Residência KS / Arquitetos Associados

Residência KS / Arquitetos Associados

Residência KS  / Arquitetos Associados - FachadaResidência KS  / Arquitetos Associados - Porta, TijoloResidência KS  / Arquitetos Associados - Escada, Fachada, CorrimãoResidência KS  / Arquitetos Associados - Imagem 5 de 43Residência KS  / Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 38

Natal, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  410
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Ello Esquadrias, Tijolaria Uruau, Vitrine Vidros, Vulcano
  • Arquiteto Responsável: Alexandre Brasil
  • Equipe: Alexandre Brasil, Paula Zasnicoff e Raquel Araújo
  • Autores: Alexandre Brasil, Paula Zasnicoff e Raquel Araújo
  • Projeto Estrutural: Engecal
  • Projeto Hidrossanitário: AMD Engenharia
  • Projeto Elétrico: AMD Engeharia
  • Cidade: Natal
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência KS  / Arquitetos Associados - Fachada, Janela, Aido
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desejo inicial por privacidade e a consideração das condicionantes locais orientaram o projeto desta residência, fechada para fora, mas aberta para um grande vazio interno de três pavimentos com o objetivo de estabelecer riqueza espacial com variedade de pés direitos, grandes volumes de ar e conseqüente melhor conforto ambiental.

Residência KS  / Arquitetos Associados - Escada, Fachada, Corrimão
© Joana França

O volume criado explora ao máximo os parâmetros que regulamentam as construções do condomínio: recuos mínimos de cinco metros na frente, quatro metros no fundo, dois metros nas laterais e máximo de sete metros e meio de altura a partir do nível do primeiro pavimento [desde que este esteja a uma altura máxima de um metro e vinte e cinco centímetros a partir do nível do terreno natural. Deste modo foram criados três pavimentos. No subsolo (semi enterrado) encontram-se garagem e ateliês; ao nível térreo (semi elevado), as áreas sociais e de convívio; e elevadas, as áreas íntimas.

Residência KS  / Arquitetos Associados - Janela, Iluminação, Fachada, Banheira, Viga
© Joana França
Residência KS  / Arquitetos Associados - Imagem 39 de 43
Corte / Fachada
Residência KS  / Arquitetos Associados - Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Joana França

Na busca deliberada por maior variedade espacial e melhor acondicionamento do programa ao volume procurou-se variar o desenho dos pisos ao invés de simplesmente empilhá-los. Sobre o vazio erguem-se os demais pavimentos. No térreo elevado duas lajes se estendem no sentido transversal da construção de uma face lateral até a outra, interligadas por uma passarela. A laje que se volta para a rua abriga salas de estar e tv/cinema. Na laje do fundo, integradas ao quintal, encontram-se sala de jantar, cozinha e área de serviço. No segundo pavimento as lajes se estendem no sentido longitudinal desde a frente até o fundo, interligadas por uma passarela transversal, abrigando quartos e banheiros.

Residência KS  / Arquitetos Associados - Fachada, Corrimão, Janela, Balcão
© Joana França

A construção teria como primeiro passo a escavação do solo e sua contenção por um muro de arrimo, gerando o espaço necessário para a futura ocupação. Sobre este vazio ergue-se o volume da residência, com pilares e lajes em concreto armado e cobertura em telhas metálicas sobre estrutura metálica. Por fim, os planos de fechamento e vedações externas em vidro e tijolos maciços são agregados a essa ossatura, conferindo o aspecto final da residência.

Residência KS  / Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Joana França

Residência KS  / Arquitetos Associados - Tijolo, Fachada, Pilar
© Joana França

A paginação diferenciada dos tijolos estabelece pequenas aberturas na fachada que permitem a iluminação e ventilação dos espaços internos. Para garantir maior conforto térmico criou-se na parte mais alta da casa uma faixa de ventilação permanente e janelas junto ao chão, proporcionando o efeito Venturi.

Residência KS  / Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência KS / Arquitetos Associados" 24 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799094/residencia-ks-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.