Residência Mirante / Nikolas Briceño arquitecto

Cortesía de 2.8x Arquitectos
Lima, Peru
  • Arquitetos: Nikolas Briceño arquitectos; Nikolás Briceño / Jaime Sarmiento
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  337
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografías:Courtesy of 2.8x Arquitectos

Residência Mirante / Nikolas Briceño arquitecto - Mais Imagens+ 14

Cortesía de 2.8x Arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto, encomendado por um cliente muito particular, se desenvolve em um bairro residencial na zona leste da cidade de Lima. O desafio: resolver o programa e requerimentos do usuário no terreno irregular com uma inclinação muito pronunciada. A localização do lote e a vista para a cidade seriam determinantes para o desenvolvimento da proposta.

O principal objetivo da cliente, uma senhora idosa, era dar início a uma nova etapa na sua vida e sentir um ar de renovação e modernidade. O projeto deveria responder a esta necessidade e garantir o conforto funcional para o seu desenvolvimento diário.

Cortesía de 2.8x Arquitectos

A ideia arquitetônica era gerar uma volumetria moderna, transparente, minimalista com muita luz mas, ao mesmo tempo, incluir alguns conceitos da arquitetura do movimento moderno dos anos 30. Além disso, tudo deveria estar dirigido para solucionar o tema da inclinação gerando uma planta livre de desníveis. Optou-se por posicionar o acesso no meio do terreno e desenvolver 75% do projeto neste mesmo nível. A ponte de entrada, a área social, de serviço e o dormitório principal completo estão localizados nesta planta, enquanto a garagem e depósitos estão em um nível inferior. Um segundo pavimento abriga um dormitório de hóspedes completo para receber familiares que vivem no exterior. 

Cortesía de 2.8x Arquitectos

O projeto é composto por dois volumes que contrastam entre si. Um volume integralmente transparente onde predominam o vidro e o metal, abrigando a área social da moradia, permitindo uma vista limpa sobre a cidade. Um segundo volume mais hermético contém a área privada da residência. A pedra e o concreto ajudam a gerar a contrapartida e evidenciar como a construção se assenta na colina de uma maneira firme permitindo que o volume transparante seja posicionado como um elemento mais livre e flutuante em um entorno mais pesado e rochoso. 

Cortesía de 2.8x Arquitectos

Como parte da ideia de explorar as vistas ao máximo e solucionar o tema da quinta fachada na urbanização onde as moradias se escalonam na colina, optou-se por incluir um terraço jardim em toda a cobertura da área social completando assim a ideia deste volume como um grande mirante para a cidade. Esta área forma parte do dormitório de hóspedes localizada no segundo nível.

Cortesía de 2.8x Arquitectos

No interior, a área social se integra formando um espaço único de planta aberta sempre com a possibilidade de ter uma cozinha integrada com vista para cidade. Esta solução responde a importância e uso deste espaço por parte da cliente. O piso vinílico de cor negra integra todos os espaços gerando uma continuidade cromática na escala de brancos, cinzas e negros sobre a qual se desenvolve todo o projeto. Os assentos de cor avermelhada, a porta de entrada, a bancada da cozinha, alguns detalhes como a varanda que voa desde o descanso da escada até a fachada de pedra dão personalidade à moradia. 

Cortesía de 2.8x Arquitectos

O resultado é uma residência com personalidade, responsável com seu entorno e com a cidade. Uma moradia que soube implantar-se em um terreno irregular e que garante o conforto dos seus usuários.

Cortes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Mirante / Nikolas Briceño arquitecto" [Casa Mirador / Nikolas Briceño arquitecto] 16 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799509/residencia-mirante-x-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.