Edifício UPC / Battle i Roig

Edifício UPC / Battle i Roig

© Wijkmark Photo© Wijkmark Photo© Wijkmark Photo© Wijkmark Photo+ 17

Sant Adrià de Besòs, Espanha
  • Arquitetos: Battle i Roig Architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  11850
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo Fotografias:  Wijkmark Photo
  • Cliente :UPC (UNIVERSIDAD POLITÉCNICA DE CATALUÑA)
  • Arquitetos Colaboradores:Helena Salvadó, Goretti Guillen, Oriol Vañó, Meritxell Moya, Rachel Belaustegui
  • Estrutura:Ferrovial Agroman
  • Instalações:Master
  • Instalações E Acabamentos Edifício C:Acsa-Obras E Infraestructuras S.A. + Dragados S.A. (Ute)
  • Instalações E Acabamentos Edifício I:COPISA
  • Arquitetos Responsáveis:Enric Batlle, Joan Roig
  • Cidade:Sant Adrià de Besòs
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Wijkmark Photo
© Wijkmark Photo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo campus universitário de Engenharia Industrial e Inovação da Universidade Politécnica da Catalunha se situa juntamente com a área do Fórum, entre a rua Taulat e a Litoral. Nosso projeto desenvolve dois destes edifícios localizados um frente ao outro. O 'C' apoiado na rua Taulat e o 'I' voltando a Litoral, ambos destinados a abrigar áreas de pesquisa e compostos fundamentalmente por salas de aula, laboratórios e escritórios. Ainda que a volumetria de ambos seja especialmente distinta, decidimos homogenizar a proposta organizando ambas plantas a partir de uma idêntica sequência de galerias: uma galeria central para acessos e serviços e duas galerias laterais de diferente largura. A menor para as salas dos professores e a maior para os laboratórios. No edifício C, a sequência é produzida de forma perpendicular a rua, mas no edifício I é produzida em paralelo, o que obriga a introduzir uma galeria a mais e separa-la das outras através de um pátio que a ilumina e ventila. Uma vez estabelecida a ordem funcional dos edifícios, buscou-se um sistema de fechamento homogêneo que fosse capaz de resolver não somente o isolamento, mas também a estrutura. 

© Wijkmark Photo
© Wijkmark Photo
Planta 0
Planta 0
© Wijkmark Photo
© Wijkmark Photo

Para isso, desenhamos uma fachada estrutural que é resolvida através de nervuras metálicas portantes de aço corten que, por sua forma e disposição, atuam também como proteção solar. A vedação de vidro está recuada, a fim de gerar uma área intersticial ventilada e longe do sol. A separação das nervuras estruturais permite uma divisão do interior de grande versatilidade e facilmente adaptável as possíveis modificações do programa que com o tempo possam ocorrer. Este sistema de vedação estrutural é utilizado nas fachadas mais longas dos volumes que são obviamente as portantes. Nas empenas, entretanto, opta-se por um fechamento metálico e unitário. Elas abrem-se unicamente no térreo para gerar as entradas do edifício, tanto as principais, voltadas ao passeio central, como as secundárias e de serviço, voltadas as ruas Taulat e Ronda Litoral. Os pátios interiores são entendidos como fachadas estruturais e permitem ao edifício descender uma planta ao subsolo e localizar ali algum dos usos mais complexos. 

© Wijkmark Photo
© Wijkmark Photo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sant Adrià de Besòs, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício UPC / Battle i Roig" [Edificio UPC / Battle i Roig] 04 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796588/edificio-upc-battle-i-roig> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.