Museu Violeta Parra / Undurraga + Deves

Museu Violeta Parra / Undurraga + Deves - Mais Imagens+ 14

Providencia, Chile
  • Arquitetos: Undurraga + Deves; Undurraga + Deves
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4209
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roland Halbe
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GLASSTECH, Quattro
  • Cliente: Fundacion Violeta Parra
  • Construtora: FIDENTIA
  • Engenheiro: Jose Gajardo
  • Texto: Cristian Undurraga
  • área Construída: 1.377 m2
  • área Terreno: 4.209 m2
  • Custo De Construção: U$ 2.500.000
  • Arquiteto Autor: Cristian Undurraga
  • Equipe: Undurraga + Deves, Pablo Lopez, Soledad Fernandez
  • Cidade: Providencia
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Roland Halbe

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este Museu foi construído como tributo a Violeta Parra (1917-1967), uma das artistas mais completas e notáveis nascidas no Chile. A multiplicidade de suas facetas (música, poesia, artes visuais, cerâmica, investigação popular, obstinada defensora do povo, artista irredutível) faz de sua obra e de sua vida, uma espécie de caleidoscópio cultural onde se misturam uma série de artistas e infinitos reflexos.

© Roland Halbe

O Museu está localizado nas margens da orla histórica de Santiago, no bairro "San Borja", uma área urbana que transitou do modelo de cidade compacta a uma cidade de torres isoladas onde a claridade formal de espaço público tradicional foi se perdendo com o passar do tempo.

Plantas

O terreno, um amplo retângulo de 44x95 metros, localiza-se entre duas importantes ruas no tecido urbano da cidade, sendo a Avenida Vicuña Mackenna (limite leste), um dos eixos estruturais do sistema viário de Santiago.

© Roland Halbe

O projeto assume como estratégia urbana o desenvolvimento longitudinal de sua fachada, dando a este elemento a responsabilidade de dar forma ao passeio de pedestres. A compressão e expansão desta ao longo do percurso, cria uma silhueta cuja largura variável impõe sobre o espaço urbano uma lentidão no deslocamento. Este percurso de acesso ao Museu Violeta Parra é definido por uma concavidade ampla que sugere uma pausa no trajeto.

Elevações

A fachada principal do edifício, que recebe a luz do sul, é formada por painéis de vidro duplo em cujas câmaras internas localiza-se um tecido de vime que permite, em parte, a passagem de uma luz filtrada e, por outra, um interior íntimo e protegido. Este tecido de vime anuncia, do espaço urbano, o compromisso da artista com o artesanato.

© Roland Halbe

No interior, um conjunto de curvas e contracurvas nos remetem a um microcosmos rico e complexo, nos antecipando as múltiplas realidades das quais Violeta Parra era testemunha.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

Nos extremos do edifício foram dispostos os programas "âncora" do museu. A oeste, localiza-se um pequeno auditório para 100 pessoas, enquanto que a leste estão as salas expositivas. O percurso interno prolonga-se até a sala do segundo pavimento através de uma rampa que ascende entre o tecido de vime e a parede das salas. Ali, um conjunto de janelas dispostas estrategicamente revelam o interior das salas expositivas.

© Roland Halbe

Os escritórios e arquivos, localizados no segundo pavimento, estendem-se entre a área de exposição e o auditório. No exterior do piso superior, foram criadas áreas de jardim que prolongam a vegetação do pátio central. A ideia é que o verde cubra as fachadas internas dos pátios, fazendo desaparecer a arquitetura e fazendo aparecer um universo vegetal como a selva úmida e fria do sul do Chile que tanto amou Violeta Parra.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vicuña Mackenna 37, Providencia, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Violeta Parra / Undurraga + Deves" [Museo Violeta Parra / Undurraga + Deves] 21 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797507/museu-violeta-parra-undurraga-plus-deves> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.