Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Parque Alberto Simões / Idom

Parque Alberto Simões / Idom

© Maíra Acayaba © Maíra Acayaba © Maíra Acayaba © Maíra Acayaba + 33

São José dos Campos, Brasil
  • Arquitetos: Idom
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  125000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo Fotografias:  Maíra Acayaba
  • Arquitetos Colaboradores: Vera Lúcia Leitão Pinto, Nuria Escrivá, Ana Camila Sanches, Juliana Ting
  • Colaboradores: Iris Cobas (Engenheira Civil), Marcos Eanes (Engenheiro Civil), Josep Maria Vallvè (Engenheiro Civil), Albert Recasens (Engenheiro Elétrico), Francesc Ventura (Cálculo Estrutural), Bruno Turbiani Pereira dos Santos (Ecólogo)
Mais informações Menos informações
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inaugurado em São José dos Campos, interior de São Paulo, o projeto do Parque Alberto Simões, assinado pela Idom no Brasil, venceu um grande desafio arquitetônico e paisagístico. 

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Implantado em um terreno marcado por uma topografia acidentada e pela existência de uma massa arbórea de grande porte de pinheiros, o terreno sedia a casa de uma antiga fazenda em seu ponto mais alto. Sua difícil topografia proporciona uma bela vista da cidade, sendo possível deslumbrar São José dos Campos sobre o rio Paraíba. 

Diagrama
Diagrama
Axonométrica
Axonométrica

Com Coordenação Geral do arquiteto Pedro Paes Lira e Direção de Projeto do arquiteto Eugénio Teixeira, tais características levaram a Idom a propor um parque voltado às atividades de aventura, tirando partido das diferenças de cotas do terreno, sua vegetação e vistas, e respondendo a um uso informal de parte do terreno por praticantes de BMX.  

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

O conceito proposto para a ocupação do terreno é o de um circuito que une os distintos usos e espaços em diferentes cotas, como se os elementos construtivos atuassem como uma “massa moldável” que vai se adaptando ao terreno, à paisagem existente e aos programas. O circuito surge como aglutinador de todas as necessidades programáticas e serve como base para os deslocamentos e atividades associadas. O parque incorpora atividades de tirolesa, arvorismo, escalada, skate e BMX, conectados por este circuito de caminhos e passarelas.  

Planta (oeste) 2
Planta (oeste) 2
Planta (leste)
Planta (leste)

Dois acessos conectam o parque à cidade e aos demais usos e também à sede da antiga fazenda no alto do terreno, que futuramente abrigará um centro cultural. O projeto, portanto, explora os elementos lineares como elementos unificadores do espaço que une os programas, ora traduzidos em caminhos, playground, em estrutura e cobertura. Para vivenciar o parque é preciso aventurar-se, subir até o seu ponto mais alto para de lá ver toda a cidade. Descer fica mais fácil e, neste caso, mais ainda com a presença da tirolesa.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: São José dos Campos, SP, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Parque Alberto Simões / Idom" [Alberto Simões Park / Idom] 03 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798623/parque-alberto-simoes-idom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.