Casa para uma Senhora Modernista / Phillip Lühl

Casa para uma Senhora Modernista / Phillip Lühl - Mais Imagens+ 12

Windhoek, Namíbia
© Christine Skowski

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa original foi projetada em 1968 por Stauch and Partners como uma casa e estúdio para uma artista, a irmã do arquiteto. É um exemplo impressionante da arquitetura modernista com claras referências às primeiras fases da Bauhaus, onde Stauch estudou. Embora situada em um grande terreno de quase 3000 metros quadrados, a casa foi projetada como um pavilhão de dois andares, com o estúdio da artista, a garagem e um quarto para empregados embaixo. No centro da casa, uma escada leva ao apartamento de dois quartos no primeiro andar. As plantas livres da área de jantar e estar são visualmente ampliadas devido a um terraço com vista para o centro da cidade de Windhoek a nordeste.

© Christine Skowski

No piso térreo, 16 colunas de concreto espaçadas em um grid de 4m x 4m apoiam uma laje de concreto que se projeta em balanço cerca de meio metro para todos os lados. O primeiro pavimento possui paredes externas autoportantes que permitem a distribuição mais flexível das paredes internas. Com seu beiral de meio metro, o telhado reproduz o balanço da laje de concreto, e sua suave inclinação não permite que seja visto de baixo. O forro em pino natural de encaixe macho-fêmea continua de dentro para fora, formando o beiral sem definir a linha de fechamento.

A neta do proprietário original e seu marido precisaram fazer alterações na casa. O estúdio do andar térreo tinha sido alugado para um amigo com uma extensão auto-construída que serviu como quarto extra, enquanto o quarto dos empregados foi transformado em um quarto de hóspedes. A garagem tinha sido convertida em um pequeno apartamento e as duas crianças tinham que compartilhar um quarto pequeno, ansiosos para ter o seu próprio quarto. Uma adição era claramente necessária.

© Christine Skowski

Expandir um pavilhão modernista que estava em sua forma quase original tornou-se o principal desafio do projeto. A escolha de estruturas autônomas que dificilmente tocam o prédio original e falam uma linguagem formal própria foi consciente. O quarto adicional para as crianças e o andar térreo para alugar seriam acomodados em uma adição a noroeste em forma de torre. Uma nova suíte para hóspedes, uma garagem e o pequeno apartamento seriam acomodados em um segundo volume ao sul do prédio, com uma escada externa que levaria a um terraço, formando a nova entrada principal da casa.

© Christine Skowski

Mantendo a simplicidade e a materialidade reduzida da casa original, as adições foram executadas como volumes cúbicos de blocos de concreto que referenciam a casa original em seu dimensionamento e a posição das grandes janelas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa para uma Senhora Modernista / Phillip Lühl" [Backpack for Modernist Lady / Phillip Lühl] 07 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798830/casa-para-uma-senhora-modernista-phillip-luhl> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.