O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Artes Cênicas
  4. França
  5. WIMM
  6. 2015
  7. Reforma do Teatro Maurice Novarina / WIMM

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Reforma do Teatro Maurice Novarina / WIMM

  • 13:00 - 20 Novembro, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Reforma do Teatro Maurice Novarina / WIMM
Reforma do Teatro Maurice Novarina / WIMM, Cortesia de WIMM
Cortesia de WIMM

Cortesia de WIMM Cortesia de WIMM Cortesia de WIMM Cortesia de WIMM + 30

  • Arquitetos

  • Localização

    Route d'Evian, 74200 Thonon-les-Bains, França
  • Arquitetos Responsáveis

    Arrighetti Patrick, William Tenet, Ana-Luisa Gouveia de Freitas Gonçalves
  • Equipe de Projeto

    KEOPS, Engenharia estrutural, BRIERE, energia, fluidos e conforto térmico
  • Área

    3650.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
Antes
Antes

Descrição enviada pela equipe de projeto. No final de 1960, uma política cultural francesa foi conformada e a democratização da cultural sob a direção de André Malraux (Ministro da Cultura da França, filósofo e escritor) definiu uma "Casa de Cultura" como: "primeiramente, uma casa que deve reunir todas as atividades criativas de uma pequena cidade ou um bairro grande da cidade, no campo da cultura; a Casa de Cultura utiliza a maioria das artes, é líder da vida artística da cidade" e, em 1961, o edifício se radicalizou. A modernidade é imposta sem comprometer a paisagem da cidade. 

Cortesia de WIMM
Cortesia de WIMM

No final de 2012, existe evidência de que o forte desenho arquitetônico sofreu muitas mudanças durante suas múltiplas transformações. Portanto, em paralelo a resposta técnica para a restauração e melhoria, Wimm e sua equipe questionaram o uso e programação das áreas desta ferramenta cultural através da sua proposta. O propósito não era 'voltar a pensar no teatro, mas sim transforma-lo em um novo dispositivo estritamente relacionado com as práticas culturais contemporâneas. Além de ser um bem cultural, o redesenho também estava preocupado com a relação do teatro com o público: dotar o edifício da sua natureza sintética, espaço cultural unitário; simplificar sua conexão com a cidade, restaurar um espaço de mediação cultural com o público.

Esquema
Esquema

Simbolizando estas questões, a 'parede-janela' do edifício possui no seu interior um potencial enorme e raro para amplificar os espaços interiores teatrais. Estes espaços serão lugares de encontro, comunicação e intercâmbio sobre a cultura. Sua percepção tanto desde o exterior quanto desde o interior será um os elementos-chave do dispositivo. 

Cortesia de WIMM
Cortesia de WIMM

"A plataforma urbana de Jacques Tati ressurge de certa forma. Trabalhamos na reprogramação destes espaços e sua leitura. Desta forma, a planta baixa consta de: um compartimento de recepção que distribui as distintas atividades que hoje se resumem no edifício, um balcão, um bar/restaurante e espaços para a apresentação das atividades culturais. O acesso as plantas foi simplificado; a exposição da galeria está completamente integrada com os equipamentos. O caminho converteu-se em um espaço de reunião e de imprensa assim como um espaço de projeção, criando uma tela interna da cidade". - Ana Luisa Gonçalves.

Antes
Antes
Cortesia de WIMM
Cortesia de WIMM

A nova pele de vidro cria uma plataforma urbana que gera novas atividades que desafia o programa cultural ao propor novos eventos. As fachadas estão reforçadas por um filtro visual que consiste em linhas verticais que controlam a energia térmica e proporcionam conforto no interior do volume.

Planta Baixa
Planta Baixa
Corte
Corte
Planta Baixa
Planta Baixa

Inspirado nas experiências da arte cinética e Op Art, a percepção das fachadas muda conforme o movimento. 

Cortesia de WIMM
Cortesia de WIMM

"Ao situar-se em frente a fachada, as linhas metálicas verticais desaparecem e permitem ao espectador perceber as atividades logo, quando existir movimento, os objetos são desfocados antes de serem novamente visíveis quando encaram-se em um dos lados do hexágono. As ações mudam com o movimento como uma tela de mudança cultural. " William Tenet

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
WIMM
Escritório
Cita: "Reforma do Teatro Maurice Novarina / WIMM" [Theatre Maurice Novarina Renovation/ WIMM] 20 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799748/reforma-do-teatro-maurice-novarina-wimm> ISSN 0719-8906