acesso na Plaza. Em vários andares a Nuvem abriga várias funções públicas, tais como um café, uma livraria e uma loja do museu. Ela também aproxima as salas das exposições de ambos os museus a partir de pontes e rampas. Com sua superfície curva, a Nuvem se abre no espaço refletindo a ideia de dois museus sob uma mesma cobertura. 

© Duccio Malagamba

O Conceito Urbano

O monolito MOCAPE completa a parte oriental do master plan para o centro da cidade e preenche a última lacuna no Distrito Cultural Futian entre o "Youth Activity Hall" (YAH) a norte e o complexo de ópera-biblioteca a sul. Semelhante a outros edifícios deste distrito, o nível principal do MOCAPE está 10 metros acima do nível do solo e assim cria uma plataforma-palco, que atua como um elemento unificador entre os edifícios adjacentes.

Diagrama
Diagrama

Conceito de Pele, Luz e Energia

A pele exterior é constituída por uma camada externa de brises de pedra natural e o próprio invólucro de vidro termicamente isolado. Estes elementos formam uma superfície dinâmica independente da estrutura dos edifícios do museu. Este exterior funcional envolve os dois museus, um acesso vertical, o elemento de entretenimento (Nuvem), a Plaza pública, e a base multifuncional.

© Duccio Malagamba

Os equipamentos técnicos da edificação são concebidos para reduzir a necessidade global de fontes de energia externas: sistemas e instalações não poluentes utilizam fontes de energia renováveis, como energia solar e geotérmica (com sistema de arrefecimento de água subterrânea) e apenas sistemas com alta eficiência energética foram implementados. O telhado do museu filtra a luz do dia para as salas de exposição, o que reduz a necessidade de iluminação artificial.

© Duccio Malagamba
Corte
© Duccio Malagamba
Corte
© Duccio Malagamba

Com esta combinação de componentes tecnológicos de ponta, um volume edificado compacto, isolamento térmico e proteção solar eficiente, o MOCAPE não é apenas um marco arquitetônico, mas também um projeto de referência que respeita o meio-ambiente.

© Duccio Malagamba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Museu de Arte Contemporânea & Exposição de Planejamento / Coop Himmelb(l)au" [Museum of Contemporary Art & Planning Exhibition / Coop Himmelb(l)au] 01 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800427/museu-de-arte-contemporanea-and-exposicao-de-planejamento-coop-himmelb-l-au> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.