Apartamento Goma / Plure Arquitetura + MPA Pedreira de Freitas Arquitetos

Apartamento Goma  / Plure Arquitetura  + MPA Pedreira de Freitas Arquitetos - Mesa, Prateleira, CadeiraApartamento Goma  / Plure Arquitetura  + MPA Pedreira de Freitas Arquitetos - Sofá, Mesa, Janela, Cozinha, Bancada, CadeiraApartamento Goma  / Plure Arquitetura  + MPA Pedreira de Freitas Arquitetos - Imagem 4 de 15Apartamento Goma  / Plure Arquitetura  + MPA Pedreira de Freitas Arquitetos - Janela, DormitórioApartamento Goma  / Plure Arquitetura  + MPA Pedreira de Freitas Arquitetos - Mais Imagens+ 10

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: MPA Pedreira de Freitas Arquitetos, Plure Arquitetura; Plure Arquitetura, MPA Pedreira de Freitas Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  143
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dumontt10, Gianfer Madeiras, Stone Design, Sul Frio
  • Projeto E Decoração: Kanô Ferreira (Plure Arquitetura) e Helena Pedreira de Freitas (MPA Pedreira de Freitas Arquitetos)
  • Construção: Genivaldo dos Santos e Equipe
  • Texto: Mauricio Del Nero Oliveira
  • Arquiteto A Cargo: Plure Arquitetura + MPA Pedreira de Freitas Arquitetos
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Goma  / Plure Arquitetura  + MPA Pedreira de Freitas Arquitetos - Mesa, Prateleira, Cadeira
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O maior desafio para um arquiteto é, sem dúvida, projetar para si. Para lidar com esse problema e não impor as vontades pessoais às da esposa Guiga, o arquiteto Kanô Ferreira pediu a ajuda da amiga e arquiteta Helena Pedreira de Freitas no projeto de reforma de seu apartamento. Assim, a arquiteta poderia ajudar a organizar suas ideias, além de ser um ouvido mais atento e imparcial diante das preferências divergentes do casal.

Apartamento Goma  / Plure Arquitetura  + MPA Pedreira de Freitas Arquitetos - Janela, Dormitório
© Maíra Acayaba

A parceria, que se deu através dos escritórios Plure Arquitetura e MPA Pedreira de Freitas Arquitetos, rendeu um projeto incrível que pode ser resumido em uma palavra: dualidade! Claro que todo apartamento projetado para um casal tem em si duas naturezas distintas que se complementam, mas nesse caso, mais duas identidades surgiram para concretizar o diferencial. De um lado, a relação entre o arquiteto cliente e a arquiteta parceira e do outro a relação da arquiteta e a esposa. Assim, muitas ideias, muitos desenhos e muito resultado positivo para consolidar um lar despojado e convidativo.

Croqui

Marcado por opostos, o apartamento parece não ter fim nem começo, como se as coisas se mesclassem numa harmonia totalmente planejada. O resultado incrível não é feito só de materiais, formas e texturas diferentes, mas de um processo de adição, no qual os elementos ora tendem à simetria e ora à assimetria. Entretanto, o todo harmônico se consolida em virtude do bom gosto e da qualidade do projeto realizado.

Apartamento Goma  / Plure Arquitetura  + MPA Pedreira de Freitas Arquitetos - Imagem 4 de 15
© Maíra Acayaba

Integrar totalmente a área social e preservar a área íntima foi a grande sacada da reforma. O espaço principal torna-se ao mesmo tempo sala, cozinha, mesa de jantar, corredor, piso de madeira e de cerâmica, sendo óbvio por ser aberto e fluido, mas misterioso por esconder, através da marcenaria e de espelhos, as portas dos quartos. Além disso, o projeto focou em um ambiente amplo, mas intimista já que a grande bancada une as pessoas para jantar, e o conforto do sofá dá o aconchego necessário aos moradores.

Apartamento Goma  / Plure Arquitetura  + MPA Pedreira de Freitas Arquitetos - Sofá, Mesa, Janela, Cozinha, Bancada, Cadeira
© Maíra Acayaba

Um dos pontos fortes da reforma é o abuso da marcenaria. Com design marcante, ela é responsável por unir os ambientes e dar unidade aos espaços. De um lado as ripas verticais criam um ritmo de ligação da sala de estar ao corredor, de forma a ampliar o pé-direito ao mesmo tempo que alongam a horizontalidade que invade a parte íntima. Já do lado oposto, um grande aparador, que por características diferentes, tais como acabamento, cor e textura, reforça o ar descolado e contribui para dar profundidade ao ambiente. Este móvel acompanhado de duas prateleiras na cor verde água percorre toda a extensão de uma parede desde a porta de entrada até a ampla janela. 

Apartamento Goma  / Plure Arquitetura  + MPA Pedreira de Freitas Arquitetos - Mesa, Cadeira, Janela
© Maíra Acayaba

Em meio à todos estes estímulos e elementos, a mesa de jantar funciona como extensão da cozinha e é o ponto central da área aberta. Marcada pela solidez do granito, a bancada é suavizada pelo amplo vão criado entre seus apoios. Esse contraste entre cheios e vazio, opaco e transparente, é repetido nos armários e apoios que compõem o ambiente gourmet. Além disso, nichos coloridos em oposição às portas dos armários em madeira, prateleiras de vidro em armação de ferro, pilares em concreto aparente rústico e azulejos brancos e brilhantes reforçam esse caráter “duo” do projeto.

Apartamento Goma  / Plure Arquitetura  + MPA Pedreira de Freitas Arquitetos - Bancada, Pia, Cozinha
© Maíra Acayaba

A iluminação meticulosamente acompanha o refinamento do projeto. Difusa em sua maior parte, ela foge do óbvio e ressalta não só o design da marcenaria e do mobiliário, como marca os ambientes e seus usos. No estar torna-se aconchegante, já no grande balcão foca o jantar.

Isométrica

Por fim, vale destacar o desenho geométrico do azulejo no banheiro da suíte que se apropria de uma parede inteira e se repete apenas no nicho da parede contrária. O espelho acentua esse contraste tendo como fundo paredes em massa de concreto. O branco das portas, bancada da pia e marcenaria arrematam o design. Já no banheiro social o contraste é mais sóbrio e o destaque fica por conta da parede do box que com azulejos imitando tijolos emoldura a janela antiga do apartamento.

Apartamento Goma  / Plure Arquitetura  + MPA Pedreira de Freitas Arquitetos - Sofá, Mesa, Bancada, Janela
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Goma / Plure Arquitetura + MPA Pedreira de Freitas Arquitetos" 13 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798664/apartamento-goma-plure-arquitetura-plus-mpa-pedreira-de-freitas-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.