Cemitério Santo Stefano / Aldo Amoretti + Marco Calvi + Giancarlo Ranalli

Cemitério Santo Stefano / Aldo Amoretti  + Marco Calvi + Giancarlo Ranalli - Mais Imagens+ 14

Santo Stefano Al Mare, Itália

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de amplificação de pequeno cemitério em Santo Stefano al Mare, na porção noroeste da Itália, em frente ao Mar Mediterrâneo.

A nova intervenção está situada numa estreita faixa de terra entre a parede do antigo cemitério e a orla. Este terreno está orientado no sentido leste-oeste e corre paralelo à costa. A planta térreo está no nível +5 m, nível intermediário entre o nível do mar (0) e o do antigo cemitério, a +8 m. 

A entrada se dá na via junto à orla, no nível + 2 m.

O projeto segue as tipologias tradicionais dos cemitérios locais, onde as lápides retangulares estão distribuídas no solo em sequência.

O pedido da administração municipal para construir tumbas de três e quatro níveis nos fez elaborar um plano baseado numa sequência de retângulos extrudados para obter uma série de blocos prismáticos, que quando distribuídos no solo, dão forma à intervenção.

Estes blocos fecham as paredes e os túmulos, enquanto que sua disposição alinhados ao maior tamanho do terreno produzem uma sensação de vazios de espaços para as circulações. Já no sentido norte-sul, uma sensação de abertura permite o contato visual constante com o mar e a parede do cemitério existente.

Cada bloco é composto por duas paredes de concreto estrutural. São revestidos por mármore Carrara em sua cobertura e nas fachadas frontal e posterior. Nos interiores de cada prisma estão os túmulos pré-fabricados.

O novo conjunto produz uma sensação de uma lápide estendida quando se olha o projeto de cima.

Esta simples estratégia de projeto permitiu não construir paredes de fechamento no entorno do cemitério, e concentrar em apenas um elemento repetido várias funções. O movimento bloco prismático no terreno facilita a circulação e criar espaços úteis, com grande controle dimensional na hora da execução - tudo está baseado num módulo de 30 cm.

A via principal é utilizada para os dias de enterro e conecta a parte nova com o antigo cemitério, e é pavimentada com conglomerado de cimento claro. Os granulados menores entre os blocos prismáticos e a via principal é projetada para recolher água da chuva.

A parte posterior do conjunto é utilizada após os serviços, pavimentada com cascalho. Existem dois pequenos jardins entre a parede do antigo cemitério e as tumbas dos fundos. A área de serviço restante, junto com a capela, estacionamento, banheiros e depósito estão localizados no nível da orla.

Implantação

A obra estava dentro do limite orçamentário da administração municipal, cobrindo 850 m² ao custo de 250 € / m²

Os custos reduzidos das obras fazem com que esta área do cemitério possua os lotes funerários à preços bastante acessíveis.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santo Stefano Al Mare, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cemitério Santo Stefano / Aldo Amoretti + Marco Calvi + Giancarlo Ranalli" [Santo Stefano Cemetery in Italy / Aldo Amoretti + Marco Calvi + Giancarlo Ranalli] 01 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800376/cemiterio-santo-stefano-aldo-amoretti-plus-marco-calvi-plus-giancarlo-ranalli> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.