Reforma do Palácio Cultural de Blaj / Vlad Sebastian Rusu

Reforma do Palácio Cultural de Blaj / Vlad Sebastian Rusu - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Vlad Sebastian Rusu; Vlad Sebastian Rusu
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  COR-TEN
  • Colaboradores: arq. Ilinca Marcu, s.arq. Cătălin Iliescu, s.arq. Teodor Vintilă, s.arq. Raluca Mirea, s.arq. Felicia Todericiu
  • Pesquisa Ativa: arq. Ioana Bârsan, arch. Vlad Sebastian Rusu
  • Documentação Econômica: sc. Prima Invest, ec. Florin Pop
  • Estrutura: sc. Asiza Birou de Arhitectură srl. Cluj-Napoca, ing. Ovidiu Rusu
  • Projeto Instalações: sc. Grad Instal Cluj-Napoca, ing. Paul Biriș
  • Projeto De Tecnologia De Palco: Bosch Rexroth
  • Construção: K&Kiss Srl. Cristuru Secuiesc
  • Gestão Da Obra: Nicușor Pintea, Adrian Pastiu
  • Cliente: Prefeitura de Blaj
  • Autor: arq. Vlad Sebastian Rusu
  • Diretor De Projeto: sc. Asiza Birou de Arhitectură srl. Cluj-Napoca
  • Cidade: Alba
  • País: Romênia
Mais informaçõesMenos informações
© Cosmin Dragomir

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Palácio Cultural foi projetado em 1930 pelo arquiteto de Bucareste Victor Smigelschi, e sua função principal era receber os eventos da Associação Cultural ASTRA.

© Cosmin Dragomir

As primeiras mudanças no projeto original transformaram o salão principal do edifício, construídos já nos anos 1960 para acomodar a nova função de sede do cinema da cidade. No mesmo período o térreo passou por algumas reformas para abrigar o Museu Histórico e Etnográfico, a Biblioteca Pública e o Centro de Transmissões de Blaj.

Antes
© Cosmin Dragomir

No inverno de 1995 um incêndio consumiu boa parte do edifício, causando danos severos à cobertura e o espaço interno do salão principal. Permaneceu em ruínas até 2012, quando a Prefeitura iniciou um projeto de reabilitação e re-funcionalização do Palácio. O edifício seria redesenhado para incorporar um hall multiuso, que poderia ser equipado com luz artificial e natural e assim receber uma grande variedade de eventos culturais como concertos, peças de teatro, conferências, exposições, etc. O edifício também serviria como sede do Instituto Alba da Academia Romana.

Planta Térreo
Corte Longitudinal

Pesquisa

O Palácio Cultural de Blaj foi excluído da lista dos Monumentos Históricos da Romênia, mas ainda assim está localizado na Área Protegida dos Monumentos Históricos Nacionais. Secções do projeto de arquitetura original atribuídas a Victor Smigelschi foram encontrados nos Arquivos Nacionais, assim como duas imagens nas quais o edifício pode ser visto logo após a inauguração. Infelizmente, não foram encontrados registros sobre os interiores.

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

Conceito de Projeto

Com base na pesquisa histórica e conhecimentos técnicos, foi decidido que os conceitos espacial e funcional do edifício, que estava em ruínas, deveriam seguir o projeto original. A decisão implicou que todas as alterações feitas posteriormente para abrigar as instituições foram removidas. O novo projeto segue duas direções: primeiramente, para evocar a trágica história recente do edifício e posteriormente, para criar espaço interno e externo flexíveis que poderiam facilmente ser adaptados para suprir as necessidades da comunidade que atende. O salão principal se torna um espaço multiuso ao remover todas as poltronas do antigo cinema substituindo-as por poltronas móveis, além da adição de mais luz natural com novas claraboias. Outras pequenas mudanças reversíveis como a estrutura metálica da cobertura, revestimento de tijolos e o teto suspenso relembram o visitante do recente incêndio. 

© Cosmin Dragomir

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reforma do Palácio Cultural de Blaj / Vlad Sebastian Rusu" [Blaj Cultural Palace Refurbishment / Vlad Sebastian Rusu] 24 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799925/reforma-do-palacio-cultural-de-blaj-vlad-sebastian-rusu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.