O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Sauna
  4. Alemanha
  5. Jeschke Architektur&Planung
  6. 2015
  7. Sauna Jordanbad / Jeschke Architektur&Planung

Sauna Jordanbad / Jeschke Architektur&Planung

Sauna Jordanbad / Jeschke Architektur&Planung
Sauna Jordanbad / Jeschke Architektur&Planung, © Sandra Wolf
© Sandra Wolf

© Sandra Wolf © Christina Jeschke © Sandra Wolf © Sandra Wolf + 21

  • Gestão da Construção

    RF Bauprojekt Management
  • Planejamento Estrutural

    Ingenieurbüro Rohmer
  • Tecnologia de Aquecimento, Ventilação, Hidráulica e Piscina

    Ingenieurbüro Spleis
  • Planejamento Elétrico

    Ingenieurbüro Sulzer
  • Planejamento Paisagístico

    Freiraumplanung Sigmund,
  • Física Construída

    Institut für Bautenschutz, Baustoffe u. Bauphysik Dr. Rieche, Dr. Schürger GmbH & Co.
  • Proteção Incêndio

    Brandschutzconsult
  • Consultoria

    B.S. Consulting
  • Mais informações Menos informações
© Sandra Wolf
© Sandra Wolf

Descrição enviada pela equipe de projeto. As antigas cabanas de sauna externa de Jordanbad em Biberach, Alemanha, deveriam ser substituídas por um complexo de cabanas maiores de sauna, mais espaçosas, novas, duráveis e sustentáveis.

A extensibilidade de um complexo desse tipo foi projetado em um master plan compreensivo, que permitisse expandir e acrescentar novos ambientes de sauna e de relaxamento facilmente, caso surja tal necessidade mais tarde.

Implantação
Implantação

Todos os complexos de spa exitosos deveriam ser desenhados como um processo em constante crescimento. O objetivo deste redesenho foi aumentar o fator bem-estar do spa e criar mais espaços interessantes para um número maior de visitantes.

© Christina Jeschke
© Christina Jeschke

Sauna

As saunas consistem de uma série de espaços que contam com uma grande área de infusão para 120 pessoas, uma sauna com ervas e uma sauna com lareira, cada uma com capacidade para 25 pessoas, estas duas últimas acessadas por um hall comum.

© Christina Jeschke
© Christina Jeschke

O centro aquático e os chuveiros estão localizados em um edifício separado, com uma variedade de instalações de chuveiro, que contam inclusive com um grande chuveiro externo em forma de cachoeira.

O complexo é projetado como um vilarejo contemporâneo, com as casas para sauna com coberturas em duas águas.

Planta Térreo
Planta Térreo

Suas fachadas laterais e coberturas são estruturadas da mesmo tipo de superfície, com placas de madeira Robinia, com uma padronagem vertical e horizontal.

A disposição das diversas casas de sauna foi cuidadosamente estudada, garantindo a qualidade dos espaços entre eles e do complexo como um todo.

© Sandra Wolf
© Sandra Wolf

Paisagismo

No centro do complexo está um grande lago - com decks de madeira e bancos para banho de sol de um lado, e com uma pequena praia com grandes pedras para sentar do outro. No lado da praia, de características mais naturais, estão também elementos semelhantes a terraços semicirculares para banho de sol. 

© Christina Jeschke
© Christina Jeschke

As duas piscinas de imersão, cada uma com 2 m², estão localizadas no deck de madeira, frente ao lago e podem ser piscinas térmicas com água aquecida ou não, depende da estação.

Uma árvore em frente ao centro de água com um banco conforma o ponto de encontro para todos os usuários da sauna.

© Christina Jeschke
© Christina Jeschke

Cabines de Sauna

Os proprietários queriam um método construtivo de grande vida útil para os edifícios. O resultado foi uma construção de concreto como centro de todas as paredes e coberturas, cobertura interna e externamente com camadas de madeira.

Todas as cabines possuem revestimento de madeira de Robinia no exterior. Já no interior, cada sauna possui sua própria atmosfera com diferentes materiais e acabamentos.

© Christina Jeschke
© Christina Jeschke

O volume da sauna de infusão é criado com a intersecção de duas casas  - para combinar uma série de espaços mais íntimos com um espaço maior, capaz de receber todos os tipos de cerimônias de saunas até 120 pessoas.

O visitante aqui pode sentar rodeado de belas vistas no exterior, desfrutando da tranquilidade das áreas arborizadas de um lado. Do outro, os usuários da sauna podem olhar para o centro, com um grande forno de sauna no meio desfrutando de uma experiência de uma grande sauna em um amplo ambiente. 

© Sandra Wolf
© Sandra Wolf

A sauna íntima com lareira possui uma grande lareira frente a uma grande abertura com vistas panorâmicas e possui revestimento especial na parede de finas ripas de madeira.

A sauna com ervas possui um forno feito de pedra que auxilia na criação de toda a ambiência deste setor, com um sistema integrado de grande bacia com ervas, também em pedra natural. Aromas herbáceos fluem através desta sauna, revestida internamente com grandes painéis de madeira.

Luz e Atmosfera

Um dos objetivos era a iluminação indireta de todas as saunas e espaços ao ar livre. A qualidade da experiência da luz é obtida com iluminação LED indireta, o que permite uma mudança sutil de cor. Sentados na sauna, os usuários podem olhar para as árvores e demais elementos do jardim indiretamente iluminados.

A sauna possui uma linguagem arquitetônica contemporânea, que foge do esteriótipo padrão, criando experiências para os visitantes através do uso cuidadoso do espaço, da forma, da luz e do material, interna e externamente.

© Sandra Wolf
© Sandra Wolf

Energia e Fornecimento de Calor

A energia elétrica e o calor gerado por um gerador próprio (CHP) podem cobrir a demanda total de eletricidade, e foi eleita como uma forma ecológica de economia de custos relativos a eletricidade.

© Christina Jeschke
© Christina Jeschke

Através de uma trocador de calor por óleo térmico, a energia se transporta através do óleo com temperatura aproximada de 260º C na tubulação e sistema especialmente projetados. 

Uma nova característica da instalação da sauna ao ar livre é a ausência de eletricidade, gás ou petróleo, e combustíveis sólidos não se utilizam no aquecimento de saunas. Apenas os gases de escape do gerador. As saunas se aquecem através de um produto tido como resíduo.

© Christina Jeschke
© Christina Jeschke

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Jeschke Architektur&Planung
Escritório
Cita: "Sauna Jordanbad / Jeschke Architektur&Planung" [Jordanbad Sauna Village / Jeschke Architektur&Planung] 31 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800387/sauna-jordanbad-jeschke-architektur-and-planung> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.