O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. FILM-OBRAS DE ARQUITECTURA
  6. 2015
  7. Residência em Beccar / Film Obras de Arquitectura

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Residência em Beccar / Film Obras de Arquitectura

  • 21:00 - 22 Novembro, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência em Beccar / Film Obras de Arquitectura
Residência em Beccar  / Film Obras de Arquitectura, Cortesía de Film Obras de Arquitectura
Cortesía de Film Obras de Arquitectura

Cortesía de Film Obras de Arquitectura Cortesía de Film Obras de Arquitectura Cortesía de Film Obras de Arquitectura Cortesía de Film Obras de Arquitectura + 17

  • Arquitetos

  • Localização

    Béccar, Argentina
  • Arquitetos Responsáveis

    Carlos Fernandez, Jorge Isaias, Gabriel Lanosa , Claudio Maslat
  • Área

    305.19 m2
  • Ano do Projeto

    2015
Cortesía de Film Obras de Arquitectura
Cortesía de Film Obras de Arquitectura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta obra surge como forma de sobrepor uma nova entidade arquitetônica a uma residência existente, resultado da construção de um bairro operário.

Plantas
Plantas

A residência, de boa qualidade construtiva, uma laje irregular emoldurada por vigas invertidas e apoiada em muros portantes, remete a maioria das obras do lugar que deixou de ser um bairro operário e se transformou em uma zona residencial de alto valor imobiliário.

Cortesía de Film Obras de Arquitectura
Cortesía de Film Obras de Arquitectura

A nova pele de concreto, resultado do entrelaçamento de dois prismas a meio nível, evita apoiar-se na residência criando espaços semi-cobertos de acesso e expansão, definindo sobre o teto da parte existente o espaço intermediário de altura variável, o centro da obra e o terraço que se expande, além do pátio lateral e da galeria. 

Corte
Corte

A residência existente, de uma planta totalmente compartimentada, foi operada de tal maneira a fim de garantir a conexão dos espaços verdes da parte frontal e posterior da edificação e a máxima luminosidade. Foram eliminados todos os parâmetros não portantes, ampliando vãos em algumas paredes perimetrais.  

Cortesía de Film Obras de Arquitectura
Cortesía de Film Obras de Arquitectura

A entidade original se associa com a nova pele sem abandonar sua identidade e sem contrastar, obtendo uma nova e complexa unidade. 

Corte
Corte

O concreto aparente define a totalidade da obra nova, conformando uma pele sustentada por 3 vigas de 10 metros, liberando as vistas frente, fundo e lateral. As fôrmas utilizadas foram feitas com tábuas aplainadas em disposição vertical de maneira a produzir uma 'continuidade' com os fechamentos de madeira guajuvira, enfatizando a hermeticidade dos espaços privados. A edificação existente e as empenas foram revestidas com rusticidade, buscando uma textura e uma cor própria do material bruto. O vínculo entre as entidades nova e existente é uma vedação de chapa e vidro que se acomoda ao corte e define os limites interior-exterior. O recorte na pele exterior dá lugar a uma paisagem sobre a laje de menor altura, um espaço verde repleto de plantas silvestres e cactos que é acessado por uma rampa de madeira. 

Quatro planos horizontais, lajes, e três verticais, vigas invertidas, conformam uma entidade monolítica de concreto aparente suspenso sobre o objeto existente. No lugar onde os planos horizontais se sobrepõem estão localizados os espaços privados, conformando dois prismas de igual dimensão dispostos em alturas alternadas. A prolongação dos planos superiores em direção ao centro  determinam o espaço comum, escritório-playroom utilizando a laje existente. 

3D
3D

O involuntário contraste com a 'arquitetura' predominante no lugar surge da voluntária necessidade de vincular a obra com a paisagem protagonista e com a definição de uma paisagem própria, o pátio. 

Cortesía de Film Obras de Arquitectura
Cortesía de Film Obras de Arquitectura

A determinação de um conceito formal abstrato, uma entidade monolítica de corte complexo armada por quatro planos horizontais e três verticais suspensa sobre a casa existente, conforma os espaços e define a imagem icônica da obra, garantindo sua unidade. 

Cortesía de Film Obras de Arquitectura
Cortesía de Film Obras de Arquitectura

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
FILM-OBRAS DE ARQUITECTURA
Escritório
Cita: "Residência em Beccar / Film Obras de Arquitectura" [Casa en Beccar / Film Obras de Arquitectura] 22 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799926/residencia-em-beccar-film-obras-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.