Resultado do concurso nacional de habitação CODHAB/DF / Setor Sol Nascente

Recentemente a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB) divulgou o resultado do Concurso Público Nacional de Projetos de Arquitetura e Complementares para Unidades Habitacionais Coletivas no Setor Habitacional Sol Nascente, Brasília.

Foram escolhidos 3 projetos vencedores e 6 menções honrosas, dentre 77 propostas que foram enviadas e avaliadas por uma comissão julgadora segundo critérios como: conceito e inovação; adequação às normas; clareza; funcionalidade e atendimento ao programa de necessidades; sustentabilidade socioambiental; exequibilidade, economia e viabilidade técnico-construtiva; soluções passivas de conforto térmico e eficiência energética; contextualização urbana; acessibilidade, inclusão e adequação social; e aspectos plásticos, éticos e estéticos.

A comissão julgadora foi formada por:

TITULARES:

  • Ruben Carlos Otero Márquez, Arquiteto e Urbanista contratado por meio do Edital de Concorrência 01/2016
  • Nonato Veloso, Arquiteto e Urbanista indicado pelo IAB/DF
  • Roberto Simon, Arquiteto e Urbanista indicado pelo CAU/BR
  • Luiz Eduardo Sarmento Araújo, Arquiteto e Urbanista indicado pela CODHAB/DF  
  • Raul Gradim, Arquiteto e Urbanista indicado pela SEGETH/DF

SUPLENTES:

  • Ricardo Trevisan, Arquiteto e Urbanista indicado pelo IAB/DF   
  • Frederico Barboza, Arquiteto e Urbanista indicado pela CODHAB/DF
  • Paulo Victor Borges Ribeiro, Arquiteto e Urbanista indicado pela SEGETH/DF

Confira, a seguir, projetos vencedores:

PRIMEIRO LUGAR

Primeiro Lugar. Image Cortesia de CODHAB

Equipe: Jéssica Baringer, Amanda C. Fabeni, Leandro Sasse, Bruno Moreira Custódio
Cidade: Blumenau / SC

A proposta é adequada ao programa por sua viabilidade econômica, mostrando aderência aos valões praticados pelos agentes financeiros desta modalidade e edificação. Também sugere baixa demanda de manutenção pelo sistema construtivo, materiais empregados e conformação dos espaços e uso coletivo. Trata de forma adequada o térreo, criando um espaço de convívio para os moradores e oferecendo à vizinhança uma área coberta com uso coletivo ampliado.

A proposta vencedora, conceitualmente em sintonia com a paisagem, foi sensível para a necessidade de um modelo habitacional compatível com o entorno, com a vida e com a demando de um grupo social que necessidade de atenção, Bem situado em seus arredores e como um projeto habitacional voltado para um momento e que devemos focar fortemente nossas atenções ao público de menor renda.

SEGUNDO LUGAR

Segundo Lugar. Image Cortesia de CODHAB

Equipe: Carlos Eduardo Murgel Miller,Anahid Simitian, Jerome Vonk, Mateus Tonelli, Eduardo Saguas Miller, Bruno Nakaguma Gondo
Cidade:
São Paulo / SP

O projeto se destaca pela apropriada implantação do conjunto de blocos, possibilitando boa relação com o espaço urbano, com permeabilidade visual e generosa relação com as ruas, criando pequenas praças e a possibilidade de arborização que beneficia o entorno imediato, incentivando a integração com o bairro.

TERCEIRO LUGAR

Terceiro Lugar. Image Cortesia de CODHAB

Equipe: Felipe Guimaraes, Bruno Caio de Oliveira , Priscila Coli Rocha, Núbia França de Oliveira Nemezio, Miriam Victoria Fernandez Lins
Cidade:
Rio de Janeiro / RJ

O projeto qualifica o diálogo entre a estrutura viária e a de circulação de pedestres, propondo uma interessante sequência espacial às diversas instâncias de integração coletiva organizadas pela sucessão de pátios. A solução dos conjuntos promove uma adequada solução ambiental por meio da ventilação cruzada nas unidades, em uma simplicidade corroborada pela valorização do bloco cerâmico estrutural como material de vedação, otimizando o partido estético e a performance e minimizando custos de manutenção.

MENÇÃO HONROSA

Menção Honrosa. Image Cortesia de CODHAB

Equipe: Vinicius Mazzoni, João Aira
Cidade: São Paulo / SP

MENÇÃO HONROSA

Menção Honrosa. Image Cortesia de CODHAB

Equipe: Rangel Brandão, Manoel Balbino, Jakelyne Martins, Guilherme Andrade, Frederico Rabelo, Bruno Cabral
Cidade:
Goiânia / GO

MENÇÃO HONROSA

Menção Honrosa. Image Cortesia de CODHAB

Autor: Diego Santana Costa
Cidade:
Lauro de Freitas / BA

MENÇÃO HONROSA

Menção Honrosa. Image Cortesia de CODHAB

Equipe: Adriana Regina Biella Prado Belleza, Jessica Pereira, Elizabete Azevedo
Cidade:
São Paulo / SP

MENÇÃO HONROSA

Menção Honrosa. Image Cortesia de CODHAB

Equipe: Danilo da Silva Barbosa, Maria João Latas, Jimmy Liendo Téran, Fernando Diaz Soler, Germán Biglia
Cidade:
São Paulo / SP

MENÇÃO HONROSA

Menção Honrosa. Image Cortesia de CODHAB

Equipe: Ricardo Felipe Gonçalves, Giovana Frassão, Paula Lelis Rabelo Albala, Marcus Rosa, Matheus Marques Rodrigues Alves
Cidade:
São Paulo / SP

Veja as pranchas completas dos projetos aqui.

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: Amanda Ferber. "Resultado do concurso nacional de habitação CODHAB/DF / Setor Sol Nascente" 19 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797665/resultado-do-concurso-nacional-de-habitacao-codhab-df-setor-sol-nascente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.