O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Igreja
  4. Eslovênia
  5. dans arhitekti
  6. 2015
  7. Igreja Don Bosco / Dans arhitekti

Igreja Don Bosco / Dans arhitekti

Igreja Don Bosco / Dans arhitekti
Igreja Don Bosco / Dans arhitekti, © Miran Kambič
© Miran Kambič

© Miran Kambič © Miran Kambič © Miran Kambič © Miran Kambič + 20

  • Arquitetos

    Dans arhitekti
  • Localização

    Engelsova ulica 66, 2000 Maribor, Eslovênia
  • Equipe Dans arhitekti

    Rok Bogataj, Miha Dešman, Eva Fišer Berlot, Vlatka Ljubanović, Katarina Pirkmajer Dešman
  • Cliente

    Os Salesianos na Slovenia
  • Ano do projeto

    2015
© Miran Kambič
© Miran Kambič

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Igreja Don Bosco é parte de um novo centro paroquial localizado em um bairro residencial de Maribor, sob o maciço Pohorje. O terreno conta com uma vista para a montanha Gorca Pakrska.

Planta
Planta

O complexo religioso que pertence à comunidade salesiana foi projetado como uma ilha fechada, implantada dentro de um pequeno parque que protege o complexo de duas ruas próximas ao local. O edifício em si é uma massa arquitetônica retangular claramente articulada a um pátio central introvertido com a nave e o campanário que se elevam por cima dela. Ao entrar no pátio contemplativo adornado por uma antiga árvore de tília, a igreja de repente torna-se visível através do pórtico. De relance é possível sentir a extensão da nave a partir da terra seguindo pela cobertura da parte inferior do complexo até o beiral que representa uma coroa. O volume da nave se estabelece na estrutura da parte baixa de um edifício histórico. Sua fachada de tijolo uniforme foi decorada com adornos que representam sete cruzes de tijolos de vidro.

© Miran Kambič
© Miran Kambič

A forma da nave é derivada de um triângulo com quinas e lados arredondados. A nave é o lugar para a contemplação introvertida, portanto, a única saída é olhar para o céu. O local mais sagrado está, assim, marcado por uma intensa experiência da luz. Utilizamos diferentes qualidades da luz com o objetivo de acentuar a forma acolhedora da nave. Coreografamos um jogo de luzes: a luz natural emitida pela claraboia redonda interfere com a luz difusa da nave. A luz natural mais suave entra por trás do presbitério e do coro. Este desenho simples, mas tão complexo permite que a construção transcenda sua presença física, transformando-se em um genuíno receptáculo de luz.

© Miran Kambič
© Miran Kambič

A expressão primitiva não decorada da estrutura da nave é acentuada pela plasticidade do concreto. O perímetro ovalado da nave conta com recuos laterais horizontais, que abrigam a capela com o tabernáculo, a entrada à sacristia, confessionários, coros laterais e traseiros, além de um lugar para a oração da comunhão. Estas aberturas induzem uma sensação de rotação pacífica em todo o óculo central.

© Miran Kambič
© Miran Kambič
Corte
Corte

A igreja tem capacidade para 300 pessoas em bancos de madeira. O pavimento inferior é coberto de madeira de carvalho, enquanto 100 lâmpadas de acrílico feitas à mão formam o horizonte. Materiais quentes tais como acessórios de madeira de carvalho e as lâmpadas acrílicas criam uma sensação de refúgio seguro para a comunidade da igreja. Também projetados todo o equipamento litúrgico, como o altar, o lambão, o tabernáculo, bancos e a disposição das obras de arte.

© Miran Kambič
© Miran Kambič

O tabernáculo, colocado na capela lateral, é um tríptico com as asas externas disfarçando o armário central. O tabernáculo abre-se em dois passos sequenciais: quando as asas estão fechadas, revelam um retângulo de ouro flutuante. Ao abrir as duas asas materiais do interior, uma fonte de luz misteriosa -a luz externa- se revela. O tabernáculo interno foi adornado com um ícone precioso: as antigas portas do tabernáculo da basílica de Nossa Senhora do Auxílio dos Cristãos, em Turin, que foi construída por João Bosco.

© Miran Kambič
© Miran Kambič
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Igreja Don Bosco / Dans arhitekti" [Don Bosco Church / Dans arhitekti] 30 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797856/igreja-don-bosco-dans-arhitekti> ISSN 0719-8906