Casa GZ / Quadratto Arquitectos

Casa GZ / Quadratto Arquitectos   - Mais Imagens+ 21

La Calera, Colômbia
  • Arquitetos: Quadratto Arquitectos ; Quadratto Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  414
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Antonio Castañeda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alteca, Cemex, Energía Solar (Camilo Otero), Granitos Y Marmoles
  • Técnico Estrutural: Leonardo Ospina Serrano
  • Técnico Elétrico: Claudia Zuluaga
  • Arquitetos Encarregados: María Emilia Gutiérrez e Saúl Sánchez Leal
  • Cidade: La Calera
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Antonio Castañeda

  • Breve descrição da obra

Residência unifamiliar de um único pavimento, formada por dois volumes rotacionados que contemplam, um com área social e de serviços, e outro com três dormitórios e estar. O projeto tem vista às montanhas e ao entardecer.

© Antonio Castañeda
© Antonio Castañeda

  • Descreva qual foi a solução arquitetônica

Desde o primeiro momento que pisamos no terreno sentimos que a casa deveria refletir pontos essenciais: mimetizar-se com o entorno, que se enfrentará completamente com a vista dos morros e que deverá refletir o acolhimento e a união da família.

Planta
Corte
Elevação

Os volumes deveriam ser baixos, nada protagonistas, moldando o terreno para poder ter um pavimento único, o que permite maior área verde em frente à casa para responder às necessidades das crianças de ter bastante espaço para brincar, de esconder o estacionamento, e de tornar a casa imperceptível para quem passa na via principal. A área social deveria ser ampla mas aconchegante, completamente ingerida à churrasqueira, espaço que sempre pretendeu-se como formador de parte do volume principal e não como elemento solto e descoberto. Os proprietários sempre quiseram que este espaço, que para eles é tão importante, pudesse estar sempre ocupado, tanto em dias ensolarados, quanto em dias chuvosos, relacionando o mesmo diretamente à cozinha para poder otimizar seu uso. A cozinha deveria ser livre, aberta completamente à sala de jantar e à sala de estar, rústica e moderna ao mesmo tempo. Tudo isso foi possível trabalhando cuidadosamente a relação espacial, as visuais dos espaços, e os materiais com suas texturas e cores.

© Antonio Castañeda
© Antonio Castañeda
© Antonio Castañeda

A área privada da casa deveria estar separada da área social, mas não recorremos a uma porta que fechasse o espaço, mas ao próprio movimento da volumetria da casa, então o dormitório principal era o arremate perfeito pois representava um outro ponto de encontro da família. Apesar disso, a dúvida sempre foi: como gerar um sentido de aconchego com concreto, o que teve como resposta central a cor e a textura. Cada canto da casa foi um projeto, cada parede deveria estar voltada a uma escultura, cada raio de luz natural que pudesse entrar pelas janelas e claraboias tornou-se uma festa de calor e luz. Poucas casas conseguem transmitir a essência de uma família moderna, mas esta conseguiu com luxo de detalhes e isso é confirmado diariamente pelos proprietários e seus amigos.

© Antonio Castañeda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa GZ / Quadratto Arquitectos " [Casa GZ / Quadratto Arquitectos ] 12 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797150/casa-gz-quadratto-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.