Ciclo de visitas comentadas sobre a Persistência das Formas: Atlas de Formas

Com a missão de reflectir e alargar alguns conceitos fundamentais sobre a forma, o ensaísta António Guerreiro, propõe nesta visita comentada discutir várias problemáticas da forma como a noção de formalismo, muitas vezes utilizada como uma condenação ou como designação do carácter reflexivo e aberto da forma.

Um conjunto de três encontros na exposição que terão como missão reflectir e alargar alguns dos seus conceitos fundamentais.

Segundo o ensaista António Guerreiro, uma ideia problemática da forma atravessa toda a arte moderna, de tal modo que a noção de formalismo foi muitas vezes utilizada como uma condenação (sobretudo pelos regimes totalitários, que sempre exacerbaram a tradicional dicotomia forma/conteúdo) ou como designação do carácter reflexivo e aberto da forma, a forma da forma, em que esta já não responde à ideia estática de totalidade, como acontecia na sua versão clássica. A questão da forma tornou-se, assim, também uma questão das forças e das fórmulas, das quais se pode deduzir uma gramática e um atlas das suas figurações estéticas.

Visita Comentada com António Guerreiro 
Sábado, 26 Novembro, 17:00 
MAAT, Pátio do Carvão 
Entrada Livre (sem pré-marcação) 

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Ciclo de visitas comentadas sobre a Persistência das Formas: Atlas de Formas" 23 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800012/ciclo-de-visitas-comentadas-sobre-a-persistencia-das-formas-atlas-de-formas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.