Casa Monte Belo / Oficina Arquitetura e Design

Casa Monte Belo  / Oficina Arquitetura e Design - PortaCasa Monte Belo  / Oficina Arquitetura e Design - Mesa, Banco, Jardim, PátioCasa Monte Belo  / Oficina Arquitetura e Design - JanelaCasa Monte Belo  / Oficina Arquitetura e Design - FachadaCasa Monte Belo  / Oficina Arquitetura e Design - Mais Imagens+ 11

Santo Antônio de Posse, Brasil
  • Arquitetos: Oficina Arquitetura e Design; Oficina Arquitetura e Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  122
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Douglas Rios
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Marcenaria Modelo, Serralheria Granzier, Vidraçaria Durante
  • Arquiteto Responsável: Carlos Henrique Nascimento Leal
  • Cidade: Santo Antônio de Posse
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Monte Belo  / Oficina Arquitetura e Design - Janela
© Douglas Rios

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando meus pais adquiriram esse lote eles queriam ter um refúgio para os finais de semana, com o passar do tempo foi nascendo a ideia de fazer daquele local a morada definitiva então chegaram à conclusão que a princípio iriam construir uma pequena casa que os abrigasse nos finais de semana deixando reservado um bom espaço no lote para a futura casa principal. Com isso mesmo com um lote de 1100,00 m² tive que compactar todo o programa (1 suíte, 1 banheiro social, área de churrasqueira e cozinha) em um único volume para ocupar o mínimo possível do lote.

Casa Monte Belo  / Oficina Arquitetura e Design - Jardim, Aido, Pátio
© Douglas Rios
Casa Monte Belo  / Oficina Arquitetura e Design - Porta, Janela, Jardim
© Douglas Rios

 As características do lote são: declive de 6 metros em 55m de comprimento e uma vista privilegiada para o sul. O declive foi vencido com patamares, havendo desnível entre as atividades principais, porém individuais, para evitar um uso frequente de escadas. A pouca alvenaria existente é estrutural e os grandes vãos são vencidos por estrutura mista metálica e de madeira, pensando sempre na facilidade de execução. O piso é cimentício rústico em todos os ambientes, exceto nos banheiros. As portas são em veneziana para que durante a semana, quando a casa não é utilizada, a ventilação continue evitando problemas com mau cheiro nos ambientes.

Planta
Corte

A área de churrasqueira separa a cozinha do dormitório e é o primeiro ambiente para quem chega na casa, nesta área há o móvel mais importante do projeto: uma mesa de 1,20m x 4,00m que suporta 20 pessoas, permitindo a união da família e de amigos no momento da refeição. O volume da casa é suspenso do gramado para garantir o conforto de estar protegido das intempéries. O que era para ser apenas um chalé se torna algo mais quando unido com uma espaçosa área de churrasqueira e uma cozinha rústica e aconchegante.

Casa Monte Belo  / Oficina Arquitetura e Design - Mesa, Viga
© Douglas Rios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Monte Belo / Oficina Arquitetura e Design" 05 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800413/casa-monte-belo-oficina-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.