Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Campus Universitário URV / Josep Ferrando + Pere Joan Ravetllat + Carme Ribas

Campus Universitário URV / Josep Ferrando + Pere Joan Ravetllat + Carme Ribas

© Pedro Pegenaute © Pedro Pegenaute © Pedro Pegenaute © Pedro Pegenaute + 31

Universidade  · 
Tortosa, Espanha
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Pere Joan Ravetllat, Josep Ferrando, Carme Ribas
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Ano Projeto Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    2011
  • Fotógrafo Created with Sketch.
  • Arquitetos Responsáveis

    Josep Ferrando + Pere Joan Ravetllat + Carme Ribas
  • Unidade

    m2
  • Construtora

    Construccions PAI, S.A.
  • Arquitecto Técnico

    Toledo-Villarreal + Valeri Consultors
  • Engenheiro Estrutural

    NB-35 Barcelona
  • Colaboradores

    Marc Nadal + Ferran Laguna + Roman Ortega + Olga Schmid + Aida Espanyol + Tania Oramas
  • Orçamento

    9.800.000 €
  • Cliente

    Universitat Rovira I Virgili
Mais informações Menos informações
© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

Situação

O novo edifício do Campus das “Terres del l’Ebre” encontra-se na área do Parque Ferial de Tortosa, ao norte da cidade, em um âmbito situado entre o rio Ebro e o bairro de Remolins.

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

Localização

A localização é especialmente atrativa por sua complexidade. Trata-se de um terreno representativo e claramente identificável como marco urbano. A meio caminho entre o parque e a cidade, a proposta pretende suavizar a transição entre o entorno natural e o urbano. Por uma parte, podemos descobrir o novo edifício em meio as árvores, como uma peça fragmentada e descontinua para permitir uma fácil integração com o entorno do parque. Desde o outro lado, contrariamente, é capaz de oferecer uma fachada urbana mais compacta que se sobrepõe a topografia urbana assumindo a altura habitual da cidade. 

Modelo
Modelo

Sua plataforma de assentamento situa-se a uma cota superior a do parque devido ao risco de inundações. A diferença de cotas entre o parque e o edifício é resolvido através de uma série de rampas que conferem continuidade ao espaço do parque.

Planta 3D
Planta 3D

O edifício 

Em planta, o edifício se afasta da rua para obter o perímetro necessário para a disposição do programa e ao mesmo tempo pode ser atravessado com facilidade. Contrariamente, o que representaria um edifício-barreira, a disposição facilita os percursos em diagonal e permite relacionar o parque com a avenida que conecta a cidade e o recinto feiral. O novo Campus quer ser a porta do parque criando um começo e um final e, ao mesmo tempo, ser a ante-sala da citada avenida. Esta dualidade da localização caracteriza sua implantação.

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

O programa

A forma da planta permite configurar uma boa disposição do programa solicitado. São estabelecidas galerias externas agrupando-se por áreas temáticas, reduzindo a circulação interior, minimizando os corredores e gerando praças ou pequenos espaços de relação. Entre estes espaços comuns e os de usos específicos situados na fachada se dispõe um elemento de espessura variável que serve de transição e filtro. Contém espaços de apoio como banheiros, pátios de instalações, bilheteria, etc... favorecendo a absorção acústica. 

Planta
Planta

A secção pretende trazer a luz natural para o centro do edifício naqueles espaços estratégicos como o término dos espaços de circulação. Além disso, permite situar o programa mais público ou aberto no térreo onde estão localizados o hall com o espaço expositivo, a biblioteca conectada com os espaços de informática, a sala de estudo e o bar. No primeiro pavimento existem três tipos de sala de aula que abrigam as necessidades docentes, já no segundo pavimento estão localizadas as salas dos professores. Finalmente, o terceiro pavimento abriga a sala da direção conjuntamente com os espaços de extensão universitária.

Axonométricas
Axonométricas

A estrutura

O projeto contempla a construção de um edifício que apresenta o formato de uma estrela quando visto em planta baixa, com um corpo central praticamente quadrado, onde se situa a junta de dilatação. Ao redor do corpo central são dispostos cincos alas com estruturas independentes. 

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

Nas zonas perimetrais planejava-se uma solução de forro unidirecional com nervuras pós-tensionadas apoiadas sobre vigas planas.

Modelo
Modelo

Na zona central, destinada basicamente a distribuição e comunicação vertical entre áreas comuns, estão posicionadas luzes entre os pilares de 9,60m em duas direções. Através desta iluminação, planejou-se um forro reticular. 

Detalhe Corte
Detalhe Corte

A envolvente 

Exteriormente pensou-se um um revestimento modular de concreto que garante a continuidade da fachada. São diferenciados os dois tipos de peça de dimensões 1,20 x 4,20m: um painel opaco e outro treliçado que peneira a luz. Segundo as necessidades dos espaços interiores podemos encontrar a peça opaca, a peça de treliça ou nenhuma das duas, fazendo com que possamos descobrir as diferentes visões em relação ao parque e a cidade. 

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

Na área do pórtico de acesso do térreo, coloca-se um revestimento sobre a vedação cerâmica de placas de aço galvanizado, sobre um sistema de suporte também feito com perfis de aço galvanizado. 

Detalhe
Detalhe

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Av. de Remolins, 43500 Tortosa, Tarragona, Espanha

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Campus Universitário URV / Josep Ferrando + Pere Joan Ravetllat + Carme Ribas " [Campus Universitario URV / Josep Ferrando + Pere Joan Ravetllat + Carme Ribas] 10 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799036/campus-universitario-urv-josep-ferrando-plus-pere-joan-ravetllat-plus-carme-ribas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.