Moradia Estudantil / C.F. Møller

Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 2 de 62Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 3 de 62Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 4 de 62Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 5 de 62Moradia Estudantil / C.F. Møller - Mais Imagens+ 57

  • Arquitetos: C.F. Møller C.F. Møller C.F. Møller C.F. Møller
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  13700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Arquiteto Responsável: C.F. Møller C.F. Møller C.F. Møller C.F. Møller
  • Engenharia: Niras
  • Paisagismo: C.F. Møller Architects
  • Cliente: The A.P. Møller and Chastine Mc-Kinney Møller Foundation
  • Cidade: Odense
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 5 de 62
© Torben Eskerod

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da nova moradia estudantil para a Universidade do Sul da Dinamarca, em Odense, é baseado em um forte espírito de comunidade. As 250 residências de estudantes estão localizadas em três edifícios interligados de 15 pavimentos. Isto significa que a residência não tem frente ou fundos, mas parece atraente de uma perspectiva de 360 graus. A forma distintiva do edifício irá torná-lo facilmente reconhecível no campus, e claramente anuncia seu conteúdo residencial diferenciado.

Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 44 de 62
Planta - Térreo
Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 60 de 62
Diagrama

O projeto constitui uma ligação entre o campus universitário linear de 1966 e o novo Cortex Park, um Parque de Pesquisa e Conhecimento projetado por C. F. Møller em 2009 como um aglomerado urbano mais irregular e denso. A estrutura clara da universidade é também uma inspiração para a moradia estudantil: com seu layout centrado em espaços comuns em todos os pavimentos, o novo edifício reinterpreta o campus existente da universidade, administrável, de escala humana e configurado em torno de ambientes comuns - uma espécie de campus vertical.

Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 11 de 62
© Torben Eskerod

O terreno desce suavemente em direção a um pântano alongado a sul e o edifício residencial torna-se parte da estrutura do parque de ciência, com as três torres formando um marco claro na extremidade leste do empreendimento. As três torres são rotacionadas uma em relação à outra, inscrevendo-se nos ângulos facetados do parque de ciência, enquanto a direção da praça frontal unindo as torres faz referência ao modernismo linear do campus universitário.

Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 15 de 62
© Torben Eskerod

Os dormitórios estão localizados nas faces externas das três torres, onde todos eles desfrutam de uma vista sobre a paisagem sem invadir visualmente os quartos vizinhos, devido às voltas e torções do edifício. Cada quarto tem uma varanda privada, que ajuda a tornar os apartamentos atraentes, mas também tem uma função ambiental: o sombreamento das varandas internas ajudam a controlar o ganho solar, contribuindo para uma poupança de energia significativa.

Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 30 de 62
© Torben Eskerod
Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 51 de 62
Planta do Dormitório
Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 20 de 62
© Torben Eskerod

Movendo-se para dentro dos ambientes privados em direção à cozinha comum no centro, as áreas tornam-se gradualmente mais e mais coletivas: uma sala de estar compartilhada funciona como um ponto de encontro social para cada grupo de sete quartos, e como transição para os espaços totalmente comuns. As cozinhas no centro de cada pavimento são compartilhadas por todos, e dispõem de amplas fachadas envidraçadas que garantem luz e vistas em três direções.

Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 21 de 62
© Torben Eskerod
Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 47 de 62
Planta - 12º Pavimento
Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 23 de 62
© Torben Eskerod

As áreas comuns não estão presentes apenas nos andares residenciais: o Campus Hall também dispõe de um café no piso térreo, bem como salas para grupos, áreas de estudo e espaços de festa nos pisos superiores, com terraços em vários níveis desfrutando de uma vista magnífica da cidade e da universidade. As áreas comuns são cuidadosamente classificadas como pequenas e íntimas a salas maiores para grandes ocasiões, para estabelecer um equilíbrio entre o coletivo e a necessidade de privacidade.

Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 24 de 62
© Torben Eskerod

O Campus Hall é uma construção de baixa energia feita a partir de materiais de qualidade que atendem aos rigorosos códigos dinamarqueses para o plano de 2020e dá prioridade ao transporte público e ao ciclismo - é fornecida uma bicicleta para cada morador. O conceito geral de energia do edifício é baseado na otimização dos parâmetros de design passivo, como forma, orientação, adaptação às condições climáticas, iluminação natural, pé-direito e massa térmica estrutural, bem como um envelope altamente isolado e hermético, uso de ventilação natural cruzada e extensiva recuperação de calor a partir do ar de exaustão, águas residuais e chuveiros.

Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 37 de 62
© Torben Eskerod

As três torres são construídas de tijolos acinzentados de tom quente, feitos sob medida, com juntas ligeiramente pronunciadas. A fachada também possui segmentos em tons quentes, com uma mistura de perfis de madeira e painéis de metal.Apesar de sua altura única, a moradia estudantil se mescla organicamente com a paisagem protegida da floresta circundante, com o seu próprio parque e lago pequeno.

Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 9 de 62
© Torben Eskerod

A paisagem circundante é projetada em conformidade com os princípios do uso sustentável dos recursos, onde o equilíbrio do solo, precipitação e habitats de animais selvagens são administrados em uma hierarquia recreacional. Uma série de áreas precisamente definidas constituem áreas de atividades e espaços de jardim multifuncionais com quadras de vôlei e degraus para sentar. Elas estão distribuídos na proximidade do edifício, intercalados naturalmente com zonas pantanosas e vegetações aquáticas, e ligadas por uma rede de caminhos, que permitem que o resto do parque de ciência e a Universidade vivenciem o exuberante jardim da residência.

Moradia Estudantil / C.F. Møller - Imagem 6 de 62
© Torben Eskerod

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Odense, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Moradia Estudantil / C.F. Møller" [Student Housing / C.F. Møller] 19 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798903/moradia-estudantil-cf-moller> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.