Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa 8 / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design

Casa 8 / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design

© Maíra Acayaba © Maíra Acayaba © Maíra Acayaba © Maíra Acayaba + 32

Casas  · 
São Paulo, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Zoom Urbanismo Arquitetura e Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Arbol Design, Breton Actual, Casas Roberto, Demolidora 3 irmão, Fernando Jaeger, Labluz, Ladrilar Ladrilhos Artesanais, NS Brazil, Ovo, Yamamura
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserido numa vila, o sobrado de número 8 encontrava-se implantado num lote típico e recorrente da cidade de São Paulo. Por conta da frente estreita (3,5x18m) e por ser geminado, apresentava ambientes compartimentados, escuros, com marcas de umidade e revestimentos desgastados. A reforma para abrigar o jovem casal buscou a otimização e integração dos espaços, da luz e da ventilação, e a criação de uma casa compacta com percursos dinâmicos.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
Cortes
Cortes
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

A estrutura exterior da casa foi mantida, dando continuidade à linguagem da vila a qual pertence, e uma nova estrutura interna em concreto foi criada, com três níveis de lajes vazadas. Para articular esses níveis, quatro escadas foram projetadas: uma escada multifuncional (associada a banco e bancada de concreto), uma escada em chapa metálica perfurada - que associada à cobertura de telha de vidro contribui para a iluminação natural - e duas escadas do tipo Santos Dummont. Também foram incluídos caixilhos amplos e nichos/armários de concreto que se projetam além da fachada.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Os tijolos das paredes demolidas foram reaproveitados na nova configuração, retirados com cuidado e reassentados. Para iluminação artificial criou-se luminárias tijolos em trecho onde este foi retirado. O assoalho retirado também foi reutilizado na criação de 3 decks: o deck com banco voltado para rua, o ático e deck sobre teto jardim voltado ao pátio, que são espaços flexíveis sem usos determinados. 

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

A materialidade é crua, bruta e tátil: a luz que incide nos materiais revela texturas, transparências e desenhos de sombras. O pavimento térreo tem alpendre, sala de estar, jantar e cozinha integrados. A porta de vidro de correr permite que esta integração se estenda da rua/alpendre até o quintal, que conta com churrasqueira e a área de serviço. O pavimento superior pode ser acessado pelo quintal, pela garagem ou pela sala. A partir desta circulação dinâmica, da fluidez entre os espaços, e da permeabilidade da luz e do ar, cria-se um movimento contínuo: Casa 8.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 8 / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design" 17 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797380/casa-8-zoom-urbanismo-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.