Cafeteria Yellow Submarine / Secondfloor Architects

Cafeteria Yellow Submarine / Secondfloor Architects - Mais Imagens+ 17

Pak Chong, Tailândia
  • Arquitetos: Secondfloor Architects; Secondfloor Architects
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ketsiree Wongwan
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  A.P.K. Dawkoo, Allied Metals, Boonthavorn, L&E
  • Estrutura: Picharn Rojratsirikul
  • Construtora: Worapot Noinue
  • Equipe De Projeto: Sake Simaraks, Prasert Ananthayanont, Suebsai Jittakasem, Nutt La-Iad-On, Jatuphon Wangsong
  • Cidade: Pak Chong
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
© Ketsiree Wongwan

Entrelaçando os contrastes

O projeto se localiza no distrito de Pak Chong, próximo do perímetro do Parque Nacional Khao Yai, um dos destinos de férias mais visitados no país. Esta cidade de veraneio está ocupada, principalmente, por dois tipos de arquiteturas: aquele que predomina com grandes aberturas e vistas as montanhas e o que possui a estética replicada da arquitetura ocidental. Porém, o que o Yellow Submarine Coffee Tank propõe algo que não se encaixa em nenhum dos padrões típicos.

© Ketsiree Wongwan

Após apresentar o terreno de 1600 m2 de plantação de mogno à equipe de projeto, o dono expressa o desejo de incorporar a arquitetura para agregar novos valores à terra visando uma futura expansão. Desde o primeiro encontro, o local revela as condições físicas específicas do bosque plantado desde sua suave inclinação até o ambiente muito singular que tem potencial para converter-se no lugar mais prominente da área. E a arquitetura ajudará a destacar e compreender estes elementos. 

© Ketsiree Wongwan
Planta
© Ketsiree Wongwan

Uma série de muros de 3 metros de altura enclausura a área de 300 m2 para enfatizar a escala diferente da estrutura e a vasta paisagem ao redor, enquanto faz com que os usuários percebam o que acontecem no interior da edificação. A parede escura de 30 metros de comprimento, localizada na suave ladeira, acentua a diferença de 1,6 metros de inclinação do terreno. Para acessar o depósito de café, desde o estacionamento, os visitantes seguem a passarela em paralelo com o edifício, enquanto consideram a coexistência da arquitetura e da natureza. Tal programa outorga as oportunidades para que os usuários submerjam em uma natureza exuberante que mudança conforme as estações.

© Ketsiree Wongwan

O espaço funcional divide-se em três partes: 1) a entrada que introduz o vasto e o vazio 2) a parte onde a arquitetura funciona de forma similar a uma árvore e 3) a área abaixo das copas das árvores. A arquitetura é construída a partir de materiais com diferentes tons de negro para criar um entorno em que certos elementos se fazem presentes através dos processos de absorção e reflexão. Interações físicas de materiais podem ser vistas em diferentes formas e efeitos, desde a alvenaria que absorve a umidade, os sons de pisadas no solo de cascalho, as paredes espessas que ajudam a bloquear ruídos, a luz refletida nas paredes expostas cobertas com tinta até o reflexo dos azulejos brilhantes. Através da visibilidade coletiva destes elementos, a materialidade fala seu próprio idioma.

© Ketsiree Wongwan

Enquanto a forma arquitetônica aparece como um grande contraste com a natureza, ela possui também uma forte conexão com o terreno e o seu entorno. O espaço fechado permite aos usuários não somente ver,mas, contemplar as coisas que poderiam passar desapercebidas, a partir das interações humanas simples e da humilde magnificência da natureza. O ambiente converte-se em um dos ingredientes chave da arquitetura e, de maneira significativa, forma o espaço, servindo a seu próprio interesse e presença como um espaço arquitetônico memorável, agregando uma nova consciência a percepção das pessoas e a atitude perante a arquitetura.

© Ketsiree Wongwan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chom View Khao Yai Village, Pak Chong, Pak Chong, Nakhon Ratchasima 30130, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cafeteria Yellow Submarine / Secondfloor Architects" [Yellow Submarine Coffee Tank / Secondfloor Architects] 05 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796725/cafeteria-yellow-submarine-secondfloor-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.