O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Marcos Miguelez
  6. 2016
  7. Revitalização de Casarão do séc. XVIII / Marcos Miguélez

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Revitalização de Casarão do séc. XVIII / Marcos Miguélez

  • 21:00 - 14 Novembro, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Revitalização de Casarão do séc. XVIII / Marcos Miguélez
Revitalização de Casarão do séc. XVIII / Marcos Miguélez, © Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez

© Antonio Vázquez © Antonio Vázquez © Antonio Vázquez © Antonio Vázquez + 35

© Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez

Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação está situada na praça da prefeitura de Ponferrada, na base do 'Arco do Relógio', que foi uma das portas de acesso à cidade medieval. A muralha de alvenaria forma parte do edifício em uma das suas fachadas e a cruza lado a lado como um dos muros de carga da edificação tendo, por sua vez, a empena compartilhada com o convento de clausura das Concepcionistas, que permitiram sua conservação.

© Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez

A residência responde a construção tradicional do casarão Berciana do século XVIII de planta retangular, formada por volumes geminados com pátio interior e torre estratificando seus usos por alturas. A planta superior se dedicava a moradia com uma área para oficinas e seu térreo orientado a atividades agrícolas ou comerciais. 

Seus muros, escadas, varandas, beirais e pisos são elementos protegidos que refletem as diferentes etapas de crescimento da cidade. A muralha medieval com sua sobreposição de fases e alturas, o forno, o poço, o escudo e a torre são traços típicos da casa tradicional do século XVIII. Os artesanatos, os ladrilhos hidráulicos e escadas representam o interior da burguesia industrial do século XIX e as mudanças do século XX nas suas fachadas para o uso comercial. Durante o início do século XXI são feitas obras de estabilização e conservação.

© Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez

A encomenda, como objeto guia para a reabilitação, nos exige adaptar o antigo edifício às chaves funcionais de um novo uso como restaurante, mantendo na íntegra sua identidade, readaptando os espaços.

© Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez

© Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez

Pensamos em uma estratégia clara, a de resolver as necessidades de conforto e instalações com a tecnologia contemporânea, conjugando-a com o valor histórico do lugar. Intervimos através de processos que extraem as camadas supérfluas. Ao despojar o edifício destas peles aparecem elementos singulares que decidimos valorizar. Recuperamos os muros de carga de alvenaria, os ladrilhos hidráulicos, os tetos decorativos, as divisórias feitas em tramado de madeira e pedra tradicionais, peças do mobiliário, parte das carpintarias em portas e janelas. O novo é construído independentemente ao existente, mas continuando a estratégia de materiais nobres e técnicas tradicionais, entrelaçando pedra natural, argamassa de cal e artesanato de gesso, madeira, vidro e metais diferentes.

Section
Section
Section
Section

Como organização espacial propomos rearticular o espaço em torno dos vazios. No primeiro corpo do edifício, abre-se um vazio de altura dupla, como um átrio interior que conecta o térreo e primeiro pavimento. No segundo corpo edificado, orientamos os usos em volta do pátio existente que envolve a muralha, criando luz e espaço. O resultado resume-se um projeto carregado de particularidades que tem como o objetivo devolver à cidade os elementos do seu patrimônio histórico.

© Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Revitalização de Casarão do séc. XVIII / Marcos Miguélez" [XVIII Emblazoned House Refurbishment / Marcos Miguélez] 14 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799325/revitalizacao-de-casarao-do-sec-xviii-marcos-miguelez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.