O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Religiosa
  4. Irã
  5. Kalout Architect Studio
  6. 2012
  7. Complexo Imam Reza / Kalout Architect Studio

Complexo Imam Reza / Kalout Architect Studio

  • 11:00 - 10 Novembro, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Complexo Imam Reza / Kalout Architect Studio
Complexo Imam Reza / Kalout Architect Studio, © Parham Taghioff
© Parham Taghioff

© Parham Taghioff © Parham Taghioff © Parham Taghioff © Parham Taghioff + 28

  • Consultor de Arte

    Bita shekari
  • Equipe de Projeto

    Nasim Alavi, Shima Mavedati, Navaz Foladzari, Masoud Roknipour, Anahita Basiri, Atefeh Ahoie, Ghazal Refalian, Reza Valajam, Bijan Vaziri, Mohammad Karimi, Farnosh Esmaili
  • Estrutura

    Behrang Baniadam
  • Engenharia Mecânica

    Jafar Asadi
  • Engenharia Elétrica

    Mohammad reza Hosseini
  • Supervisor Geral

    Reza jalali
  • Supervisor

    Reza Karimi
  • Supervisor da Equipe

    Reza jafari, Maryam Johari, Vadod Asadollahvash, Karim Tabari, Bahram Alvand, Shervin Atrsaiy, Milad Asgarian
  • Equipe de Arte

    Peiman Banishorka, Hossein Tonekaboni, Mohsen Daienabi, Reza Gharebaghi, Farid Bakhtiari
  • Assessor

    Mehdi Hojat
  • Mais informações Menos informações
© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

Descrição enviada pela equipe de projeto. A localização do complexo religioso e cultural do Iman Reza na área cultural do Teerã (capital do Irã) orienta o projeto em relação a criação de um espaço urbano para a interação social e participação de diferentes gerações e grupos sociais. 

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

A ideia da correlação e interação entre os diferentes grupos sociais e o desejo de fomentar a presença da nova geração no complexo se refletem na forma final da Shabestan que foi determinada pela ideia de entrelaçar as mãos como símbolo de unidade e coesão social. Seguindo a forma principal, as alas laterais do edifício com as funções adicionais, se elevam e descansam no solo para criar uma inovadora forma visual. 

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

A forma principal da Shabestan, com a grandeza de um espaço religioso, oferece a oportunidade de uma experiência única para cumprir com a ambição de conectar-se com o criador. A estrutura também é formada por um pátio escavado, uma das características da arquitetura persa, que permite aos usuários estar longe da multidão exterior e perceber o edifício em um espaço tranquilo. 

Planta baixa - térreo
Planta baixa - térreo

Além disso, a presença de água aumenta a transparência do desenho. Este espaço não somente faz com que a separação da vida cotidiana seja possível, mas também participa no processo de transferência. 

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

O complexo consta de várias áreas funcionais como uma mesquita, uma galeria de arte, um café-livraria, um anfiteatro e um centro de TI, todos eles desenhados de forma unificada. 

Corte AA
Corte AA

Pátio

Além disso, a presença do usuário e o possível movimento em diferentes espaços são reforçados por corredores laterais junto ao Shabestan, a fim de ampliar os espaços urbanos que rodeiam o projeto e conferem vida a ele. 

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

Na construção do projeto, existem algumas referências à identidade social dos usuários para evocar seus recursos da história da arquitetura islâmica e persa.

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

Os tijolos utilizados na paredes dos corredores e no Shabestan junto com o vidro, expressam o movimento ascendente simbólico da terra à luz. O vidro, feito a mão, que cobre a cúpula principal está gravado com os nomes de Deus e inicia a partir de uma relação cara a cara com as orações e culmina no céu ao longo da cúpula. 

© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

Outro símbolo, a estátua de cedro, que na cultura persa representa a constância, a vida e a liberdade, se utiliza no projeto como um ponto de referência. 

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Imam Reza / Kalout Architect Studio" [Imam Reza Complex / Kalout Architect Studio] 10 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799038/complexo-imam-reza-kalout-architect-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.