Casa da Eira / AR Studio Architects

Casa da Eira  / AR Studio Architects  - SofáCasa da Eira  / AR Studio Architects  - JanelaCasa da Eira  / AR Studio Architects  - MesaCasa da Eira  / AR Studio Architects  - JanelaCasa da Eira  / AR Studio Architects  - Mais Imagens+ 35

Vale de Cambra, Portugal
  • Colaboradores: João Ferreira, Ivan Clife, Soraia Oliveira
  • Empreiteiro Geral: Rogério Martins Construções
  • Sub Empreitadas: Tecober lda, Ricardo Oliveira, Cruz e Pinho lda, Kimpala lda, Jorge Carpintarias.
  • Arquitetos Responsáveis: Daniel Antunes e Ricardo Russo
  • Cidade: Vale de Cambra
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Eira  / AR Studio Architects  - Janela, Porta, Fachada
© Soraia Oliveira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na Cidade de Vale de Cambra, a Casa da Eira foi um desafio de reabilitação com cerca de 400m2 de construção.

Casa da Eira  / AR Studio Architects  - Janela, Porta
© Soraia Oliveira

Uma casa centenária que estava bastante degrada e precisava de uma reabilitação profunda, que reavivasse a memória da traça original sem esquecer as necessidades actuais. O proprietário queria uma Habitação onde conseguisse ter um ambiente familiar e tradicional, sem esquecer o seu lado irreverente, criativo e onde os amigos são sempre bem-vindos.

Casa da Eira  / AR Studio Architects  - Mesa, Janela, Viga
© Soraia Oliveira

Esta reabilitação está dividida em 2 blocos programáticos. No primeiro, junto ao pátio de entrada, encontramos uma zona, anteriormente usada como anexos e cavalariças para os animais, transformada numa zona de convívio, com uma cozinha e sala de jantar, uma instalação sanitária, e alguns compartimentos que mantem a traça original e são de utilização efêmera, como convívios.

Implantação
Axonométrica

O segundo bloco programático, é evidente quando se sobe a rampa e encontramos a casa do caseiro adornada com um antigo canastro e as vinhas verdejantes que nos recordam a proximidade com a serra e a natureza.

Casa da Eira  / AR Studio Architects  - Janela, Jardim
© Soraia Oliveira

Este é o edifício de principal intervenção e mais marcante, onde encontramos os espaços mais privados e íntimos. Com sala de jantar e cozinha, estas estão divididas por um elemento que permite a permeabilidade visual. O armário da cozinha é a guarda para a escadaria que nos leva ao segundo piso e também o armário de apoio para a sala de estar, é um elemento continuo e de ligação entre os espaços que lhe dá continuidade e uniformidade. A sala de estar contém um dos elementos adicionados ao edifício, que mais marcam a sua forma, uma zona de leitura, que sai do edifício e abraça a natureza. Depois encontramos um quarto e uma instalação sanitária mais privada. Este piso superior tem acesso direto ao jardim tardoz do edifício que tem uma cota mais elevada. 

Casa da Eira  / AR Studio Architects  - Janela
© Soraia Oliveira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Eira / AR Studio Architects " 21 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797693/casa-da-eira-ar-studio-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.