Escola de Ensino Médio, Ginásio e Centro Cultural / Chartier Dalix Architectes

Escola de Ensino Médio, Ginásio e Centro Cultural / Chartier Dalix Architectes - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Chartier Dalix Architectes; Chartier Dalix Architectes
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Takuji Shimmura
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Forbo Flooring Systems, VMZINC
  • Arquitetos Associados: AvantPropos architects
  • Design: Studio Joran Briand
  • Estrutura: HDM ingéniérie
  • HQE: ACT environnement
  • Eco: Becquart
  • Acústica: Flandres analices
  • Colaboradores: KVDS
  • Cidade: Lille
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Takuji Shimmura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Moulin Junior High School está localizado na zona sul de Lille, num bairro que sofreu grandes transformações nas últimas décadas. Este bairro, ocupado principalmente por uma população de trabalhadores, possui um tecido urbano que ainda é em grande parte de edifícios de tijolos, fábricas e edifícios relacionados com o transporte de mercadorias, cuja renovação estimulou uma revitalização de todo o bairro (como ilustrado na reconversão da estação de trem de Saint-Sauveur, por exemplo).

© Takuji Shimmura

O terreno da escola de ensino médio, que também abriga vários programas, fica em um lote ao lado do qual o trem elevado passa. Localizado na entrada do bairro, ele também deve atender às exigências de diferentes situações urbanas: uma avenida larga, uma rua estreita e um trem elevado.

Diagrama

Na principal avenida d'Alsace, o complexo apresenta um piso térreo altamente transparente, que oferece, ao mesmo tempo, aos alunos uma grande vista aberta para o exterior e ao transeunte a pé uma vista para o coração do lote. Esta fachada de vidro guia o vizinho, percorre o teatro em ângulo e com vista para a avenida, depois passa pela sala de tênis de mesa com profundidade de 5 metros e suas duas fachadas de vidro. Aqui, a transparência completa oferece um ambiente para o descanso e a área de recreação, proporcionando uma ligação visual entre o espaço público e privado da escola.

© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura

Como são vistos do metrô elevado, os andares superiores do complexo são tratados como uma paisagem, num jogo com a topografia de suas massas. Os elementos do programa tornam-se claramente identificáveis: a escola de ensino médio, a sala de ginástica do internato, o teatro. Esta situação geográfica está ligada a uma pele flexível, em zinco pré-patinado, que segue as formas de cada volume enquanto cria um símbolo urbano emblemático, tanto para o complexo quanto para o bairro.

© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura

Um anel de vegetação coroa o telhado inteiro e garante grande conforto visual para os usuários, bem como para os vizinhos. Esta estratégia de paisagismo guia e acentua os movimentos do telhado, que se estende em três direções. Aqui, o zinco é utilizado por sua função polivalente e sua textura: reveste paredes, telhados e toldos, ajusta-se a todos os espaços e marca os volumes com dobras que destacam as diagonais, ligando assim um programa ao outro. O ritmo irregular das ranhuras verticais num efeito de contrastes gráficos destaca toda a suavidade dos reflexos do zinco aos tons quentes de marrom e revela a qualidade deste material.

© Takuji Shimmura

Com este envelope sensível, o edifício é organizado em forma de uma fita contínua, disposta em torno do pátio central. Todas as atividades estão ligadas à esta área no piso térreo. Os pisos superiores tem uma vista direta para os terraços vegetados, e especialmente para os ambientes da classe R+1, a que estão diretamente ligados. O "skyline" oferecido pela irregularidade das linhas do telhado é bastante variável e oferece várias vistas que se abrem para edifícios vizinhos e para o espaço público. Assim, onde quer que se esteja neste estabelecimento, é fácil encontrar uma direção, dentro da escola, mas também fora, em sua relação específica com o bairro.

Diagrama

O tema da linha, presente em todas as fachadas através do telhado de zinco, se estende para fora a partir de brises na frente das circulações verticais e do teatro. Esta qualidade gráfica, como uma marca de hachura, gira para dentro em direção ao complexo e serve como uma linha que unifica os diferentes programas.

© Takuji Shimmura

Um tema impresso nas superfícies de concreto envidraçado dos corredores do colégio desempenha o papel de "epigrama-grafite". Este tema também é encontrado nas paredes que separam a área da cafeteria. Suas telas metálicas pretas soldadas delimitam visualmente o espaço e mantêm a profundidade total de campo de todo o volume. O teatro, disposto em suportes móveis, é equipado com luminárias de teto compostas de tiras de metal pretas termo-lacadas cujas linhas projetam seus temas em todo o ambiente. De frente para a rua, como um arranhão, a fachada de vidro é marcada com tiras adesivas amarelas, que são ecoadas pela qualidade gráfica do metal da entrada da escola.

© Takuji Shimmura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lille, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola de Ensino Médio, Ginásio e Centro Cultural / Chartier Dalix Architectes" [Secondary School, Sport Hall and Cultural Center / Chartier Dalix Architectes] 02 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800217/escola-de-ensino-medio-ginasio-e-centro-cultural-chartier-dalix-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.