Escritório Bioarea / Íntegra Studio Arquitetura

Escritório Bioarea / Íntegra Studio Arquitetura - FachadaEscritório Bioarea / Íntegra Studio Arquitetura - Prateleira, PiaEscritório Bioarea / Íntegra Studio Arquitetura - Mesa, Cadeira, JanelaEscritório Bioarea / Íntegra Studio Arquitetura - Imagem 7 de 22Escritório Bioarea / Íntegra Studio Arquitetura - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Íntegra Studio Arquitetura; Íntegra Studio Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Mineração Pratense, Pavisul, Portinari, Porto Seco, Suvinil
  • Colaboradores: Acadêmicas Maria Paula Vieira, Rafaela Koehler
  • Execução: MSR Engenharia
  • Acompanhamento Técnico: Eng. Luiz Alberto Perrone
  • Estruturas De Madeira: Gabriel Perrone, Henrique “Ogro” Perrone, Carolina Rosa
  • Autores: Josy Nascimento, Mariana Fonyat
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritório Bioarea / Íntegra Studio Arquitetura - Aido
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reforma de uma residência degradada para a implantação do escritório da BIOAREA, empresa especializada em licenciamento e consultoria ambiental. O objetivo era viabilizar uma obra de orçamento reduzido com soluções sustentáveis que seguissem o conceito da empresa.  

Escritório Bioarea / Íntegra Studio Arquitetura - Janela
© Marcelo Donadussi

Desativada, a casa encontrava-se em situação de abandono, com diversas patologias construtivas, problemas de infiltração, instalações prediais inoperantes, sem condições de habitabilidade. Existia a dúivida da equipe sobre o que poderia ser mantido. Dessa forma, o projeto teve início a partir de uma avaliação da estrutura existente e do nível de intervenção a ser executado. 

Escritório Bioarea / Íntegra Studio Arquitetura - Janela, Tijolo, Fachada
© Marcelo Donadussi

A estrutura principal e as alvenarias externas foram mantidas. O contrapiso, acabamentos internos e telhado tiveram de ser refeitos. Optou-se por manter a utilização de telhas de barro aparentes buscando uma conexão com a linguagem arquitetônica do bairro, predominantemente residencial.

A fim de organizar o layout dos espaços de trabalho algumas paredes internas foram demolidas e outras executadas em drywall, criando espaços integrados. Visto que as instalações elétricas e hidráulicas estavam sem condições de reaproveitamento, novas foram executadas de forma aparente, sem a necessidade de perfurar paredes. 

Planta

Na fachada principal buscou-se, através do uso de painéis de madeira grápia, estabelecer uma imagem conectada com a atividade da empresa.  As demais fachadas, após retirado seu reboco externo, ficaram com os tijolos da construção original aparentes. As esquadrias de ferro existentes foram reutilizadas após restauração e novas aberturas foram criadas, seguindo a mesma linguagem das demais, promovendo ampla iluminação natural nos ambientes de trabalho. 

Escritório Bioarea / Íntegra Studio Arquitetura - Fachada
© Marcelo Donadussi

Os móveis de madeira das áreas de recepção e sala de reuniões foram executados a partir de dormentes recuperados, que encontravam-se no local a mais de dez anos e seriam descartadas em função do seu estado de armazenamento.

Escritório Bioarea / Íntegra Studio Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela
© Marcelo Donadussi

O antigo recuo de jardim foi revestido com piso permeável de blocos de concreto, constituindo espaço para estacionamento de visitantes. No piso do pátio interno foram utilizados retalhos de basalto. 

Corte

A expertise do cliente, composto por uma equipe de biólogos e engenheiros ambientais, contribuiu para a definição das espécies vegetais introduzidas no paisagismo. As árvores existentes foram mantidas. No quintal, a antiga piscina foi aterrada e transformada em uma horta orgânica cultivada pelos funcionários da empresa.

Escritório Bioarea / Íntegra Studio Arquitetura - Janela, Fachada, Jardim
© Marcelo Donadussi

O conjunto de decisões tomadas pela equipe viabilizou um cronograma reduzido desde o início do projeto até a ocupação da área pela empresa.

Escritório Bioarea / Íntegra Studio Arquitetura - Fachada
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Bioarea / Íntegra Studio Arquitetura" 05 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798611/escritorio-bioarea-integra-studio-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.