Parque da Familia / Boza Arquitectos

Parque da Familia / Boza Arquitectos - Mais Imagens+ 31

Quinta Normal, Chile
  • Arquitetos: Boza Arquitectos; Boza Arquitectos
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guy Wenborne
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fahneu, Rubber, Travieso Golf
  • Construção: Brotec
  • Engenharia: CICSA Consult
  • Texto: Pedraza-BozaW
  • Arquitetos Paisagistas: Claudia Oñate Pechini, Pilar Lozano Navarro, Paulina Márquez, Maria Cecilia Vergara
  • Engenheira Agrônoma: Maria Gabriela Saldías
  • Irrigação: Francisco Benavides
  • Iluminação: Paulina Villalobos, Pamela Padruno
  • Superfície Ou Volume Construído: 9.1 Superfície Total: 200000
  • Arquitetos Responsáveis: BOZA ARQUITECTOS; Cristián Boza D, Cristián Boza W, Diego Labbé, Eduardo Ruiz-Risueño, Michel Carles Tapia
  • Colaboradores: Pedro Pedraza,Víctor Reyman, Karina Lecaros,Felipe Selman, Víctor Alegría
  • Promotor / Propietário E Construtora: Governo de Chile – Ministério de Obras Públicas MOP
  • Cidade: Quinta Normal
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Guy Wenborne

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia do Parque Fluvial nasceu em 2001 com o objetivo principal de recuperar as margens do Rio Mapocho através da implementação de eclusas controláveis ao longo de 34 km do rio. A intenção original é gerar diversos polos de desenvolvimento ao longo do percurso fazendo referência a um rio navegável.

© Felipe Díaz Contardo
© Felipe Díaz Contardo

Localizado na zona oeste de Santiago, o Parque da Familia é uma intervenção urbana sustentável de espaço público. O objetivo principal é valorizar as margens do Rio Mapocho e reabilitar uma zona industrial degradada que se integra através do canal de água.

Planta

Para uma primeira aproximação do projeto é possível explicar o parque em três abordagens essenciais: mais a partir do contemporâneo, a partir da superação dos preconceitos, e a criação de um novo imaginário paisagístico.

Cortesía de Cristian Boza Wilson
Cortesía de Cristian Boza Wilson

Nas palavras de Joan Roig, arquiteto e paisagista espanhol: tornar contemporâneo, ou em outras palavras, atualizar a profissão. O Parque Renato Poblete é essencialmente projetado por um grupo de jovens arquitetos que superaram a inércia de continuar o desenho de suas referências paisagísticas mais próximas. Neste sentido, propõem um desenho complexo para o contexto nacional a partir do que a teoria da paisagem chamada groundscape, que é basicamente entender que a superfície manipulada é compreendida em suas três dimensões físicas.

© Felipe Díaz Contardo

O Parque propõe uma superação de preconceitos urbanos. O primeiro, é a suposta impossibilidade de represar uma corrente. Questão esta que foi discutida por anos na imprensa por diferentes ditos especialistas que pensavam que a única forma de construir eclusas eram as referências de rios europeus. Segundo, o parque nesta região de Santiago não poderia ter padrão muito alto por tratar de comunidades com menores recursos. O projeto e execução do parque não foi a partir da escassez mas sim da eficiência, reabilitando uma zona industrial degradada.

Corte
Corte
Corte

Se há algo que o parque propõe à cidade é a possibilidade de voltar a recuperar as vistas sobre o rio em suas margens. O parque se comporta como as curvas do rio; desvia sua água, rega sua vegetação. De bicicleta ou de vários passeios das bordas, é possível ver a bacia do Rio Mapocho, sua relação com o Cerro Renca e o eixo que se forma até a Cordilheira. Suas paredes de contenção com taludes permite essa proximidade que tanto desejava a sociedade civil em suas inúmeras apropriações esporádicas de aproximação do rio canalizado. Em direção ao interior, propõe-se a vertigem de estar sobre e em contato com a água do rio.

© Felipe Díaz Contardo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av Costanera Sur 3201, Quinta Normal, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque da Familia / Boza Arquitectos" [Parque de la familia / Boza Arquitectos] 17 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799412/parque-fluvial-padre-renato-poblete-boza-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.