Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa Container Granja Viana / Container Box

Casa Container Granja Viana / Container Box

© Plínio Dondon © Plínio Dondon © Plínio Dondon © Plínio Dondon + 17

Cotia, Brasil
  • Arquitetos: Container Box
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 196.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2011
  • Fotógrafo Fotografias: Plínio Dondon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cosentino, Lafarge Holcim, Roca, Sherwin-Williams, Trisoft
© Plínio Dondon
© Plínio Dondon

Descrição enviada pela equipe de projeto. A estrutura da casa é formada por quatro contêineres marítimos do tipo High Cube de 40 pés (12 m de compr.x 2,90m de altura)

© Plínio Dondon
© Plínio Dondon

Localizada em um terreno de 860 m2, em condomínio residencial na Granja Viana, em Cotia (SP), a casa contêiner tem 196 m2 de área construída, distribuída em dois pavimentos. São 3 quartos, sala de estar, sala de jantar e cozinha gourmet integradas, escritório, três banheiros, área de serviço, garagem coberta e varandas.

© Plínio Dondon
© Plínio Dondon
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Plínio Dondon
© Plínio Dondon

Diversos recursos ecologicamente corretos estão previstos no projeto e deverão gerar uma significativa economia de recursos naturais e energia elétrica:

- Reutilização de materiais para estrutura da casa: contêineres marítimos em desuso. Além de aproveitar material nobre descartado, o uso de contêiner gera economia de recursos naturais que não foram utilizados para a estrutura da casa, como areia, tijolo, cimento, água, ferro etc. Isso significa uma obra mais limpa, com redução de entulho e de outros materiais.

© Plínio Dondon
© Plínio Dondon

  • Economia na fundação e redução no uso de materiais. O peso leve da estrutura metálica possibilitou o uso de sapatas isoladas, pequenas e rasas, e sem uso de armação ou ferragens.

© Plínio Dondon
© Plínio Dondon

  • Preservação das árvores no terreno e projeto paisagístico para ajudar no sombreamento da construção e amenizar o calor excessivo.
  • Reuso de água da chuva. Será captada pelo telhado, armazenada e filtrada em reservatório próprio, para uso na irrigação do jardim, limpeza externa, lavagem de carro e máquina de lavar roupa. 
  • Ventilação cruzada nos ambientes. Serão utilizadas janelas e aberturas para evitar o uso de ar condicionado, um dos grandes consumidores de energia elétrica.

© Plínio Dondon
© Plínio Dondon

  • Telhado verde. Parte da cobertura terá vegetação para auxiliar no isolamento térmico do contêiner.
  • Telhas térmicas tipo sanduíche de poliuretano, para melhor desempenho térmico da casa; na cor branca para refletir os raios solares e contribuir para a diminuição de temperatura do microclima local.
  • Eficiência energética: uso de iluminação em Leds. 
  • Torneiras que evitam desperdício. Metais fabricados pela Roca com limitadores de fluxo e de temperatura da água, que evitam o desperdício em até 50%.
  • Uso de lã de PET, isolante térmico feito à base de garrafas PET, da Trisoft, que recebeu o prêmio “Planeta Casa 2010” na categoria materiais de construção.
  • Pintura ecológica: tintas à base de água, sem cheiro, fabricadas pela Sherwin-Williams, com baixa taxa de COV-Compostos Orgânicos Voláteis.

© Plínio Dondon
© Plínio Dondon

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Container Granja Viana / Container Box" 29 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800283/casa-container-granja-viana-container-box> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.