O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Cultural
  4. Colômbia
  5. Juan Carlos Castañeda
  6. 2011
  7. Centro Cultural e Sede de Empresas Públicas de La Ceja / Juan Carlos Castañeda

Centro Cultural e Sede de Empresas Públicas de La Ceja / Juan Carlos Castañeda

Centro Cultural e Sede de Empresas Públicas de La Ceja / Juan Carlos Castañeda
Centro Cultural e Sede de Empresas Públicas de La Ceja  / Juan Carlos Castañeda, Cortesia de Juan Carlos Castañeda
Cortesia de Juan Carlos Castañeda

Cortesia de Juan Carlos Castañeda Cortesia de Juan Carlos Castañeda Cortesia de Juan Carlos Castañeda Cortesia de Juan Carlos Castañeda + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    La Ceja - Abejorral, Antioquia, Colômbia
  • Arquitetos Encarregados

    Juan Carlos Castañeda
  • Área

    3279.0 m2
  • Ano do Projeto

    2011
  • Arquitetos Colaboradores

    Julio Moreno, Parmenio Bedoya, Maritza Mejía, Diego Vergara.
  • Construção

    U.T.C.C. (Urbánico E.U. + Eng. María Angélica Diaz Verbel)
  • Projeto Estrutural

    Eng. GABRIEL CARDONA.
  • Interventoria

    Engenharia e Construção Ltda. Eng. Martín Valencia Téllez.
  • Cliente

    Município de la Ceja del Tambo
  • Mais informações Menos informações
Cortesia de Juan Carlos Castañeda
Cortesia de Juan Carlos Castañeda

Descrição enviada pela equipe de projeto. A concepção deste edifício localizado no município de La Ceja del Tambo, a 2.143 m.s.n.m (15°C) e a 41 Km a sudeste de Medellín, partiu da necessidade da empresa de serviços públicos deste município de 50.000 habitantes, de construir sua sede administrativa, além da necessidade da Alcaldía de construir um Centro Cultural a partir da decisão de recuperar e completar uma biblioteca pública existente localizada em um edifício de forma irregular em uma quadra próxima ao parque de fundação do centro histórico, entre as ruas 19 e 20 e a via 22.

Cortesia de Juan Carlos Castañeda
Cortesia de Juan Carlos Castañeda

A paisagem urbana de La Ceja caracteriza-se pelo luminoso contraste entre o verde das montanhas com as paredes de taipa brancas de vãos verticais das antigas casas coloniais e coloridas pelos telhados de barro das coberturas. Sobressai como um sinal de aproximação distante a igreja branca como principal referencial urbano, que marca a posição do parque de fundação, vazio central próprio do traçado compacto das quadras. Como resolver o programa comercial, cultural e institucional de um novo edifício público no centro histórico de La Ceja sem romper com sua paisagem urbana, mas com a responsabilidade de ser uma referência cultural contemporânea? Para resolver este problema decidimos desenvolver o projeto no interior da quadra, como um edifício semi-escondido de seu entorno imediato, mas como referencial urbano no contexto mais amplo. A ideia básica foi conformar, com o programa público-privado do edifício, uma passagem de pedestres e uma praça pública no interior da quadra, que resolveria o acesso a todo o programa. Mais do que um edifício, trata-se de um espaço público urbano formado por duas volumetrias formal e funcionalmente independentes, "embasamento" e "bloco", da seguinte forma:

Cortesia de Juan Carlos Castañeda
Cortesia de Juan Carlos Castañeda

Embasamento

Este volume conforma, junto à biblioteca existente, a passagem de pedestres e a praça pública, espaços urbanos que dão acesso ao programa de maior fluxo do projeto entre o primeiro e segundo pavimentos, os comerciais, o Centro Cultural e a biblioteca existente. Suas coberturas retráteis revestidas em mármore Perlato e orientadas à igreja e ao imponente Morro el Capiro, buscando assinalar claramente ao visitante o âmbito do público e a possibilidade de desfrutar a paisagem do entorno a diferentes níveis de paradas e percursos.

O embasamento foi concebido também como uma respeitosa adição à biblioteca existente. Esta não tinha fachada para o interior da quadra. Portanto, a conformação da praça central exigiu o desenho e construção de uma nova fachada de acesso para a biblioteca existente, com o objetivo de integra-la por meio desse novo espaço urbano, ao novo programa cultural.

Axonométrica
Axonométrica

Bloco

Este elemento contém o programa de menor fluxo de público: a sede administrativa de Empresas Públicas de La Ceja nos pavimentos 3 e 4. Mesmo que o acesso a este edifício seja feito por uma praça pública no primeiro pavimento, ele foi concebido como um edifício formal e funcionalmente independente do plinto comercial e cultural. Sua principal característica é sua forma de paralelepípedo retangular flutuante sobre o embasamento e a cor branca de sua alvenaria em blocos de concreto, que além de ser a cor institucional da empresa, é a cor predominante das fachadas coloniais da paisagem urbana da cidade.

Planta Primeiro Pavimento
Planta Primeiro Pavimento
Planta Segundo Pavimento
Planta Segundo Pavimento

O Bloco é uma forma resultante de vários fatores: a forma do edifício, da conformação do espaço público dentro da quadra, a área necessária, da restrição de altura, e da busca por uma planta aberta como modelo flexível para os escritórios de uma instituição orgulhosa de sua expansão e processo de modernização.

Cortesia de Juan Carlos Castañeda
Cortesia de Juan Carlos Castañeda
Cortesia de Juan Carlos Castañeda
Cortesia de Juan Carlos Castañeda

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Centro Cultural e Sede de Empresas Públicas de La Ceja / Juan Carlos Castañeda" [Centro Cultural y Sede de Empresas Públicas de La Ceja / Juan Carlos Castañeda] 05 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798431/centro-cultural-e-sede-de-empresas-publicas-de-la-ceja-juan-carlos-castaneda> ISSN 0719-8906