Igreja Don Bosco / Dans arhitekti

Igreja Don Bosco / Dans arhitekti - Mais Imagens+ 15

Maribor, Eslovênia
  • Arquitetos: Dans arhitekti; Dans arhitekti
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
© Miran Kambič

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Igreja Don Bosco é parte de um novo centro paroquial localizado em um bairro residencial de Maribor, sob o maciço Pohorje. O terreno conta com uma vista para a montanha Gorca Pakrska.

Planta

O complexo religioso que pertence à comunidade salesiana foi projetado como uma ilha fechada, implantada dentro de um pequeno parque que protege o complexo de duas ruas próximas ao local. O edifício em si é uma massa arquitetônica retangular claramente articulada a um pátio central introvertido com a nave e o campanário que se elevam por cima dela. Ao entrar no pátio contemplativo adornado por uma antiga árvore de tília, a igreja de repente torna-se visível através do pórtico. De relance é possível sentir a extensão da nave a partir da terra seguindo pela cobertura da parte inferior do complexo até o beiral que representa uma coroa. O volume da nave se estabelece na estrutura da parte baixa de um edifício histórico. Sua fachada de tijolo uniforme foi decorada com adornos que representam sete cruzes de tijolos de vidro.

© Miran Kambič

A forma da nave é derivada de um triângulo com quinas e lados arredondados. A nave é o lugar para a contemplação introvertida, portanto, a única saída é olhar para o céu. O local mais sagrado está, assim, marcado por uma intensa experiência da luz. Utilizamos diferentes qualidades da luz com o objetivo de acentuar a forma acolhedora da nave. Coreografamos um jogo de luzes: a luz natural emitida pela claraboia redonda interfere com a luz difusa da nave. A luz natural mais suave entra por trás do presbitério e do coro. Este desenho simples, mas tão complexo permite que a construção transcenda sua presença física, transformando-se em um genuíno receptáculo de luz.

© Miran Kambič

A expressão primitiva não decorada da estrutura da nave é acentuada pela plasticidade do concreto. O perímetro ovalado da nave conta com recuos laterais horizontais, que abrigam a capela com o tabernáculo, a entrada à sacristia, confessionários, coros laterais e traseiros, além de um lugar para a oração da comunhão. Estas aberturas induzem uma sensação de rotação pacífica em todo o óculo central.

© Miran Kambič
Corte

A igreja tem capacidade para 300 pessoas em bancos de madeira. O pavimento inferior é coberto de madeira de carvalho, enquanto 100 lâmpadas de acrílico feitas à mão formam o horizonte. Materiais quentes tais como acessórios de madeira de carvalho e as lâmpadas acrílicas criam uma sensação de refúgio seguro para a comunidade da igreja. Também projetados todo o equipamento litúrgico, como o altar, o lambão, o tabernáculo, bancos e a disposição das obras de arte.

© Miran Kambič

O tabernáculo, colocado na capela lateral, é um tríptico com as asas externas disfarçando o armário central. O tabernáculo abre-se em dois passos sequenciais: quando as asas estão fechadas, revelam um retângulo de ouro flutuante. Ao abrir as duas asas materiais do interior, uma fonte de luz misteriosa -a luz externa- se revela. O tabernáculo interno foi adornado com um ícone precioso: as antigas portas do tabernáculo da basílica de Nossa Senhora do Auxílio dos Cristãos, em Turin, que foi construída por João Bosco.

© Miran Kambič

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Engelsova ulica 66, 2000 Maribor, Eslovênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja Don Bosco / Dans arhitekti" [Don Bosco Church / Dans arhitekti] 30 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797856/igreja-don-bosco-dans-arhitekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.