O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Reabilitação
  4. Espanha
  5. Antonio Pernas Varela
  6. 2015
  7. Elevador das Muralhas Romanas de Lugo / Antonio Pernas Varela

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Elevador das Muralhas Romanas de Lugo / Antonio Pernas Varela

Elevador das Muralhas Romanas de Lugo / Antonio Pernas Varela
Elevador das Muralhas Romanas de Lugo / Antonio Pernas Varela, © Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez

© Antonio Vázquez © Antonio Vázquez © Antonio Vázquez © Antonio Vázquez + 31

  • Arquitetos Colaboradores Projeto

    Ramón Varela Barreras, Carlos Vázquez Castro
  • Arquiteto Colaborador Obra

    Ramón Varela Barreras
  • Promoção

    Junta de Galicia
  • Cliente

    Consejería de Cultura
  • Instituição

    Educación e Ordenación Universitaria
  • Mais informações Menos informações
© Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez

CONTEXTO

As Muralhas Romanas de Lugo, construídas entre o século III e IV A.C. é a única fortificação romana completa preservada do mundo, um dos monumentos mais importantes da Península Ibérica. Juntamente com o centro histórico, foram tombadas pela UNESCO em 2000 como Patrimônio Mundial da Humanidade. O terreno da intervenção está localizado dentro da muralha, com duas entradas, à oeste e ao sul através da Via Romana, conectando os jardins com a Rua San Marcos. Junto ao terreno, a muralha possui uma altura mais baixa que o restante do conjunto, em contraste com a grande verticalidade da Torre de Comunicação nas proximidades.

© Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez
Localização
Localização
© Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez

OBJETIVO DA INTERVENÇÃO

O parapeito da muralha não possuía a altura suficiente para ser considerado como possível acesso, e para torná-lo acessível à todos visitantes, a localização de um elevador aqui era muito necessária. A intervenção deveria proporcionar uma resposta adequada em relação à proteção dos valores culturais da muralha e do centro histórico, com soluções de acordo com critérios de proteção e conservação destes. A intervenção deveria ter caráter distinto daquele do conjunto histórico, destacando sua contemporaneidade em conceito e expressão, respeitando o monumento romano e suas vistas, com baixa altura e estrutura independente. Os materiais e acabamentos deveriam seguir princípios de sustentabilidade, durabilidade, segurança e baixa manutenção, levando em conta também seu uso noturno. O projeto surgiu de um pedido da Dirección General del Patrimonio Cultural, Consellería de Cultura, Educación y Ordenación Universitaria de la Xunta de Galicia através de um concurso que incluiu contratação e execução, com um orçamento de execução que ultrapassava a cifra dos 76 mil euros, em um terreno de propriedade do Conselho da Província de Lugo que iria transferir o uso existente para um novo local.

© Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez
Corte / Planta
Corte / Planta
© Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez

DESCRIÇÃO DA INTERVENÇÃO

O novo elemento possui duas partes distintas. O volume que abriga o dispositivo do elevador e seu equipamento e o portão que leva à passarela no nível superior. A configuração do elevador exigia duas entradas a 90º, assumindo o alinhamento dominante dos edifícios dentro da muralha no entorno imediato e reforçando seu caráter de independência e respeito ao monumento, ao facilitar as diferenças de altura entre o parapeito da muralha e o portão de entrada. Possui estrutura metálica e revestimentos em ripas de madeira entrelaçada, pavimentos de placas metálicas perfuradas, confirmando a pré-fabricação de grande parte de seus elementos, que envelhecerão com o tempo e garantirão que a nova intervenção esteja cada vez mais de acordo com o conjunto histórico, sem perder seu caráter contemporâneo.

© Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez

AVALIAÇÃO

Nas últimas décadas o Conselho da Cidade de Lugo afirmou seu compromisso à acessibilidade, evidenciado pelo Prêmio Rainha Sofia de acessibilidade universal recebido em 2007, e sua recente indicação como melhor destino turístico para deficientes motores, de ThyssenKrupp Encasa. O projeto atende uma revindicação antiga de grupos sociais de Lugo, permitindo um sistema de acessibilidade completa que ampliará o uso e o desfrute dos monumentos históricos para todos. Durante os primeiros meses, a nova estrutura é bem aceita na cidade e seus habitantes, e está dentro dos parâmetros municipais de abertura da cidade, uma vez que a Muralha fica aberta ao público 24 horas.

© Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Elevador das Muralhas Romanas de Lugo / Antonio Pernas Varela" [The Roman Walls of Lugo Elevator / Antonio Pernas Varela] 26 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798159/elevador-das-muralhas-romanas-de-lugo-antonio-pernas-varela> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.