Bangalô LMM / Cadaval & Solà-Morales

Bangalô LMM / Cadaval & Solà-Morales - Mais Imagens+ 38

  • Colaboradores: Manuel Tojal, Tomas Clara
  • Diretor Da Obra: Eugenio Eraña
  • Estruturas: Ricardo Camacho
  • Arquitetos Responsáveis: Eduardo Cadaval & Clara Solà-Morales
  • Cidade: Tepoztlán
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A estrutura é a primeira de uma série de abrigos planejados para o conjunto de um espetacular terreno, situado em Tepoztlán, um pequeno povoado localizado a 50 km da Cidade do México. Tepoztlán, um paraíso com formidáveis condições climáticas, é um assentamento de origem pré-hispânica que, através do seu centro urbano colonial, manteve ao longo dos anos um caráter próprio, atraindo a presença de intelectuais e pensadores, tanto para longos períodos como para estadias de final de semana.

Diagrama

O bangalô foi idealizado como um refúgio para estadias temporárias em Tepoztlán. No terreno existe uma área para usos comum, que inclui um grande jardim como um lounge e uma piscina também desenhados por nosso escritório; portanto, o bangalô é projetado como uma extensão do projeto em conjunto. Um espaço particular mínimo para um casal ou uma pequena família. Vistas, luz, natureza e tranquilidade são a razão do projeto. 

Planta

Com vistas ao espaço comum e aberta a panorâmica impressionante do vale, esta cabana contemporânea se situa em uma planície na parte baixa do bosque existente na propriedade. A construção é uma pequena caixa que paira sobre este plano, abrindo-se às vistas e relacionando-se com a inclinação pronunciada do terreno inferior. É uma construção de concreto, de pouca manutenção, com a pela exterior pintada de cor negra, para minimizar o impacto visual sobre a paisagem; uma caixa fechada em seus planos laterais para manter a privacidade quando forem construídos os próximos bangalôs mas totalmente aberta as vistas no seu plano frontal. O projeto procura em cada um dos seus espaços principais reforçar a condição de pequeno mirante. 

Por sua condição de abrigo temporal, o projeto prioriza o protagonismo da área de estar, mas também da habitação principal. Desta maneira, a caixa é dividida em duas na sua porção frontal para desenhar a separação entre estes dois espaços principais e frontais, deixando que a vegetação ocupe a fresta entre estas duas estâncias que se abrem as vistas frontais. Para reforçar a relação necessária com  a natureza, estes dois espaços possuem grandes terraços frontais, que estendem a moradia em tais áreas e as aproxima do abismo topográfico situado ao fim da plataforma natural sobre a que se assenta a edificação. É construído assim, um pequeno platô, um refúgio entre as árvores, para desfrutar das vistas, do clima e da natureza do lugar. 

© Diego Berruecos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tepoztlán, Morelos, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bangalô LMM / Cadaval & Solà-Morales" [Bungaló LMM / Cadaval & Solà-Morales] 23 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797862/bangalo-lmm-cadaval-and-sola-morales> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.