O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Gil Carlos de Camillo
  6. 2015
  7. Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo

Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo

  • 05:00 - 28 Outubro, 2016
Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo
Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo, © Erich Sacco
© Erich Sacco

© Erich Sacco © Erich Sacco © Erich Sacco © Erich Sacco + 27

  • Colaboradores

    Karina Escalante e Suzanna Amado
  • Estrutura

    Luiz Spengler (concreto), Marcio Duarte (metálica)
  • Instalações

    João Ramalho (elétrica), Tomaz Leal Leite (hidráulica)
  • Paisagismo

    Eliane Oliveira / Califórnia
  • Luminotécnica

    Cena / Iluminar
  • Interiores

    Gil Carlos de Camillo
  • Fundações

    Mello Vieira
  • Mais informações Menos informações
© Erich Sacco
© Erich Sacco

Descrição enviada pela equipe de projeto. Paisagem com água é uma raridade em Campo Grande e o desejo de morar envolto por ela seja possivelmente, reminiscências da infância e juventude em São Paulo e seu litoral .

A casa foi construída num lote de esquina, de fronte à um lago, em condomínio fechado situado à margem do perímetro urbano de Campo Grande.

Sua implantação deriva da contraposição de dois blocos em níveis diferentes onde o volume pavilhonar suspenso, em concordância com a via principal, repousa ortogonalmente sobre o térreo envolvendo a esquina num gesto acolhedor,  orientando o acesso à edificação.

© Erich Sacco
© Erich Sacco
Implantação
Implantação

Desta forma , resultou para o jardim espaços singulares decorrentes da irregularidade do lote com 900m² de área, cinco lados e nenhum ângulo reto.

Dando ênfase à ventilação cruzada e aos ventos predominantes orientou-se as aberturas no sentido leste-oeste, o que conduziu o projeto a diferentes soluções de brise soleil considerando ainda as condicionantes da paisagem e a finalidade dos ambientes.

© Erich Sacco
© Erich Sacco

A marquise laminar da fachada frontal com 20m de extensão contém as aberturas contínuas voltadas para o lago em poente. Permite sua visualização durante todo o percurso de acesso aos dormitórios e escritório .

A área social também interage com a paisagem do lago e, simultaneamente com a piscina que adentra a edificação permeando a varanda e o estar, ambientes integrados em pé-direito duplo.

© Erich Sacco
© Erich Sacco
© Erich Sacco
© Erich Sacco

Diferentemente da Casa Domingos (revista projeto design 366 de agosto de 2010) onde a piscina está intencionalmente contextualizada com sentido visual do acesso, neste caso, resultou da conformação do terreno onde a maior extensão possível para a raia se dava ali.

Balanços estruturais conferem leveza a proposta arquitetônica . Compõem tanto a estrutura de concreto armado sobre a garagem como toda a extensão da varanda em estrutura metálica.

© Erich Sacco
© Erich Sacco
Corte
Corte

Nela, um brise misto de madeira e metal com 15 metros de extensão resguarda a área social e de lazer.

Seus 450m² de área construída concentram uma série de itens sustentáveis como telhas termoacústicas, vidros insulados eco light, painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica, sistemas de iluminação com lâmpadas LED, reuso das águas pluviais e a ventilação cruzada, uma das premissas do projeto

© Erich Sacco
© Erich Sacco

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa De Camillo / Gil Carlos de Camillo" 28 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798250/casa-de-camillo-gil-carlos-de-camillo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.