O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escola Primária
  4. Portugal
  5. extrastudio
  6. 2016
  7. Cobertura da Escola Primária em Santarém / extrastudio

Cobertura da Escola Primária em Santarém / extrastudio

  • 09:00 - 28 Outubro, 2016
Cobertura da Escola Primária em Santarém / extrastudio
Cobertura da Escola Primária em Santarém / extrastudio, © João Morgado
© João Morgado

© João Morgado © João Morgado © João Morgado © João Morgado + 13

  • Arquitetos

  • Localização

    2005 Romeira, Portugal
  • Arquiteto a Cargo

    extrastudio
  • Equipe

    João Caldeira Ferrão, João Costa Ribeiro, Andreia Teixeira, Filipa Ferreira, Maria João Oliveira, Tiago Pinhal
  • Área

    1400.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

  • Paisagismo

    Oficina dos Jardins lda
  • Consultores

    PRPC Engenheiros lda (structural engineering, plumbing), Energia Técnica lda (electrical, telecomunications and safety)
  • Construção

    Fialho e Paulo lda
  • Mais informações Menos informações
© João Morgado
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Romeira é uma pequena povoação rural a norte de Santarém, localizada a cinco minutos de distância do centro da cidade. Apesar do crescimento econômico gerado pela implantação de várias unidades de produção de grandes empresas na proximidade, a sua população tem decrescido nos últimos anos.

© João Morgado
© João Morgado

Em parte como forma de contrabalançar esta tendência, a Câmara de Santarém promoveu um concurso para melhorar as condições da escola local. Novos acessos, espaços exteriores, um campo de jogos e uma cobertura de ensombramento para ligar os edifícios existentes, deveriam constituir um novo começo para o complexo escolar da aldeia.

© João Morgado
© João Morgado

Depois de uma visita ao local, a nossa maior preocupação viria a ser como potenciar o carácter público da escola e dar coerência ao conjunto de edifícios de épocas e morfologias diferentes; uma escola primária dos anos 40 e um jardim-de-infância construído recentemente com um orçamento limitado.

Contrariando uma das premissas do concurso, que previa a colocação da ligação no centro dos dois edifícios existentes, decidiu-se implantar a cobertura junto à entrada da escola, ligando através de um gesto único as duas construções e a rua, reforçando a presença da escola na aldeia. 

Implantação
Implantação
Corte
Corte

Procurando uma relação com o branco da torre da igreja da aldeia, o revestimento da cobertura é feito com tela asfáltica revestida com pó de mármore, garantindo uma presença discreta à estrutura de ensombramento. A face de baixo, em contato com o dia-a-dia da escola, é pintada com tinta muito brilhante envernizada, num gradiente de cores.

Para garantir a homogeneidade do efeito e após inúmeros testes, não nos restou outra hipótese que estipular em caderno de encargos, que a aplicação fosse feita por um grafitter, contratado pelo empreiteiro propositadamente para a obra.

© João Morgado
© João Morgado

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cobertura da Escola Primária em Santarém / extrastudio" [School Canopy in Santarém / extrastudio] 28 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797780/cobertura-da-escola-primaria-em-santarem-extrastudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.