Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura

Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 2 de 33Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 3 de 33Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 4 de 33Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 5 de 33Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos Responsáveis: Víctor Alejandro Cruz Domínguez, Iván Atahualpa Hernández Salazar, Luís Armando Estrada Aguilar
  • Colaboradores: Arq. Silvia Cuitún Coronado, Arq. Carlos Marrufo Tamayo, DI. Alberto Góngora Brito
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 5 de 33
© David Cervera

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto, uma residência unifamiliar, se desenvolve em dois pavimentos; sendo divididos, compositivamente, em duas seções bem evidentes: a primeira área onde está o acesso principal desde a rua e que é ocupada pela construção preexistente e uma posterior onde estão os dormitórios e o pátio central, o qual serve a diferentes atividades: terraço, piscina e conexões com o novo edifício, cumpre também uma função distribuidora pois, além de abrigar o inicio da escadaria, permite o acesso aos dormitórios posteriores.

Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 2 de 33
© David Cervera

A escada e sua função tripla: além de ser o acesso para o pavimento superior, este elemento é utilizado como área de serviço e além disso, possui a força formal para ser uma peça escultórica do pátio central.

Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 3 de 33
© David Cervera
Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 24 de 33
Planta

O resgate e a reabilitação do edifício preexistente procura criar uma fusão entre o espaço histórico e o novo espaço de uma maneira natural. A iluminação e a ventilação são fatores primordiais para criar atmosferas de desfrute e conforto aos usuários. Uma moradia vinculada totalmente ao exterior, criando espaços que se enriquecem da estética de todos os materiais e aproveita ao máximo os sistemas de acondicionamento passivo para reduzir os gastos energéticos na moradia.

Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 18 de 33
© David Cervera
Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 28 de 33
Corte

Se retoma o conceito tradicional e o transpõe a um desenho atual. Tanto na parte antiga como na parte nova foram utilizados sistemas construtivos semelhantes com um limitado número de materiais, sendo os predominantes: pedra, madeira, azulejos tradicionais, metal e cimento branco como revestimento das paredes.

Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 14 de 33
© David Cervera

As casas tradicionais do centro histórico de Mérida usavam antigamente, pisos de cimento mas em forma de mosaicos coloridos de diferentes desenhos, formando tapetes nos espaços e marcando uma pauta na decoração de cada habitação. Nossa proposta retoma o material e o conceito, porém se transforma em grandes superfícies de cimento branco e outras superfícies com pigmento mineral integrando a cor verde, definindo fortemente a paleta de cores que se converte em um dos traços característicos da casa.

Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 12 de 33
© David Cervera
Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 7 de 33
© David Cervera

A fusão do caráter histórico do edifício e a arquitetura contemporânea cria uma amálgama harmoniosa, permitindo uma linguagem clara e sóbria que admite a incorporação de elementos funcionais e únicos, que realçam o material com que são elaborados sem deixar de ser alheios ao nosso contexto natural e as grandes possibilidades que este nos proporciona através do seu correto aproveitamento.

Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 4 de 33
© David Cervera

Técnicas tradicionais e materiais regionais fazem parte da composição espacial e estética do projeto; deixando aparente a mão-de-obra dos nossos construtores que fabricam nossa identidade.

Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 29 de 33
Corte

Por fim, uma moradia que respeita o entorno, absorve a paisagem, dialoga com a escala humana e com o sentido espacial.

Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 6 de 33
© David Cervera

Originalmente publicadoe em Outubro 07, 2016.  

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Limoeiro / Taller Estilo Arquitectura" [Casa del Limonero / Taller Estilo Arquitectura] 16 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796747/casa-do-limoeiro-taller-estilo-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.