Casa S+I / DP+HS Architects

Casa S+I / DP+HS Architects - Mais Imagens+ 23

Jakarta Norte, Indonésia
  • Arquitetos: DP+HS Architects; DP+HS Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mario Wibowo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Asahimas, Craftstone, Dekson, Dulux, Ikea, Porcelanosa Grupo, Roman Ceramics, SK Kaken, Toto
  • Engenharia Estrutural: Anwar Susanto, Cipta Sukses
  • Desenho De Interiores: DP+HS Architects
  • Iluminação: DP+HS Architects
  • Paisagismo: DP+HS Architects
  • Arquitetos Encarregados: Don Pieto, Henny Suwardi
  • Cidade: Jakarta Norte
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
© Mario Wibowo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma área residencial no norte de Jakarta, Indonésia, a residência de 600 metros quadrados ocupa um terreno de 440 metros quadrados. O terreno do projeto é confrontado por uma rua principal no lado oeste e um beco no outro lado (sul). Percebemos que nesse lote, particularmente no que está de frente para a rua principal, existe uma linha de edifícios consideravelmente grande. Somos conscientes de que tal linha de edifícios diminuiria o tamanho do edifício projetado. A partir desta observação, buscamos implantar a porta principal da residência no lado do terreno que é acessado pelo beco (lado sul), permitindo, assim, reduzir a superfície no lado oeste, para ser utilizada como um lugar de reunião aberto. O local de encontro aberto em si é uma extensão da sala de estar principal que foi deliberadamente projetada um pouco mais longe da entrada principal para se manter em um contexto de maior privacidade.

© Mario Wibowo

Esta residência é habitada por uma família pequena. Apesar disso, tanto o marido, quanto a esposa vêm de grandes famílias. Consequentemente, existe um  potencial de visitas das duas grandes famílias para passar um momento agradável e, inclusive, pernoitar na casa, o que afeta diretamente o programa espacial do projeto. Por conta disso, o programa espacial torna-se bastante compacto. Considerando tal programa compacto, o conceito proposto é de uma "caixa compartimentada". A ideia é posicionar espaços em duas caixas maciças grandes. A partir disso, a cada caixa é dado um tratamento audaz através dos materiais utilizados na fachada. 

© Mario Wibowo

Estas duas caixas maciças formam-se a partir de uma subtração resultante no espaço vazio. Este espaço aberto coloca-se nos 3º e 4º pavimentos (cobertura) e serve para suavizar a forma rígida da caixa, criando uma grande gama de possibilidades de abertura, assim o edifício pode respirar e obter luz natural suficiente. Um espelho d´água também é construído na cobertura para ajudar a abaixar a temperatura do edifício.

Corte

De acordo com a preferência dos proprietários, sua idade relativamente jovem e levando em consideração o orçamento disponível, a estrutura foi desenhada de forma modular, combinada com a linguagem arquitetônica moderna através dos detalhes construtivos. Estabelecemos o tom do edifício monocromático com o elemento de linhas pretas como molduras das portas e janelas para ajudar a definir os espaços. Enquanto isso, as cores de destaque são utilizadas no mobiliário e na decoração. Materiais aparentes também foram utilizados sistematicamente na parte interna do edifício, tais como o concreto na sala de estar, o tijolo pintado na sala de estudos e a madeira sólida nos espaços comuns.

© Mario Wibowo

Várias árvores grandes existentes que estão ao lado oeste em frente à rua principal foram conservadas para conferir alguns tons ao grande jardim atrás delas. Com suficiente número de árvores de sombra, o jardim foi projetado para ser uma grande área de piscina com uma cobertura funcionando como local de reunião e ampliação da sala de estar.

© Mario Wibowo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa S+I / DP+HS Architects" [S+I House / DP+HS Architects] 13 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797146/casa-s-plus-i-dp-plus-hs-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.