699 Bourke Street / Grimshaw

699 Bourke Street / Grimshaw - Imagem 2 de 16699 Bourke Street / Grimshaw - Imagem 3 de 16699 Bourke Street / Grimshaw - Imagem 4 de 16699 Bourke Street / Grimshaw - Imagem 5 de 16699 Bourke Street / Grimshaw - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Grimshaw
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  35000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:John Gollings
  • Sócio Responsável: Neil Stonell
  • Equipe De Projeto: Paul Quang, Rebecca Walsh, Gilbert Yeong, Tam Dao, Greg Pitts, Dean Dyson, Michael Chadwick, Cameron Conwell
  • Arquiteto Associado: Damon Van Horne
  • Diretor De Projeto: Matthew Holloway
  • Colaboradores: Andrew Cortese,Jason Embley, Keith Brewis, Alison Potter, Timothy Cox, Louise Jarvis, David Churcher, Oliver Hessian, Oliver Ness, David Crapp, Alistaire Hudson, Duncan Munro
  • Inquilino: AGL
  • Consultoria Acústica: Acoustic Logic Consultancy
  • Engenharia Fachada: BG&E
  • Engenharia Hidráulica: CJ Arms
  • Projeto De Interiores: Hassell
  • Construtora Principal, Gerente De Projeto, Gerente De Recursos: Mirvac
  • Levantamento Quantitativo: Rider Levett Bucknall
  • Cgi / Visualizações: Scharp
  • Autoridade De Planejamento Local: Cidade de Melbourne
  • Engenharia Estrutura: WSP/Winward Structures
  • Engenharia Serviços Prediais, Consultoria Esd: WSP
  • Cidade: Melbourne
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
699 Bourke Street / Grimshaw - Imagem 10 de 16
© John Gollings

Descrição enviada pela equipe de projeto. O 699 Bourke Street é o primeiro edifício comercial a ser desenhado por Grimshaw em Melbourne. Situado acima da área ferroviária da Estação Southern Cross, o edifício é o novo escritório vitoriano da AGL Energy Limited (AGL) e oferece um ambiente de trabalho excepcional para seus 1500 funcionários.

Grimshaw trabalhou em estreita colaboração com os idealizadores do edifício, da Mirvac, e os principais inquilinos, a AGL, para entregar um espaço de escritório de alto padrão, projetado para tirar o melhor proveito da singular área sobre trilhos e sobre a propriedade.

699 Bourke Street / Grimshaw - Imagem 3 de 16
© John Gollings

Construção sobre trilhos está se tornando mais comum à medida que Melbourne se densifica, apresentando difíceis desafios projetuais e técnicos. Numa típica construção, subsolos e fundações dão flexibilidade à localização da estrutura e oferecem um lugar para esconder volumosos equipamentos e serviços. Ao construir acima do nível da rua, um novo pavimento precisa ser construído e isso foi feito para o 699 Bourke Street, com vigas de concreto de 2 metros de profundidade que se estendem por 20 metros entre os apoios. Alinhado com a borda ocidental do telhado existente da Estação Southern Cross, este pavimento fica 24 metros acima dos trilhos de trem e é o nível ocupado mais baixo do 699 Bourke Street. Todos os serviços básicos, como eletricidade e água, precisam subir para este nível para entrar nas salas de equipamentos da planta.

699 Bourke Street / Grimshaw - Imagem 2 de 16
© John Gollings

Um benefício de superar tais problemas técnicos foi, acima de tudo, as melhores visuais e a iluminação natural; 90% do pavimento de escritórios está contido nos 12 metros de fachada envidraçada de alto desempenho, superando um requisito fundamental das 6 estrelas do ranking para escritórios do selo Green Star. Excelentes vistas podem ser admiradas a partir de todos os níveis, com vista para a cobertura ondulada da Estação Southern Cross e o Distrito Central de Negócios de Melbourne (CDB) a leste, o Monte Macedon a norte e a Port Philip Bay, a sul.

699 Bourke Street / Grimshaw - Imagem 14 de 16
Corte

Concebido como parte do Plano Diretor da Estação Southern Cross, desenhado por Grimshaw em associação com a Jackson Architecture, o 699 Bourke Street forma um pano de fundo para a cobertura da estação, enquanto proporciona uma ligação estratégica entre o Distrito CDB e a região das Docklands.

O sócio de Grimshaw, Neil Stonell, falou sobre construir acima do nível da rua: "Elevado 64 metros acima da estrutura ferroviária, o 699 Bourke Street oferece uma importante oportunidade para trazer a forma urbana construída das Docklands para mais perto do centro da cidade de Melbourne. Ao fazer isso, nosso projeto visa ajudar a unificar as duas regiões, entregando um edifício que não só responde ao seu contexto urbano, mas também oferece espaço de escritório premium em um local novo de Melbourne."

699 Bourke Street / Grimshaw - Imagem 7 de 16
© John Gollings

O Diretor de Cidades e Renovação Urbana da Mirvac, David Rolls, disse: "O 699 Bourke Street é um edifício inovador e de ponta que tem reenergizado e redefinido o ambiente de trabalho. Desenvolvido, construído e de propriedade da Mirvac em conjunto com TIAA-CREF, as iniciativas excepcionais de design ambiental e de sustentabilidade do 699 Bourke Street foram possíveis a partir da excelência da Grimshaw Architects trabalhando em estreita colaboração com a Mirvac, a AGL e a Hassell - que realizou o projeto de interiores para o inquilino".

Com mais de 275 bicicletários e 360 armários, as instalações de fim de viagem representam um novo marco na Austrália em termos de qualidade e comodidade.

699 Bourke Street / Grimshaw - Imagem 9 de 16
© John Gollings

"O edifício dispõe de serviços premium, uma fazenda solar com 360 painéis fornecendo 90kW de energia elétrica (o maior sistema de energia solar em um edifício de escritórios comerciais em Melbourne), e mais de 19,000m² de espaço de escritório distribuídos em nove andares. Ele nasce em um momento de muito orgulho para Mirvac. Estamos orgulhosos da nossa parceria com a AGL e de termos sido capazes de fazer mais um dos melhores locais de trabalho do mundo no coração de Melbourne", disse o Sr. Rolls.

699 Bourke Street / Grimshaw - Imagem 4 de 16
© John Gollings

Uma característica fundamental do 699 Bourke Street é a concepção da fachada norte do edifício, que impede a entrada de excessiva luz solar para o pátio ferroviário abaixo, mitigando riscos aos maquinistas. Para conseguir isso, Grimshaw conduziu uma detalhada análise solar para determinar os ângulos solares e desenvolveu um tela integrada de brises fixos que mantém o acesso visual ao mesmo tempo que evitam reflexos. Este sistema dá identidade à fachada norte, uma superfície precisa e em camadas, que difunde a luz.

699 Bourke Street / Grimshaw - Imagem 5 de 16
© John Gollings

O endereço principal do edifício é a Ponte da rua Bourke, que permite o acesso de pedestres entre o CBD e as Docklands. Para ajudar a identificar a entrada e negociar o aumento de 8 metros do nível mais baixo saguão do edifício, Grimshaw concebeu um pavilhão envidraçado, que acomoda escadas e escadas rolantes, e que é delicadamente apoiado em apenas dois pontos sobre o trilho abaixo. O hall de entrada leva ao lobby da AGL e ao Business Lounge e é projetado para incorporar sua posição no céu, utilizando materiais leves e reflexivos, como o vidro e o aço inoxidável.

A partir do lobby, uma passarela pública ao ar livre proporciona uma passagem de pedestres que liga a Ponte da rua Bourke e a rua Collins, no número 664.

699 Bourke Street / Grimshaw - Imagem 8 de 16
© John Gollings

Sr. Stonell disse: "Esta passarela elevada oferece uma vista única sobre os telhados ondulados da Estação Southern Cross, com o skyline da cidade de Melbourne como pano de fundo. Esta foi uma iniciativa chave do planejamento que nós incorporamos completamente para aumentar o domínio público de uma forma essencialmente típica de Melbourne, enquanto criávamos um espaço único para a cidade e para a área das Docklands."

O 699 Bourke Street foi oficialmente inaugurado em 2015 pelo Ministro da Energia, Hon Lily D'Ambrosio.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:699 Bourke St, Melbourne VIC 3000, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "699 Bourke Street / Grimshaw" [699 Bourke Street / Grimshaw] 12 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796846/699-bourke-street-grimshaw> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.