O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Restauração
  4. Espanha
  5. Oriol Garcia Muñoz
  6. 2016
  7. Apartamento em Saint Andreu / Oriol Garcia Muñoz

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Apartamento em Saint Andreu / Oriol Garcia Muñoz

Apartamento em Saint Andreu / Oriol Garcia Muñoz
Apartamento em Saint Andreu / Oriol Garcia Muñoz, © Aitor Estévez
© Aitor Estévez

© Aitor Estévez © Aitor Estévez © Aitor Estévez © Aitor Estévez + 15

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto de partida consiste de um apartamento de 45 m² esquecido durante anos, situado sob a cobertura de um pequeno edifício de três pavimentos no bairro de Sant Andreu de Barcelona.

Vista
Vista

O espaço era pouco iluminado e excessivamente compartimentado, devido às necessidades do passado. Mas também estava repleto de virtudes e elementos a serem potencializados, que mereciam um novo protagonismo. Em primeiro lugar, uma galeria de circulação voltada para um pátio interno da quadra com a cota inferior ao resto do apartamento. No lado oposto, uma janela dando a uma pequena cobertura que nos aproxima de um conjunto de árvores da rua que dá acesso ao edifício. Aqui havia também ladrilhos hidráulicos e elementos cerâmicos da galeria em péssimo estado, mas com possibilidades de recuperação.

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez
Esquemas
Esquemas

O desafio era claro, era preciso mais iluminação e espaços mais amplos - mas a solução também era. Foram eliminados os elementos que impediam a entrada de luz a todos os pontos do apartamento e se acumulam todos os elementos imóveis do programa, incluindo o banheiro e as paredes cegas, formando um conjunto de ambientes contínuos com altura de 2,1 metros. Também foi retirado o forro que escondia a estrutura de vigas de madeira que apoia a cobertura. A altura média que se mantinha nos 2,2 m em todo o apartamento aumentou para 3,3 metros no ponto mais alto. A eliminação destes elementos realçam a riqueza do que passava desapercebido. As instalações hidráulicas e a estrutura se iluminam através das aberturas existentes, agora potencializadas.

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez
Planta - Depois
Planta - Depois

Zonas diferentes foram criadas. Uma delas contém cozinha, copa e sala de estar. Na outra estão as áreas mais privadas, com o dormitório e o banheiro. Esta separação demarca um elemento estrutural preexistente que ao retirar o forro ganham grande destaque. Uma viga de madeira que divide a luz em dois a cobrir as vigas que apoiam a cobertura. Os elementos físicos que separam os dois espaços debaixo da viga são cortinas e uma estante metálica. A leveza destes elementos enfatiza o papel dominante da estrutura preexistente na concepção do espaço e por sua vez permitem a percepção e uso da totalidade do espaço quando os usuários ou atividades o demandarem. A galeria, que era quase insignificante no passado, se incorpora ao espaço principal ao se eliminar a parede que separa o interior do apartamento, sendo percebida de qualquer ponto.

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento em Saint Andreu / Oriol Garcia Muñoz" [Apartamento en Saint Andreu / Oriol Garcia Muñoz] 09 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796924/apartamento-em-saint-andreu-oriol-garcia-munoz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.