O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Portugal
  5. Nuno Brandão Costa
  6. 2011
  7. Escola em Padrão da Légua / Nuno Brandão Costa

Escola em Padrão da Légua / Nuno Brandão Costa

  • 09:00 - 18 Novembro, 2016
Escola em Padrão da Légua / Nuno Brandão Costa
Escola em Padrão da Légua / Nuno Brandão Costa, © Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

© Arménio Teixeira © Arménio Teixeira © Arménio Teixeira © Arménio Teixeira + 22

  • Colaboradores

    Filipa Júlio, Luísa Moura
  • Estrutura

    Ana Isabel Vale (ABprojectos)
  • Hidráulica

    Ana Isabel Vale (ABprojectos)
  • Elétrica

    Maria Da Luz Santiago (RS Associados)
  • Instalações

    Raul Bessa (GET)
  • Mais informações Menos informações
© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. A pretexto de projetar uma escola para crianças do ensino pré-primário e primário pretendeu-se resolver um problema urbano: O quarteirão disponível para a construção caracterizava-se por ser um grande vazio encravado entre escalas e linguagens díspares, expectante para se integrar no tecido urbano.

Croqui
Croqui

O programa da escola é composto por três núcleos programáticos principais: Salas de aula, Biblioteca, Espaço comum para Ginásio e Cantina. Cada um com diferentes áreas e volumes. Essa diferenciação dimensional e programática, permitiu a sua divisão em diferentes corpos, colocando-os em diferentes pontos do terreno, de modo a pontuar um lote de geometria triangular, com diferentes escalas na sua envolvente.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

O volume das salas de aula, ocupa longitudinalmente o lado maior do terreno, mais baixo e fortemente horizontal, relacionando-se paisagisticamente com o terreiro vazio existente a Norte e virando a ala de salas de aula principal para Sul.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

O volume da Cantina, estabelece-se como um corpo maior, que se relaciona com os edifícios de habitação colectiva, dessa zona do território.

Planta
Planta

Na ponta mais afunilada do terreno, levanta-se um prisma triangular, que acolhe o espaço da leitura e remata o quarteirão a Poente, fazendo a aproximação à zona mais informal da malha urbana.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Estes três edifícios são ligados por um muro periférico em alvenaria de tijolo à vista, que constrói um limite contínuo para todo o recinto, ligando os espaços vazios (recreios e pátios) e espaços construídos da escola. Este muro em tijolo caracteriza fortemente a intervenção urbana, de certo modo mantendo a sua vocação original de um grande recinto disponível para a cidade.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Atribui-lhe uma linguagem tectônica, ligando a construção ao solo e realizando uma continuidade permanente entre espaço interior e espaço exterior.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola em Padrão da Légua / Nuno Brandão Costa" [School in Padrão da Légua / Nuno Brandão Costa] 18 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799452/escola-em-padrao-da-legua-nuno-brandao-costa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.