O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Indonésia
  5. RAW Architecture
  6. 2016
  7. Residência Wirawan / RAW Architecture

Residência Wirawan / RAW Architecture

  • 17:00 - 23 Novembro, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Wirawan / RAW Architecture
Residência Wirawan / RAW Architecture, © Eric Dinardi - bacteria photography
© Eric Dinardi - bacteria photography

© Eric Dinardi - bacteria photography © Eric Dinardi - bacteria photography © Eric Dinardi - bacteria photography © Eric Dinardi - bacteria photography + 22

  • Arquitetos

  • Localização

    Puri Indah, Indonésia
  • Arquiteto Responsável

    Realrich Sjarief
  • ["Equipe de Projeto", "Equipe de Projeto"]

    Bambang Priyono, Tatyana Kusumo, Miftahuddin Nurdayat, Rio Triwardhana, Suryanaga, Anton Suryanto, Andhang Trihamdhani, Emmy Ulfah, Randy Abimanyu, Septrio Effendi.
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

  • ["Equipe de Projeto", "Equipe de Projeto"]

    Bambang Priyono, Tatyana Kusumo, Miftahuddin Nurdayat, Rio Triwardhana, Suryanaga, Anton Suryanto, Andhang Trihamdhani, Emmy Ulfah, Randy Abimanyu, Septrio Effendi.
  • Construtora Principal

    > O + Workshop
  • Supervisor

    Sudjatmiko and Singgih Suryanto
  • Diretor da Obra

    Endhang Syamsuddin, Bonari Ari Dzaki
  • Engenharia Estrutural

    John Djuhaedi
  • Carpintaria

    Syarifuddin pudin
  • Engenharia Mecânica e Elétrica

    Bambang Priyono, Andi, Karim e Hamim
  • Paisagismo

    Sr. Wirawan e família
  • Líderes Equipe Desenhos e Ilustração

    Miftahuddin Nurdayat, Tatyana Kusumo
  • Equipe Desenhos e Ilustração

    Teddie Gunawan Wijaya, Eunike Nathania, Raranisa Raras.
  • Design de Interior

    Mondrich Syarief e Karina tjandra, Studio PIU
  • Mais informações Menos informações
© Eric Dinardi - bacteria photography
© Eric Dinardi - bacteria photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Puri Indah, na região oeste de Jacarta, a residência tropical cria um espaço íntimo de entrada através do vazio no jardim, na sala de estar, biblioteca e jardim no terraço.

© Eric Dinardi - bacteria photography
© Eric Dinardi - bacteria photography

"Quero uma casa. Uma casa de descanso para relaxar com a minha família", explica o proprietário, Sr. Wirawan, na primeira conversa com Realrich Sjarief. Situada na, cada vez mais povoada, zona oeste de Jacarta, a residência de 500  metros quadrados ocupa um terreno de 450. Pode-ser dizer que a residência é pouco visível, mas sua fachada de madeira exposta confere ao projeto um aspecto humilde. 

Planta
Planta
Corte
Corte

A arquitetura da casa aberta e tropical separa o serviço no térreo, erguendo a construção com uma sala de estar e dormitório principal no primeiro pavimento e dormitório para três filhos no segundo pavimento. A composição é formada pelo desenho de várias pequenas paisagens que emolduram as vistas desde os espaços íntimos, desta maneira o calor é reduzido em frente a abertura no eixo norte-sul, enquanto as aberturas das claraboias e as janelas permitem ventilação e luz. A residência possui uma área de recepção um salão multiuso. A cozinha também assume um papel importante no desenho final, que é resultado de ajustes baseados nos hábitos domésticos dos proprietários. O único espaço fechado no segundo pavimento é o estúdio de Wirawan, que funciona como uma biblioteca. No hall de entrada, simples e iluminado, está a escada e as obras e arte, posicionadas no próximo espaço, na continuação da área de recepção. O segundo nível abriga os espaços privados. No final do corredor existem dois dormitórios para suas filhas, equipados com um banheiro e um closet. Uma área exterior para um chuveiro forma parte do banheiro e a superfície que conecta a área interior e exterior é de vidro transparente. O material utilizado neste edifício foi eleito em conjunto com melhores carpinteiros disponíveis em Jacarta. 

© Eric Dinardi - bacteria photography
© Eric Dinardi - bacteria photography

Cinco tipos de madeira da região foram utilizados em função de suas características únicas. Em primeiro lugar, a madeira de pinos seca de 180 mm x 30 mm x 3000 mm para la fachada e de 85 mm x 10 mm x 3000 mm para a cobertura. A madeira de pinos foi eleita devido sua durabilidade e leveza. A madeira de ferro está em segundo lugar, é um material reutilizado e duradouro, utilizado, geralmente, para os barcos Phinisi e, combinada com a madeira Bengkirai, que é mais econômica, é utilizada para o menor espaço transitável no interior e terraços ao ar livre. Isto se deve a sua textura, durabilidade e preço. A madeira de teca é utilizada para a área do dormitório principal, biblioteca e hall.  A madeira de merbau de 300 mm x 480 mm x 2800 mm é utilizada para as portas devido sua tolerância a expansão e também é o material disponível em Jacarta. 

© Eric Dinardi - bacteria photography
© Eric Dinardi - bacteria photography

Um dormitório, banheiro e salão multiuso unidos por um corredor que conduz a um espaço aberto ao lado do vazio que leva a escada articula as circulações horizontais e verticais. O projeto conta com captadores de água que será reutilizada para o jardim. A coleta de águas da chuva é cada mais comum em outros países, entretanto, é uma prática ainda muito distante na Indonésia. Conferiu-se especial atenção no jogo de luzes e sombras por meio da combinação de materiais e luz artificial e natural, que foi fundamental para o desenho e evoca a quietude de uma casa de descanso. 

© Eric Dinardi - bacteria photography
© Eric Dinardi - bacteria photography
Cita: "Residência Wirawan / RAW Architecture" [Wirawan House / RAW Architecture] 23 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799844/residencia-wirawan-raw-architecture> ISSN 0719-8906