Casa Grid / BLOCO Arquitetos

Casa Grid / BLOCO Arquitetos - Imagem 2 de 39Casa Grid / BLOCO Arquitetos - Imagem 3 de 39Casa Grid / BLOCO Arquitetos - Imagem 4 de 39Casa Grid / BLOCO Arquitetos - Imagem 5 de 39Casa Grid / BLOCO Arquitetos - Mais Imagens+ 34

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: BLOCO Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alemdaluz, Marmoraria Alvorada, artline
  • Autores: Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho, Matheus Seco
  • Equipe: Victor Machado, Guilhemre Mahana, Tatiana Lopes
  • Construção: Vítor Odísio Engenharia
  • Estrutura : André Torres
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Grid / BLOCO Arquitetos - Imagem 3 de 39
© Haruo Mikami
Casa Grid / BLOCO Arquitetos - Imagem 13 de 39
© Haruo Mikami

Casa Grid / BLOCO Arquitetos - Imagem 14 de 39
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado próximo ao centro de Brasília. Seu antigo dono tinha planejado construir uma casa de 2 andares e 350m2, porém somente parte do projeto original foi concluído. A casa térrea existente tinha somente 150m2 e uma laje de cobertura com estrutura suficiente para suportar um segundo andar previamente projetado. Ela encontrava-se coberta provisoriamente por um telhado cerâmico. 

Casa Grid / BLOCO Arquitetos - Imagem 5 de 39
© Haruo Mikami
Planta
Casa Grid / BLOCO Arquitetos - Imagem 19 de 39
© Haruo Mikami

A casa foi vendida sem que seu projeto original tivesse sido completado. A intenção do novo projeto foi utilizar-se da maior parte da estrutura existente e ampliá-la para 400m2, de modo a conseguir uma economia de até 35% do preço final quando comparada a uma estrutura totalmente nova com o mesmo tamanho.

Casa Grid / BLOCO Arquitetos - Imagem 21 de 39
© Haruo Mikami

A área de ocupação do projeto anterior não era suficiente para abrigar o novo programa. Desta forma uma grelha externa em concreto aparente foi criada ao longo de parte do perímetro da casa origina e limites máximos de construção do terreno. A nova estrutura funciona como um “exoesqueleto” de apoio para a área adicional do programa e para os painéis vazados de tijolos maciços, os quais foram posicionados ao longo das fachadas. Seus diferentes graus de abertura seguem critérios de proteção solar e privacidade definidos para os ambientes internos.

Casa Grid / BLOCO Arquitetos - Imagem 27 de 39
© Haruo Mikami

Os eixos de organização da nova estrutura seguem um padrão inspirado na irregularidade das dimensões da estrutura original. Seus pilares estão posicionados a diferentes distâncias entre si e possuem dois tamanhos: 40x40cm e 40x15cm. Dois pavilhões adicionais em estrutura metálica abrigam os automóveis, uma cozinha externa e uma sauna.

Casa Grid / BLOCO Arquitetos - Imagem 7 de 39
© Haruo Mikami

Originalmente publicado em Novembro 23, 2016

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Grid / BLOCO Arquitetos" [Grid House / BLOCO Arquitetos] 22 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799921/casa-grid-bloco-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.