O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Brasil
  5. Base Urbana
  6. 2015
  7. Escola em Alto de Pinheiros / Base Urbana + Pessoa Arquitetos

Escola em Alto de Pinheiros / Base Urbana + Pessoa Arquitetos

Escola em Alto de Pinheiros / Base Urbana + Pessoa Arquitetos
Escola em Alto de Pinheiros / Base Urbana  + Pessoa Arquitetos, © Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

© Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi + 13

  • Equipe

    Florencia Testa, Leandro Leão, Lívia Marquez, Luisa Fecchio, Matheus Tonelli, Tânia Helou, Tiago Testa, Patricia Mieko
  • Gestão e Construção

    Marcondes Ferraz Engenharia
  • Fundação

    Geobrax
  • Estrutura de Madeira

    Ita Construtora
  • Estrutura de Aço e Concreto

    Stec Do Brasil
  • Instalações

    Elaine Hammoud E Jds Projetos
  • Mais informações Menos informações
© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda do projeto determinou que o tempo determinado para terminar o edifício deveria guiar o conceito projetual: o itinerário de 150 dias para construir uma escola de 790 m². 

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi
Floor Plan
Floor Plan
© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Deste modo, a logística e habilidade de construção, que normalmente são analisados numa fase posterior, tiveram que ser levadas em conta desde os primeiros estudos.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

O conceito de desenho arquitetônico estava ancorado nas plantas construtivas: uma estrutura de concreto que se estenderia por amplos vazios (11 x 8 m) e manteria as pistas desportivas no pavimento superior. A laje superior deveria ser apoiada por perfis metálicos, e como não havia tempo para esperar a laje de concreto para serem fixados em seu lugar, utilizou-se uma laje pré-moldada.

Section
Section

Por último, uma estrutura de madeira reveste o interior, dando forma ao edifício em si.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Após instalar a estrutura de concreto e laje pré-moldada, duas diferentes plantas de trabalho foram realizadas. Por um lado, a criação da estrutura de madeira que forma as salas de aula, pátios, biblioteca, e por outro lado colocar a cobertura superior sobre a laje de concreto. A medida que estes dois sistemas estavam sendo finalizados em paralelo, foi possível poupar o tempo de obra.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

A partir de então, o trabalho progrediu de forma rápida e eficiente. Os materiais utilizados para essa fase do edifício foram todos pré-fabricados: Placas de cimento, painéis de melanina laminados (TS) e dry wall. Em outras palavras, foi utilizado um processo de construção seca.

Floor Plan
Floor Plan
Floor Plan
Floor Plan

O uso de madeira pré-cortada para a construção do corpo principal do edifício era essencial para alcançar nossos objetivos. estruturas de madeira demandam muita precisão para serem instaladas corretamente. Foi necessário adaptá-las aos vazios do concreto e não havia tempo para realizar outras medições. Essa limitação foi o princípio de toda a obra. Em outras palavras, o uso da madeira determina o caráter geral do edifício, adicionando agilidade, recursos financeiros e economia de tempo.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Além disso, além de quaisquer outras considerações construtivas, a madeira acrescenta beleza visual e conforto tátil para o espaço. O bom uso dos recursos naturais evoca a ideia de preservação da natureza e do ambiente. Estes são valores importantes para uma escola que pretende ter um espaço pedagógico extremamente prático e ao mesmo tempo agradável, que melhora as comunicações entre os estudantes, o ambiente e a experiência de aprendizagem.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola em Alto de Pinheiros / Base Urbana + Pessoa Arquitetos" [School in Alto de Pinheiros / Base Urbana + Pessoa Arquitetos] 13 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797184/escola-em-alto-de-pinheiros-base-urbana-plus-pessoa-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.