Edifício Residencial Erg 6 / Arhitektu Birojs MG Arhitekti

Edifício Residencial Erg 6 / Arhitektu Birojs MG Arhitekti - Mais Imagens+ 20

  • Design De Interior: Liene Strazda
  • Construtora: Būve un forma” Ltd., “RUP” Ltd
  • Arquiteto Responsável: Guntis Grabovskis
  • Equipe De Projeto: Zanda Zamuška, Inga Gailīte, Agnese Kalniņa, Līva Kalniņa
  • Cidade: Jūrmala
  • País: Letônia
Mais informaçõesMenos informações
© Jānis Piņķis

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício residencial de baixo gabarito está localizado em uma das mais belas cidades à beira-mar da Letônia - Jurmala, no distrito cultural e histórico, entre a zona de dunas e a rua principal, a apenas 200 metros do mar. Originalmente, esta área foi ocupada por um antigo sanatório de dois pavimentos feito em madeira que, como parte deste projeto, foi pesquisado, medido e reconstruído.

© Jānis Piņķis

O projeto foi iniciado em 2012 com o objetivo de preservar o edifício existente, que representa a arquitetura de madeira única de Jurmala, além de modelar uma nova estrutura para o edifício, que não só o complementaria, mas também reaveria suas características históricas existentes. Ao começar o projeto, tomou-se a decisão de desenvolver o volume do edifício como uma solução construtiva unificada que restaura, aproxima e planeja as fachadas para que seu original histórico seja considerado.

© Jānis Piņķis

Durante o processo, o conceito do projeto se desenvolveu naturalmente. Ele baseia-se na comparação de um avô (o edifício histórico) e um neto (o novo volume de construção). Eles são semelhantes e se dão bem, mas são separados pelo tempo: o neto é moderno e atualizado, enquanto o avô estima lembranças de tudo o que aconteceu nos períodos anteriores. A ideia principal do projeto está na sua estrutura de três pavimentos onde a forma do edifício histórico e concentração de detalhes contrasta o novo edifício. Ao mesmo tempo, ambas as estruturas de construção são desenvolvidas usando técnicas semelhantes, que podem ser vistas nas fachadas: o novo volume do edifício imita a inclinação do telhado do edifício histórico, tábuas de madeira são utilizadas como o principal material para as fachadas e ambas as estruturas são física e visualmente divididas por um átrio envidraçado na entrada do edifício.

Planta - primeiro pavimento

O volume do edifício é feito na forma de uma ferradura e, como resultado, fornece aos seus residentes um pátio bem conservado e encantador no interior. O estacionamento, a parte técnica e áreas de apoio estão localizados no subsolo. Nos pisos acima estão os apartamentos conectados com uma escada aberta e espaçosa. Todos os que estão localizados no volume do novo edifício, possuem terraço ou varanda. Na cobertura do edifício há um terraço público extenso que oferece vista não só para o mar, mas também para o rio nas proximidades.

© Jānis Piņķis

As fachadas do edifício são feitas de três materiais - vidro, aço inoxidável e madeira. A madeira é usada para varanda, terraço e também para cobertura. A fachada é feita usando placas de madeira termo tratada, enquanto o vidro e o aço inoxidável aparecem somente nos detalhes da fachada.

© Jānis Piņķis

Desde o interior, os dois volumes de construção diferentes são conectados por uma escadaria e um corredor. Como resultado, o interior do espaço público é uma combinação de novos materiais em formas históricas e, assim, consegue-se soluções únicas que conformam o estilo de ambos os volumes.

© Jānis Piņķis

Quando se trata de cor, o espaço público é em tons claros, o que traz mais luz para dentro do edifício e cria uma sensação agradável para os moradores. De acordo com o planejamento arquitetônico, a escadaria aberta e espaçosa não é apenas um espaço público, mas também uma das rotas para a fuga de emergência, que está em conformidade com as normas e regulamentos específicos. Como resultado, o interior do edifício é feito usando apenas materiais à prova de fogo.

© Jānis Piņķis

Embora durante o processo de concepção e construção do edifício tenha sido necessário superar algumas dificuldades e encontrar novas soluções técnicas, este fato não afeta a aparência exterior do edifício. A fachada, visualmente fácil de perceber, e o equilíbrio entre as formas e os detalhes históricos e contemporâneos não só garantem que o edifício se encaixe no ambiente, como também complementa a arquitetura característica de Jurmala.

© Jānis Piņķis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ērgļu iela 6, Jūrmala, LV-2015, Letônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Erg 6 / Arhitektu Birojs MG Arhitekti" [Erg 6 Apartment Building / Arhitektu Birojs MG Arhitekti] 04 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798684/edificio-residencial-erg-6-arhitektu-birojs-mg-arhitekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.