Casa MD / Pedro Livni

Casa MD / Pedro Livni - Mais Imagens+ 28

Montevidéu, Uruguai
  • Arquitetos: Pedro Livni; Pedro Livni
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  145
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico Cairoli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alufran, Vidrieria BIA
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma habitação unifamiliar localizada numa esquina que ocupa o interior de um pequeno galpão pré-existente que antigamente alojava uma oficina têxtil. O galpão é utilizado como proteção de uma urbanidade muito próxima.

© Federico Cairoli

Nesse momento nos interessava como William Kentridge, em algumas de suas coreografias, adaptar o corpo para se configurar em outra coisa, um tema também muito recorrente em suas gravuras. Associado a esta premissa e para produzir um efeito de estranhamento no galpão associado a outro destino, a casa é feita mediante a introdução de um corpo alheio que a ocupa, modela o interior e se desenvolve na vertical até se fazer visível na cobertura como um objeto estranho. Disto resulta um forte contraste entre um exterior severo pautado pelo galpão ressignificado e uma interioridade fluída que é resolvida em secção num mundo autônomo e introvertido.

Planta
Planta
Planta

O térreo abriga os espaços comuns - estar, copa, cozinha-, que ficam totalmente livres e abertos para um pátio interior localizado no fundo. Este espaço é pautado por um único pilar em forma de "V" invertido e a chegada da escada ao solo. O nível intermediário, que abriga o dormitório de Lola e um estúdio, é sustentado por este pilar e gera uma sequência de espaços com pé-direito duplo. O nível superior, que contém o dormitório dos pais, apóia-se sobre as paredes do galpão existente e possui um terraço. Os três níveis se vinculam por uma escada contínua realizada em madeira que em sua monumentalidade contrasta com a pequena escala da casa.

© Federico Cairoli
Maquete
© Federico Cairoli

A partir do exterior, as paredes ásperas do galpão contrastam com o volume preto que se soma sobre a cobertura.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MD / Pedro Livni" [MD House / Pedro Livni] 08 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799013/casa-md-pedro-livni> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.