Loja Coven + Printing / Play Arquitetura

Loja Coven + Printing  / Play Arquitetura - CadeiraLoja Coven + Printing  / Play Arquitetura - Imagem 3 de 24Loja Coven + Printing  / Play Arquitetura - MesaLoja Coven + Printing  / Play Arquitetura - Mesa, Prateleira, CadeiraLoja Coven + Printing  / Play Arquitetura - Mais Imagens+ 19

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Play Arquitetura; Play Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Bassetti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alva Design, Loja do Teo, Marcato Arte Metálica, Omni Marcenaria, Pro vidros, Pé Palito, Stone Depot, Tempus, Up Iluminação
  • Construção: UNI
  • Marcenaria/Serralheiria: Omni
  • Colaboração: Isabella Flach, Marcos Prado, Beatriz Fonseca
  • Architect In Charge: Marcelo Alvarenga, Juliana Figueiró
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Loja Coven + Printing  / Play Arquitetura - Mesa, Prateleira, Cadeira
© Ricardo Bassetti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Duas lojas com identidades distintas ocupando um mesmo imóvel, um típico sobrado paulistano: a Coven no andar térreo e a Printing no piso superior

Este foi o enredo do projeto e sua premissa foi respeitar a identidade de cada marca, porém com elementos e espaços comuns às duas.

Loja Coven + Printing  / Play Arquitetura - Prateleira
© Ricardo Bassetti
Planta
Planta

À necessidade de um espaço de transição que equilibrasse o acesso às duas lojas juntou-se o objetivo de potencializar o contato entre loja e público passante, explorando as características do comércio de rua. 

Criou-se então um primeiro espaço que funciona como um grande hall e também vitrine, comum às duas marcas. O piso contínuo desde a calçada reforça a ideia de continuidade entre exterior e interior e portas de correr que se escondem fazem com que este espaço se torne um prolongamento do recuo frontal. Um banco de mármore foi construído para favorecer a convivência entre as pessoas.

Loja Coven + Printing  / Play Arquitetura - Imagem 3 de 24
© Ricardo Bassetti

A partir deste hall, cada loja se organiza nos seus respectivos pisos com imagens e características arquitetônicas próprias.

A Coven, com personalidade mais moderna e informal, ocupa o andar térreo. O projeto tem como ponto de partida a criação de 2 pátios externos que fornecem luz natural aos ambientes da loja.

Loja Coven + Printing  / Play Arquitetura - Dormitório
© Ricardo Bassetti

Os espaços expositivos foram organizados ritmicamente à esquerda e a direita dos espaços de apoio (caixa, copa, banheiro) e dos pátios, criando um zig zag de pequenos ambientes onde os produtos da marca são oferecidos.

Para dar amplitude ao reduzido espaço e organizar tubulações sem achatar ainda mais o pé direito, optou-se por criar um pergolado internamente, dando continuidade à pérgola que cobre os pátios externos.

Loja Coven + Printing  / Play Arquitetura - Imagem 10 de 24
© Ricardo Bassetti
Loja Coven + Printing  / Play Arquitetura - Imagem 14 de 24
© Ricardo Bassetti

Também com o objetivo de ampliar os espaços, o volume central, onde se encontra uma pequena copa e lavabo para clientes, foi todo revestido de espelho.

O mobiliário foi desenhado com chapa metálica e vidro (e detalhes de madeira) para que resultasse leve e delicado.

Loja Coven + Printing  / Play Arquitetura - Mesa
© Ricardo Bassetti

A Printing, no piso superior, é uma marca especializada em roupas de festa, e como tal exigia uma atmosfera mais clássica e luxuosa.

Aproveitando-se da ausência de laje de cobertura no piso superior, optou-se por fazer o forro no ambiente principal seguindo a inclinação do telhado, resultando num pé direito mais alto.

Loja Coven + Printing  / Play Arquitetura - Imagem 17 de 24
© Ricardo Bassetti
Corte

Materiais como carpete, espelhos bisotados e papel de parede personalizam os demais ambientes.

As araras foram desenhadas especialmente para a marca; ora exploram maneiras inusitadas de expor os vestidos em espaços reduzidos (a 45o), ora se transformam em luminárias.

Loja Coven + Printing  / Play Arquitetura - Imagem 8 de 24
© Ricardo Bassetti

Para a nova fachada criou-se uma grande empena solta da fachada original, de forma a permitir que a luz e ventilação naturais cheguem até o banheiro e estoque situados no piso superior.

A marquise curva e o letreiro sob ela, contrapondo-se à parede angulosa que esconde entrada de energia, depósito e estoque, criam uma imagem forte mas suficientemente neutra para atender às duas marcas.

Loja Coven + Printing  / Play Arquitetura - Pilar
© Ricardo Bassetti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Peixoto Gomide, 1881 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja Coven + Printing / Play Arquitetura" 08 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798718/loja-coven-plus-printing-play-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.