Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo

Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo

Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo - Imagem 2 de 27Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo - Imagem 3 de 27Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo - Imagem 4 de 27Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo - Imagem 5 de 27Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo - Mais Imagens+ 22

Campo Grande, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Erich Sacco
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumix, Brito, Casa Design Móveis, Cozinhas Formaplas, Deca, Eucatex, Ibratin, LM Blindex, Legrand / Bticino, Palimanan, Pedrasul, Portinari, Portobello, Punto e Filo, Studio A Moveis, Suvinil, Tarkett, Uniflex, iluminar
  • Arquiteto A Cargo: Gil Carlos de Camillo
  • Colaboradores: Karina Escalante e Suzanna Amado
  • Estrutura: Luiz Spengler (concreto), Marcio Duarte (metálica)
  • Instalações: João Ramalho (elétrica), Tomaz Leal Leite (hidráulica)
  • Paisagismo: Eliane Oliveira / Califórnia
  • Luminotécnica: Cena / Iluminar
  • Interiores: Gil Carlos de Camillo
  • Fundações: Mello Vieira
  • Cidade: Campo Grande
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo - Imagem 2 de 27
© Erich Sacco

Descrição enviada pela equipe de projeto. Paisagem com água é uma raridade em Campo Grande e o desejo de morar envolto por ela seja possivelmente, reminiscências da infância e juventude em São Paulo e seu litoral .

A casa foi construída num lote de esquina, de fronte à um lago, em condomínio fechado situado à margem do perímetro urbano de Campo Grande.

Sua implantação deriva da contraposição de dois blocos em níveis diferentes onde o volume pavilhonar suspenso, em concordância com a via principal, repousa ortogonalmente sobre o térreo envolvendo a esquina num gesto acolhedor,  orientando o acesso à edificação.

Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo - Imagem 8 de 27
© Erich Sacco
Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo - Imagem 20 de 27
Implantação

Desta forma , resultou para o jardim espaços singulares decorrentes da irregularidade do lote com 900m² de área, cinco lados e nenhum ângulo reto.

Dando ênfase à ventilação cruzada e aos ventos predominantes orientou-se as aberturas no sentido leste-oeste, o que conduziu o projeto a diferentes soluções de brise soleil considerando ainda as condicionantes da paisagem e a finalidade dos ambientes.

Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo - Imagem 12 de 27
© Erich Sacco

A marquise laminar da fachada frontal com 20m de extensão contém as aberturas contínuas voltadas para o lago em poente. Permite sua visualização durante todo o percurso de acesso aos dormitórios e escritório .

A área social também interage com a paisagem do lago e, simultaneamente com a piscina que adentra a edificação permeando a varanda e o estar, ambientes integrados em pé-direito duplo.

Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo - Imagem 14 de 27
© Erich Sacco
Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo - Imagem 11 de 27
© Erich Sacco

Diferentemente da Casa Domingos (revista projeto design 366 de agosto de 2010) onde a piscina está intencionalmente contextualizada com sentido visual do acesso, neste caso, resultou da conformação do terreno onde a maior extensão possível para a raia se dava ali.

Balanços estruturais conferem leveza a proposta arquitetônica . Compõem tanto a estrutura de concreto armado sobre a garagem como toda a extensão da varanda em estrutura metálica.

Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo - Imagem 19 de 27
© Erich Sacco
Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo - Imagem 23 de 27
Corte

Nela, um brise misto de madeira e metal com 15 metros de extensão resguarda a área social e de lazer.

Seus 450m² de área construída concentram uma série de itens sustentáveis como telhas termoacústicas, vidros insulados eco light, painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica, sistemas de iluminação com lâmpadas LED, reuso das águas pluviais e a ventilação cruzada, uma das premissas do projeto

Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo - Imagem 3 de 27
© Erich Sacco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo" 28 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798250/casa-de-camillo-gil-carlos-de-camillo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.