Casa Plissada / Johnsen Schmaling Architects

Casa Plissada / Johnsen Schmaling Architects - Mais Imagens+ 13

Door County, Estados Unidos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  172
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ArchiSpec
Cortesia de Johnsen Schmaling Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena residência projetada para uma designer e seu marido encontra-se na costa arborizada a leste do condado Door em Wisconsin, uma estreita península no lago Michigan. Incrustado em um denso bosque de árvores caducifólias e coníferas o modesto volume do edifício está silenciosamente localizado em um pequeno clarão na floresta, na borda leste do terreno levemente inclinado; sua baixa silhueta praticamente desaparece na vegetação circundante. A restringida paleta de materiais exteriores do edifício se limita ao cedro carbonizado do norte de Wisconsin; sua textura e sombria cor escura complementa-se com cedro envernizado claro, alumínio anodizado escuro e vidro.

Cortesia de Johnsen Schmaling Architects

Remetendo a profundidade e as oscilações da superfície que cobre os troncos das árvores, as tábuas de madeira foram instaladas sobre faixas de diferentes profundidades para formar uma suave pele dobrável e ondulada. Estrutura não muito diferente de uma cortina plissada - um véu serpenteante altamente facetado que envolve a casa e substitui o que poderia ter sido um perímetro convencional bem definido, com um limite mais ambíguo, que suaviza a geometria rigorosa do edifício e modera a transição da construção artificial com o contexto natural.

Cortesia de Johnsen Schmaling Architects

Um estreito caminho de cascalho conduz a um pequeno pátio esculpido profundamente na massa retangular da casa, um espaço cônico cuja perspectiva forçada converge ao hall envidraçado e continua até a habitação exterior no lado oposto, emoldurando as vistas da casa e a paisagem silvestre do terreno. Uma parede contínua de madeira levemente lixada em ângulos com um acabamento brilhante cria uma superfície altamente tátil de faixas dobradas que se estende desde a estação de serviço da casa e marca visualmente a sequência de entrada. No interior, o hall conecta-se a um espaço aberto com um sistema de portas de correr envidraçadas de grandes dimensões que proporciona acesso a um patio linear, um plano levemente pavimentado fundido na topografia existente e contido por um largo e iluminado banco de concreto que corre paralelamente à casa. 

Cortesia de Johnsen Schmaling Architects
Planta Baixa
Cortesia de Johnsen Schmaling Architects

Do outro lado das grandes portas de correr, uma delicada e escultural escada de aço, com apoio de hastes verticais, fixa a estrutura e conduz à suíte superior e ao amplo telhado verde que cobre o volume principal do edifício. Contrastando com a cobertura exterior escura do edifício, a paleta de materiais do interior está dominada por muros brancos, móveis laqueados em branco e um piso de concreto polido.

Cortesia de Johnsen Schmaling Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Plissada / Johnsen Schmaling Architects" [Pleated House / Johnsen Schmaling Architects] 15 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799329/casa-plissada-johnsen-schmaling-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.