Casa Zamora / Andrés Moreira, Patricia Romero, Edgar Jiménez

Casa Zamora / Andrés Moreira, Patricia Romero, Edgar Jiménez - Mais Imagens+ 16

  • Iluminação: Studio K
  • Projeto Paisagístico: Leonardo Bustamante
  • Estrutura: David Reyes
  • área Do Terreno: 330.70 m²
  • área Do Projeto: 337.30 m²
  • Cidade: Loja
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
© Ángel Fabricio Castro – Mad Factory
© Ángel Fabricio Castro – Mad Factory

Descrição enviada pela equipe de projeto. A antiga casa localizada na parte superior do terreno carecia de iluminação e ventilação natural. O maior atrativo do lugar era a grande quantidade de vegetação que existia no pátio frontal, criado espontaneamente e sem manutenção, além das árvores existentes com mais de 25 anos de idade.

© Ángel Fabricio Castro – Mad Factory

O objetivo principal deste projeto foi integrar a paisagem existente ao projeto de uma nova casa requisitado pelo cliente, mantendo o notório jardim e as árvores existentes o máximo possível.

Diagrama 1
Diagrama 2

Na primeira fase do projeto que incluía o estacionamento e o casa de máquinas, muitas árvores foram transplantadas do terreno. Após a movimentação das plantas e de terras do terreno, foi possível construir as paredes e estrutura inferior.

© Ángel Fabricio Castro – Mad Factory

A segunda parte do projeto constitui a casa em si. Para permitir a vegetação ao redor da casa, um pátio de serviços que serve como fonte de iluminação e de ventilação. Outro detalhe importante foi a incorporação de outro elemento natural como a água. Foi instalada uma estrutura de re-circulação de água com o acesso à casa para distribuir e separar os espaços. Um espelho d'água no exterior filtra a água antes desta regressar à parede d'água no saguão.

© Ángel Fabricio Castro – Mad Factory
Planta 1

A nova casa possui um quarto principal, um dormitório de hóspedes e um estúdio que pode ser utilizado como um quarto extra. A área social é uma planta aberta com janelas operáveis para poder se estender aos pátios e para permitir a circulação de vento. O pé-direito duplo da sala abriga um espaço de leitura no segundo pavimento cuja superfície é transparente para permitir um amplo espaço a partir da área social. Os guarda corpos também são de vidro para permitir a observação do jardim estendido desde o exterior.

© Ángel Fabricio Castro – Mad Factory
Planta 2

A iluminação da casa é parcialmente gerada por painéis solares. Devido a localização da cidade, e luz natural é um elemento que pode ser desfrutado durante todo o ano. O estacionamento e casa de máquinas estão protegidos por uma cobertura vegetal de maneira que se estende ao pátio e mantém a temperatura de forma natural.

Diagrama 6

A sala se estende ao pátio frontal com uma plataforma de madeira sobre uma estrutura metálica, elemento que permitiu que uma das árvores mais antigas do terreno pudessem continuar crescendo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Zamora / Andrés Moreira, Patricia Romero, Edgar Jiménez" [Vivienda Zamora / Andrés Moreira, Patricia Romero, Edgar Jiménez] 17 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797397/casa-zamora-andres-moreira-patricia-romero-edgar-jimenez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.