O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Artes Cênicas
  4. França
  5. WIMM
  6. 2015
  7. Reforma do Teatro Maurice Novarina / WIMM

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Reforma do Teatro Maurice Novarina / WIMM

  • 13:00 - 20 Novembro, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Reforma do Teatro Maurice Novarina / WIMM
Reforma do Teatro Maurice Novarina / WIMM, Cortesia de WIMM
Cortesia de WIMM

Cortesia de WIMM Cortesia de WIMM Cortesia de WIMM Cortesia de WIMM + 30

  • Arquitetos

  • Localização

    Route d'Evian, 74200 Thonon-les-Bains, França
  • Arquitetos Responsáveis

    Arrighetti Patrick, William Tenet, Ana-Luisa Gouveia de Freitas Gonçalves
  • Equipe de Projeto

    KEOPS, Engenharia estrutural, BRIERE, energia, fluidos e conforto térmico
  • Área

    3650.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Category

Antes
Antes

Descrição enviada pela equipe de projeto. No final de 1960, uma política cultural francesa foi conformada e a democratização da cultural sob a direção de André Malraux (Ministro da Cultura da França, filósofo e escritor) definiu uma "Casa de Cultura" como: "primeiramente, uma casa que deve reunir todas as atividades criativas de uma pequena cidade ou um bairro grande da cidade, no campo da cultura; a Casa de Cultura utiliza a maioria das artes, é líder da vida artística da cidade" e, em 1961, o edifício se radicalizou. A modernidade é imposta sem comprometer a paisagem da cidade. 

Cortesia de WIMM
Cortesia de WIMM

No final de 2012, existe evidência de que o forte desenho arquitetônico sofreu muitas mudanças durante suas múltiplas transformações. Portanto, em paralelo a resposta técnica para a restauração e melhoria, Wimm e sua equipe questionaram o uso e programação das áreas desta ferramenta cultural através da sua proposta. O propósito não era 'voltar a pensar no teatro, mas sim transforma-lo em um novo dispositivo estritamente relacionado com as práticas culturais contemporâneas. Além de ser um bem cultural, o redesenho também estava preocupado com a relação do teatro com o público: dotar o edifício da sua natureza sintética, espaço cultural unitário; simplificar sua conexão com a cidade, restaurar um espaço de mediação cultural com o público.

Esquema
Esquema

Simbolizando estas questões, a 'parede-janela' do edifício possui no seu interior um potencial enorme e raro para amplificar os espaços interiores teatrais. Estes espaços serão lugares de encontro, comunicação e intercâmbio sobre a cultura. Sua percepção tanto desde o exterior quanto desde o interior será um os elementos-chave do dispositivo. 

Cortesia de WIMM
Cortesia de WIMM

"A plataforma urbana de Jacques Tati ressurge de certa forma. Trabalhamos na reprogramação destes espaços e sua leitura. Desta forma, a planta baixa consta de: um compartimento de recepção que distribui as distintas atividades que hoje se resumem no edifício, um balcão, um bar/restaurante e espaços para a apresentação das atividades culturais. O acesso as plantas foi simplificado; a exposição da galeria está completamente integrada com os equipamentos. O caminho converteu-se em um espaço de reunião e de imprensa assim como um espaço de projeção, criando uma tela interna da cidade". - Ana Luisa Gonçalves.

Antes
Antes
Cortesia de WIMM
Cortesia de WIMM

A nova pele de vidro cria uma plataforma urbana que gera novas atividades que desafia o programa cultural ao propor novos eventos. As fachadas estão reforçadas por um filtro visual que consiste em linhas verticais que controlam a energia térmica e proporcionam conforto no interior do volume.

Planta Baixa
Planta Baixa
Corte
Corte
Planta Baixa
Planta Baixa

Inspirado nas experiências da arte cinética e Op Art, a percepção das fachadas muda conforme o movimento. 

Cortesia de WIMM
Cortesia de WIMM

"Ao situar-se em frente a fachada, as linhas metálicas verticais desaparecem e permitem ao espectador perceber as atividades logo, quando existir movimento, os objetos são desfocados antes de serem novamente visíveis quando encaram-se em um dos lados do hexágono. As ações mudam com o movimento como uma tela de mudança cultural. " William Tenet

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Reforma do Teatro Maurice Novarina / WIMM" [Theatre Maurice Novarina Renovation/ WIMM] 20 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799748/reforma-do-teatro-maurice-novarina-wimm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.