O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Portugal
  5. Nuno Brandão Costa
  6. 2011
  7. Escola em Padrão da Légua / Nuno Brandão Costa

Escola em Padrão da Légua / Nuno Brandão Costa

  • 09:00 - 18 Novembro, 2016
Escola em Padrão da Légua / Nuno Brandão Costa
Escola em Padrão da Légua / Nuno Brandão Costa, © Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

© Arménio Teixeira © Arménio Teixeira © Arménio Teixeira © Arménio Teixeira + 22

  • Colaboradores

    Filipa Júlio, Luísa Moura
  • Estrutura

    Ana Isabel Vale (ABprojectos)
  • Hidráulica

    Ana Isabel Vale (ABprojectos)
  • Elétrica

    Maria Da Luz Santiago (RS Associados)
  • Instalações

    Raul Bessa (GET)
  • Mais informações Menos informações
© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. A pretexto de projetar uma escola para crianças do ensino pré-primário e primário pretendeu-se resolver um problema urbano: O quarteirão disponível para a construção caracterizava-se por ser um grande vazio encravado entre escalas e linguagens díspares, expectante para se integrar no tecido urbano.

Croqui
Croqui

O programa da escola é composto por três núcleos programáticos principais: Salas de aula, Biblioteca, Espaço comum para Ginásio e Cantina. Cada um com diferentes áreas e volumes. Essa diferenciação dimensional e programática, permitiu a sua divisão em diferentes corpos, colocando-os em diferentes pontos do terreno, de modo a pontuar um lote de geometria triangular, com diferentes escalas na sua envolvente.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

O volume das salas de aula, ocupa longitudinalmente o lado maior do terreno, mais baixo e fortemente horizontal, relacionando-se paisagisticamente com o terreiro vazio existente a Norte e virando a ala de salas de aula principal para Sul.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

O volume da Cantina, estabelece-se como um corpo maior, que se relaciona com os edifícios de habitação colectiva, dessa zona do território.

Planta
Planta

Na ponta mais afunilada do terreno, levanta-se um prisma triangular, que acolhe o espaço da leitura e remata o quarteirão a Poente, fazendo a aproximação à zona mais informal da malha urbana.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Estes três edifícios são ligados por um muro periférico em alvenaria de tijolo à vista, que constrói um limite contínuo para todo o recinto, ligando os espaços vazios (recreios e pátios) e espaços construídos da escola. Este muro em tijolo caracteriza fortemente a intervenção urbana, de certo modo mantendo a sua vocação original de um grande recinto disponível para a cidade.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Atribui-lhe uma linguagem tectônica, ligando a construção ao solo e realizando uma continuidade permanente entre espaço interior e espaço exterior.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Escola em Padrão da Légua / Nuno Brandão Costa" [School in Padrão da Légua / Nuno Brandão Costa] 18 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799452/escola-em-padrao-da-legua-nuno-brandao-costa> ISSN 0719-8906