Residência Candelaria / Cherem arquitectos

Residência Candelaria / Cherem arquitectos - Imagem 2 de 9Residência Candelaria / Cherem arquitectos - Imagem 3 de 9Residência Candelaria / Cherem arquitectos - Imagem 4 de 9Residência Candelaria / Cherem arquitectos - Imagem 5 de 9Residência Candelaria / Cherem arquitectos - Mais Imagens+ 4

San Miguel de Allende, México
  • Arquitetos: Cherem arquitectos
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Enrique Macías
  • Projeto Arquitetônico: Abraham Cherem + José Antonio Aguilar
  • Equipe De Projeto: Daniel Huerta + Cristian Noriega
  • Construtora: Cabrera y Asociados
  • Paisagismo: Entorno
  • Iluminação: Artec 3
  • Cidade: San Miguel de Allende
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Residência Candelaria / Cherem arquitectos - Imagem 4 de 9
© Enrique Macías

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Candelaria, localizada na periferia de San Miguel de Allende, foi concebida sob conceitos que denotaram a força em sua presença e pertencimento ao lugar, para o qual decidiu-se retomar o partido das fazendas mexicana e resolver o programa ao redor de pátio que, por si só, contém uma atividade que representa a tensão e a relação das funções dos corpos que os circundam.

Residência Candelaria / Cherem arquitectos - Imagem 3 de 9
© Enrique Macías

Outra intenção chave para o desenvolvimento do desenho foi a decisão de usar como sistema construtivo muros de terra compactada própria do lugar, com agregados naturais que permitem levar a terra a um tom negro. Este elemento foi utilizado como estrutura de integração e mimetismo com o entorno, onde se pretendia que o elemento principal fosse a vegetação.

Residência Candelaria / Cherem arquitectos - Imagem 7 de 9
© Enrique Macías

Em relação as vantagens que o uso da terra compactada apresenta, encontra-se a conservação térmica, já que com muros de 50cm de espessura, em um lugar de clima extremo, como o de San Miguel, criar-se espaços que durante o dia podem permanecer frescos e durante a noite, com o vento e o frio do lugar, irradiam ao interior o ganho térmico que obtiveram durante o dia, gerando espaços aquecidos. Esta estratégia, junto com a economia na compra e o translado de materiais desde locais afastados, faz com que a eficiência no tempo de construção, custo e resultado funcional sejam otimizados da melhor maneira possível.

Residência Candelaria / Cherem arquitectos - Imagem 9 de 9
Planta

Volumetricamente a casa resolve cada um dos espaços de maneira independente, criando blocos de terra negra abrindo-se a natureza que os rodeia por meio de vãos que nascem do piso e atingem 2,44m de altura, transformando-se em grandes janelas em cada corpo. A privacidade e o controle de luz natural se dá por meio de painéis de madeira com persianas giratórias, como placas de geram uma abertura e integração total com o espaço exterior. 

Residência Candelaria / Cherem arquitectos - Imagem 2 de 9
© Enrique Macías

Programaticamente este projeto está situado em um terreno de 4 hectares e consta de uma residência principal, a casa grande, e outra de menor dimensão, a casa de hóspedes, uma casa clube, a casa do vigilante e uma pista de corrida de 1km que une todo o projeto em si, dando um lugar, durante seu percurso, a atividades de estar, contemplação e trânsito entre os volumes que conformam o conjunto da casa. 

Residência Candelaria / Cherem arquitectos - Imagem 6 de 9
© Enrique Macías

A casa grande consta de 12 volumes que se organizam entre si ao redor de 2 grandes pátios principais que dividem as áreas públicas e privadas da casa com 930 m2 construídos e 630 m2 de áreas exteriores entre pátios, terraços, piscina e jardins próprios da área de habitações e dos corredores interiores que tecem o total dos volumes ao exterior.

Residência Candelaria / Cherem arquitectos - Imagem 5 de 9
© Enrique Macías

A casa de hóspedes consta de 4 volumes unidos por um pátio central com um total de 200 m2 de construção. Os materiais empregados neste projeto são terra compactada, madeira no interior e pedra no exterior, acompanhados, em menor medida, por concreto, elementos em ferro e piso cerâmico.

Em resumo, esta residência representa uma fazenda mexicana no período contemporâneo, com um sistema construtivo inovador e eficaz.

Residência Candelaria / Cherem arquitectos - Imagem 8 de 9
© Enrique Macías

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Candelaria / Cherem arquitectos" [Casa Candelaria / Cherem Arquitectos] 19 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798686/residencia-candelaria-cherem-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.